Uncategorized Camila Fiori

Conheça 7 dicas de segurança para proteger o seu blog

Você sabe como melhorar a segurança no seu blog? Se não, está na hora de aprender. Afinal, quem usa a plataforma como marketing para sua empresa, não pode se dar ao luxo de ter falhas de segurança.

Uma falha de segurança em um blog pode levar a resultados catastróficos. Para um e-commerce, por exemplo, pode significar o vazamento de informações sensíveis dos clientes, como dados do cartão de crédito.

Já para quem não tem uma loja virtual, uma falha de segurança pode significar a perda de todo o trabalho feito e danos sensíveis à imagem da empresa.

Por causa desses riscos, é importante saber como melhorar a segurança no seu blog. Ficou interessando? Então veja 7 dicas para isso!

 

1. Use um servidor dedicado para melhorar a segurança

Quando contratamos uma hospedagem de site, recebemos a oferta de usar um servidor que já hospeda vários blogs. Isso é prática comum para vários servidores, que lucram mais ao dividir seus serviços para várias empresas.

No entanto, isso também significa uma falha de segurança enorme para o seu blog. Afinal, se um desses muitos sites (que você não tem nenhum acesso ou controle) tiver uma falha de segurança, seu blog está vulnerável.

Isso porque uma falha de segurança em um site pode dar acesso ao servidor inteiro para um invasor malicioso.

Por isso, se você quer saber como melhorar a segurança no seu blog, invista em um servidor dedicado para o seu site. Assim, você diminui as chances de invasão.

 

2. Instale um certificado SSL no seu blog e site

Além de ajudar com o ranqueamento no Google, os certificados SSL são poderosos protocolos que ajudam a melhorar segurança no seu blog. Eles fazem isso ao criptografar todos os dados trocados entre o servidor do seu site e o dispositivo de acesso do usuário.

Assim, mesmo que um invasor intercepte os dados, ele nunca conseguirá lê-los pois a criptografia é muito forte. Isso deixa suas informações e dos seus visitantes mais seguras.

 

3. Atualize os sistemas que você usa em sua estratégia

Nós usamos vários softwares e sistemas em uma estratégia de marketing. Temos o CMS, um gerenciador de e-mail marketing, o servidor… enfim, muitos! Cada vez que um deles fica desatualizado, ele se torna vulnerável a invasões ou problemas.

Por isso, sempre instale as atualizações de todos os softwares utilizados em sua estratégia de Marketing Digital. No entanto, faça backups das versões antigas, já que é possível que as novas tenham problemas não vistos pela equipe de desenvolvimento.

 

 

4. Crie senhas fortes para melhorar a segurança no seu blog

Existe um máximo que os sistemas e as tecnologias podem fazer. Eles podem criptografar dados e criar barreiras intransponíveis para hackers. No entanto, todo sistema de segurança está vulnerável para erro humano.

Pense assim: toda fortaleza precisa de uma porta para entrar e sair. Essa porta é um ponto de vulnerabilidade, caso os humanos que a operem falhem.

No caso do seu blog, você é o ponto de vulnerabilidade. Por isso, estabeleça o uso de senhas fortes, se quer saber como melhorar a segurança no seu blog.

Uma senha forte deve ter os seguintes elementos:

  • mais de 8 dígitos;
  • misturar caracteres em maiúscula e minúscula;
  • inserir números e letras;
  • inserir símbolos como @, #, $ ou %.

Um exemplo de senha forte seria algo como “[email protected]!”. Quanto mais variedade, mais difícil de ser quebrada.

 

5. Tenha atenção redobrada em plugins e aplicações

Em um CMS como o WordPress, por exemplo, é possível instalar centenas de plugins e aplicações desenvolvidos por terceiros. No entanto, como o desenvolvimento é feito pela comunidade, não há um filtro de segurança nos plugins.

Por isso, analise-os bem e só instale aqueles que você sabe exatamente o que faz e que não vão expor uma vulnerabilidade do seu blog.

 

6. Faça backups sempre para garantir a integridade dos dados

Uma estratégia para aumentar a segurança dos dados do seu blog é fazer backups regulares. O ideal é montar um calendário de backups para não perder nada.

Dependendo do nível de postagens, o ideal pode ser fazer um backup semanal. Para outros casos, pode ser mensal (desde que os posts fiquem salvos em outro lugar durante esse tempo todo).

 

7. Use um bom servidor SMTP para e-mail marketing

Se você trabalha com uma estratégia de e-mail marketing para empresas, precisa se preocupar com a segurança dessa comunicação também, além dos cuidados com o blog. Para isso, é bom contratar um servidor SMTP confiável, que garanta conexões SSL para as suas mensagens.

Deu para aprender como melhorar a segurança no seu blog? Seguindo essas 7 dicas, a proteção da sua estratégia de Marketing Digital no geral estará bem melhor. No entanto, não fique de guarda baixa. É ideal sempre verificar vulnerabilidades para ficar o mais protegido possível e evitar danos.

O que você faz para manter a segurança do seu blog? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.