Uncategorized Mônica Godinho

Como aumentar tráfego orgânico do seu site e captar mais clientes para sua empresa

O seu site está no ar, mas com poucos acessos ou visitantes inconstantes? Se sim, você precisa saber como aumentar tráfego orgânico e atrair os potenciais clientes às suas páginas online.

É exatamente isso que você verá ao longo deste post. Confira quais são as principais estratégias para usar seu site como uma peça chave para captação de clientes!

O que é tráfego orgânico

É o fluxo de visitas naturais ao site por meio de motores de busca, como o Google. Ou seja, visitas realizadas a partir de uma pesquisa nos buscadores online de forma não paga, sem investimentos em anúncios.

Os primeiros resultados de uma busca são os anúncios patrocinados. Abaixo deles, estão os resultados orgânicos. Quando um usuário navega nesses links e acessa seu site por um desses resultados da busca orgânica, entra na conta de tráfego orgânico.

Por que investir em tráfego orgânico

Primeiramente, o tráfego orgânico é menos custoso se comparado à mídia paga. Em suma, a disputa pelas melhores classificações entre os links patrocinados está cada vez mais acirrada, o que exige orçamentos maiores para aparecer na primeira página do Google.

Por outro lado, estratégias quem focam em como aumentar tráfego orgânico custam 62% menos do que ações de marketing tradicional.

Em segundo lugar, as pessoas preferem os resultados naturais das buscas. De acordo com pesquisas relacionadas, 70% a 80% dos internautas ignoram os anúncios que aparecem nos primeiros posicionamentos da pesquisa.

Dessa maneira, investir em tráfego orgânico também é uma maneira de criar um relacionamento adequado, duradouro e eficaz com sua audiência.

Como aumentar tráfego orgânico do seu site

Antes de tudo, é necessário entender o novo comportamento do consumidor decorrente do acesso à internet.

Hoje, as pessoas pesquisam online pelas melhores soluções antes de realizar uma compra. Assim, desejam conhecer em mais detalhes tanto os produtos e serviços quanto seus fornecedores. Ou seja, desejam um relacionamento com as marcas que consomem.

Desse modo, esse comportamento gira em torno de conteúdo. Em resumo, conteúdo é informação. Porém, para atingir o objetivo de gerar mais tráfego orgânico, é preciso pensar em conteúdo relevante. Ou seja, que responda os anseios, as necessidades e dúvidas dos usuários.

Nesse sentido, as pessoas traçam uma verdadeira jornada do consumidor até decidir fechar negócio com qualquer empresa. De modo que buscam tirar dúvidas com autonomia nas páginas online, até conhecer melhor a solução ideal para seu problema e, então, comprar da organização que respeitou essa jornada por meio de conteúdos do seu interesse.

Faça um planejamento estratégico

Porquanto, o primeiro passo para aumentar o tráfego orgânico do seu site é produzir conteúdo estratégico. Para isso, é essencial responder a pelo menos 3 perguntas: por que, para quem e onde.

Por que diz respeito aos seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Neste caso, o objetivo seria aumentar as visitas do site por meio do tráfego orgânico.

Em segundo lugar, é necessário traçar o perfil ideal da sua audiência, quem de fato se interessa pelos produtos e/ou serviços da sua empresa e possui poder de compra. Chamamos esse perfil de persona.

Diferentemente do público-alvo, a persona é semelhante a um personagem, com características muito bem definidas, como por exemplo:

  • Nome;
  • Idade;
  • Carreira;
  • Mercado de atuação;
  • Interesses pessoais;
  • Objetivos;
  • Hábitos de compra;
  • E outras informações capazes de tornar a produção de conteúdo mais direcionada possível a esse perfil.

Finalmente, com esses dois pontos acertados, é o momento de definir os canais onde o conteúdo será publicado e divulgado. Estes devem estar inteiramente relacionados com as preferências da sua persona.

Só para ilustrar, os que geralmente trazem mais resultados são:

 

  • Blog;
  • Redes sociais;
  • Plataformas de vídeo, como o Youtube;

Pesquise por palavras-chave

Outra questão de suma importância na hora de planejar suas ações é buscar por palavras-chave importantes para o seu negócio.

Palavras-chave são os termos que os usuários digitam na barra de pesquisa do Google para encontrar as respostas para suas dúvidas.

Você precisa identificar quais são as palavras-chave com maior potencial visando um bom planejamento da produção de conteúdo.

Essa pesquisa pode ser feita com ferramentas como:

  • Google Keyword Planner;
  • io;

Produza conteúdo relevante

Após documentar sua estratégia, é hora de colocar a mão na massa e produzir conteúdo relevante para sua audiência. Lembre-se: você precisa resolver um problema e levar informação útil para sua persona.

Além disso, visando o tráfego orgânico, é preciso manter:

  • Frequência: 1 publicação por semana é uma boa opção, mas o importante é manter uma frequência constante. Então, veja o que é mais viável e mantenha esse padrão;
  • Consistência: manter uma comunicação alinhada com os produtos / serviços da empresa;
  • Coerência: sem informações contraditórias.

Assim, busque produzir textos para blog, legendas e artes para redes sociais conteúdos em vídeos, por exemplo.

Porém, se ficar difícil redigir em escala, você pode contar com um redator para produzir as peças dos conteúdos.

Para isso, é fundamental fazer um bom planejamento de pauta com o intuito de dar base para o profissional entregar o melhor texto possível. Seja para blogs, descrições de produto, legendas para social posts ou outros formatos.

Publique conteúdo otimizado para web

Se você quer saber como aumentar tráfego orgânico, precisa entender ou contar com quem entenda de conteúdo otimizado.

Por meio de técnicas de SEO, tornamos os textos mais fáceis de serem compreendidos tanto pelo buscador quanto pelo usuário.

Assim, os conteúdos podem conquistar melhores posicionamentos no Google. Dessa maneira, são encontrados pela sua persona, gerando mais tráfego para o seu site.

Analise e aprimore as estratégias

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a sua capacidade de mensuração. Por meio de ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, é possível analisar o volume de tráfego orgânico, bem como o comportamento do usuário dentro do seu site.

Fazendo essa análise, você consegue aprender bastante com sua persona e aprimorar as estratégias. Ou seja, ter mais ideias de pautas, formatos, extensão e outros detalhes para novos conteúdos a serem produzidos.

Qual a importância do tráfego orgânico para sua empresa

Como envolve custos menores e uma relação duradoura com o público, o tráfego orgânico ajuda a reduzir o custo de aquisição por cliente. Além disso, coloca o funil de vendas para funcionar, uma vez que traz visitantes segmentados para o site da empresa.

Esses visitantes podem ser convertidos em contatos a serem abordados comercialmente e, posteriormente, em clientes. Assim, também é capaz de gerar maior retorno sobre o investimento.

Então, se você quer ser bem-sucedido em marketing digital, pratique estas dicas de como aumentar tráfego orgânico. Compartilhe este post com seus colegas de trabalho e prepare-se para captar mais visitas para o seu site!

Escrito por Dani Ferreira – Produtora de Conteúdo.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.