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Como motivar uma equipe de marketing: dicas essenciais

Saber como motivar uma equipe de marketing é essencial para que a sua empresa obtenha os melhores resultados financeiros a curto, médio e longo prazo.

A lógica disso é bem simples de entender: uma equipe de marketing motivada trabalha da melhor forma possível, otimiza as campanhas e gera mais leads qualificados, o que resulta em um aumento natural de vendas.

No entanto, saber como motivar uma equipe de marketing não é fácil. Confira abaixo algumas dicas essenciais para entender como manter seus colaboradores engajados no trabalho!

Entenda que engajamento é o segredo de como motivar uma equipe de marketing

Se há um termo que é o central quando falamos da motivação de equipes de trabalho, seja de qual setor for, é o engajamento.

Basicamente, quanto mais engajado estiver um time, mais motivado ele estará. Se a sua equipe não vê o trabalho como algo estimulante, que dá vontade de fazer e realizar, então o nível de motivação será baixo.

Por isso, é essencial não alienar a sua equipe de marketing das decisões corporativas da empresa, nem trabalhar no modelo de dar ordens e segui-las sem questionar.

No entanto, lembre-se de que o engajamento é algo muito particular e depende de cada time ou equipe. Por isso, descubra como os seus colaboradores interagem entre si e com o trabalho para entender como engajá-los adequadamente.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para o seu time

Você já ouviu falar no conceito de gamificação? Se quer aprender como motivar uma equipe de marketing, precisa dominá-lo. Afinal, a gamificação está muito ligada com o engajamento e a motivação.

Basicamente, gamificação é o conceito de usar elementos de games para resolver um problema real. Uma das suas técnicas mais básicas é quebrar todo problema em pequenas etapas, com metas de curto, médio e longo prazo.

Isso funciona por causa do sistema de recompensa que existe no nosso cérebro. Quando realizamos uma tarefa de maneira bem-sucedida, o cérebro solta hormônios prazerosos para “recompensar” a atividade. É um mecanismo que nos permitiu sobreviver enquanto espécie.

O que a gamificação faz é usar esse mecanismo para gerar maior engajamento e motivação no trabalho. Ao cumprir pequenas metas diárias, seu time recebe uma dose de hormônios prazerosos e se engaja para repetir o processo no dia seguinte.

Quando cumprem metas maiores, recebem mais recompensas e por aí vai.

Assim, a sugestão é entender como o fluxo de trabalho do seu time funciona e agir para quebrá-lo em etapas que estimulem a participação da sua equipe.

Crie um plano de carreira adequado para a evolução do seu time

Alguns estudos mostram que uma das principais razões de desmotivação dos funcionários de empresas pelo mundo todo é a falta de perspectiva de carreira.

Não é à toa, por exemplo, que o Brasil tem mais de metade da sua força de trabalho desmotivada.

Por isso, é essencial se reunir com a sua equipe de marketing para estabelecer um plano de carreira adequado para eles, de modo a estimular o aperfeiçoamento de cada um e a sua motivação no ambiente de trabalho.

 

Para montar um bom plano de carreira, é essencial pensar em dois aspectos:

  • o que a empresa precisa no futuro;
  • o que o funcionário quer fazer.

Por exemplo, suponha que a sua empresa tem o plano de começar a utilizar análise de dados nas campanhas de marketing. Seria interessante ter um profissional com conhecimentos sem Data Science no time.

Em vez de ir ao mercado contratar um, é possível investir no treinamento de algum membro da sua equipe para motivá-lo mais e transformá-lo em uma ferramenta útil para o seu negócio.

Realize palestras motivacionais regularmente na empresa

Por vezes, o fluxo de trabalho pode ser pesado mentalmente e o seu time pode não conseguir se manter engajado mesmo com toda a estrutura montada para isso.

Dessa forma, a melhor maneira de saber como motivar uma equipe de marketing é investir em pequenos “choques” de motivação que mantenham o seu time ligado ou retirem os colaboradores do estado de apatia.

As palestras motivacionais servem a esse propósito, pois utilizam técnicas avançadas de motivação e de engajamento com o público.

No entanto, não basta contratar qualquer palestra corporativa para esse trabalho. É necessário encontrar uma que tenha o palestrante correto, uma temática compatível com a sua equipe e traga resultados reais.

Invista em ações para ajudar os colaboradores em suas vidas pessoais

Às vezes o que desmotiva um trabalhador não tem nada a ver com a sua empresa, mas sim com a sua vida pessoal. Pode ser um problema conjugal, talvez uma mudança de casa ou estresse por causa de alguma dívida.

Nesse caso, vale a pena ter um “programa” na sua empresa para ajudar os colaboradores com problemas pessoais, mas dentro do limite do razoável.

Por exemplo, se um dos seus colaboradores de marketing está estressado porque está mudando de casa e não sabe como vai conseguir mover os móveis, que tal a empresa ajudá-lo contratando um time de mudança? Ele pode pagar depois, com descontos no salário.

Esse tipo de coisa faz o time se sentir querido e reconhecido pela empresa, o que aumenta os níveis de motivação.

E aí, aprendeu como motivar uma equipe de marketing no seu ambiente de trabalho? Agora é só colocar as dicas em prática para ter os melhores resultados possíveis.

Quais dessas dicas você já seguia antes de ler o artigo? Comente abaixo!

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