Google Diego Bini

Google ADS vale a pena para pequenos negócios locais?

Não importa qual tipo de negócio que você tenha, seja ele uma padaria, farmácia, loja de roupas, imobiliária, loja de móveis, entre inúmeros outros, se fazer presente no meio digital é essencial nos dias de hoje.

Desde que o uso da internet estourou no Brasil, o que aconteceu por volta dos anos 2000, grandes empresas e os profissionais do marketing perceberam que o mundo digital poderia ser cheio de oportunidades, e desde lá, estratégias e ferramentas de vendas foram desenvolvidas e lapidadas para aumentar ainda mais essas oportunidades.

Atualmente, a melhor maneira de aumentar drasticamente as vendas de pequenos negócios locais é inserindo-os no meio digital. Para realizar essa inserção existem várias maneiras como, por exemplo, criar um site, landing page, fazer anúncios, entre outras ações.

O que são negócios locais?

Negócio local é aquele que opera apenas em uma região, podendo ser limitado a um bairro, cidade ou região. Ele se difere de outros negócios que já possuem estruturas maiores montadas e tem capacidade de entrega para todo Brasil ou até mesmo outros lugares do mundo.

Como exemplo de negócio local temos mercearias, mercados, imobiliárias, serviços gerais, entre outros.

Google Ads vale a pena?

Muitos dos pequenos negócios locais possuem apenas loja física, o que ocorre algumas vezes por falta de informação ou simplesmente por não acreditarem que anunciar no Google e se fazer presente no meio digital pode dar resultado.

Porém, inserir um negócio no meio digital e utilizar a publicidade do Google certamente têm inúmeros benefícios, como:

 

  • Alcance maior de pessoas: Alcançar um número de pessoas ajuda que sua loja ou marca fique mais conhecida na sua região. Isso pode ser feito através de anúncios no Google Ads, Facebook Ads ou de trabalho contínuo nas redes sociais como Facebook e Instagram.
  • Confiança através de avaliações: As pessoas têm a tendência de consumir produtos e serviços que já possuem feedbacks positivos. Pense por exemplo no trabalho de um cabeleireiro, digamos que existam duas possibilidades de escolha de profissional da área, um deles posta fotos lindas dos seus trabalhos e tem vários comentários positivos, já o outro é conhecido pelo “boca a boca” da vizinhança mas você nunca viu uma foto ou leu bons comentários. Qual deles você escolheria? Certamente o que expõe o seu trabalho e te mostra os feedbacks.

Obviamente, esse exemplo serve para muitos outros trabalhos e profissões. Essa prova social é muito importante para qualquer serviço ou produto.

Além disso, quando você começa um pequeno negócio é normal que exista uma pequena barreira inicial na obtenção de clientes devido a essa falta de confiança dos consumidores. Nesse caso, o Google ads para pequenos negócios locais é extremamente positivo, pois através de uma boa estratégia de marketing você pode alcançar as pessoas e dar o start necessário na aquisição de clientela.

  • Aumento no número de vendas: O aumento no número de vendas pode acontecer em dois casos, no citado anteriormente que fala sobre abrir um pequeno negócio e ter dificuldade em adquirir clientes, e o segundo caso é sobre aquelas empresas que já existem a bastante tempo no mercado e que trabalham apenas em negócios físicos.

No segundo caso, certamente, chega um momento que fazer crescer o número de vendas é extremamente difícil, isso costuma acontecer porque você não consegue alcançar mais pessoas e a estratégia do “boca a boca” não funciona mais. Nesse momento, o Google ads entra como um fator decisivo para manter o crescimento do seu negócio, isso porque através dele suas vendas podem crescer muito além do esperado devido a enorme quantidade de pessoas que podem ser alcançadas com o seu anúncio.

  • Oportunidade de crescimento: A oportunidade de crescimento surge quando você percebe que pode aumentar o seu número de vendas. Além disso, após inserir o seu pequeno negócio local no mundo digital, inúmeras portas podem se abrir para você, como, por exemplo, a oportunidade de escalar o seu negócio.

Após ingressar no mundo digital e começar a realizar anúncios que podem atingir pessoas em todo o país, basta ser criativo e começar a vender produtos que possam ser enviados a todos os lugares. Criando assim uma excelente oportunidade de crescimento.

  • Flexibilidade: É normal que proprietários de pequenos negócios não tenham muito tempo livre e que não tirem férias por mais de uma semana, isso porque precisam estar sempre presentes na loja física.

Porém, quando você entra no mundo digital, percebe a grande quantidade de oportunidades que existem e começa a escalar o seu negócio, consequentemente aumenta seu caixa, pode aumentar a sua equipe e ter uma maior flexibilidade por não precisar estar sempre presente.

Dessa forma, como você pode perceber, é bem provável que sua maior chance de crescimento esteja no meio digital, nesse meio o Google ads entra como o “pontapé” inicial para te ajudar nesse processo. Certamente através dele e de outras ferramentas disponíveis, uma gama de possibilidades se abrirão para você, e seu negócio terá grande sucesso.

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