guest post Camila Fiori

Trabalhar a partir de casa: desafios e soluções

Além de períodos conturbados como o atual nos remeterem para o teletrabalho, a tendência da atualidade é para que cada vez mais pessoas trabalhem em Home Office. Venha conhecer os maiores desafios desse tipo de trabalho e suas soluções.

O mundo foi alterado com o aparecimento e o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e digitais. Todo esse processo levou à alteração das dinâmicas pessoais e sociais, modelando nossas formas de comunicar, de interagir, de procurar momentos de diversão e de trabalhar.
Perante a introdução dessas ferramentas e considerando a crise econômica do Brasil, muitas pessoas em nosso país começaram dirigindo seus esforços justamente para as tecnologias, aproveitando seu potencial e suas oportunidades.

trabalho em casa
Nesse meio, muitos implementaram suas ideias empreendedoras, para tentarem ganhar rendimentos extra, de forma passiva ou continuada.

Para muitos, trabalhar a partir de casa foi, por isso, uma forma de lutar contra o desemprego e os salários insuficientes. A forma como isso decorreu foi distinta para diferentes pessoas. Algumas, fizeram desse trabalho no home office seu primeiro trabalho, enquanto outras continuam conciliando suas empresas digitais com o trabalho noutros locais.

Existem vários desafios para uma pessoa que está trabalhando a partir de sua casa, sem a gestão de um patrão, sem colegas e sem um horário estipulado.

Venha conhecer os principais desafios desse tipo de trabalho e suas soluções, para garantir que você consegue trabalhar a partir de casa, de uma forma produtiva e eficaz.

 

1. A falta de apoio e as apps

Muitas pessoas que trabalham a partir de casa sentem que a organização do trabalho é dificultada pela falta de apoio, que obriga à gestão simultânea de aspetos muito diversificados, incluindo a gestão logística, económica e da comunicação.
Hoje, a solução passa pelas ferramentas para home office, que podem ser utilizadas de forma gratuita para ajudar estes empreendedores a contornar a ausência de colegas, fornecendo a ajuda de que necessitam.

 

2. A ausência de um escritório e a criação de espaços em casa

Outra das dificuldades dos trabalhadores em home office é a ausência de um espaço específico de trabalho, como aquele que as empresas costumam oferecer.
Sendo que a casa costuma representar um local de descanso, muitas pessoas sentem a dificuldade de trabalhar nesta, sem se dispersarem e distraírem
O segredo está em criar um espaço equivalente ao de um escritório, garantindo um espaço destinado ao trabalho e livre de distrações.
Este espaço deve ser multifuncional, garantir o conforto e a correta postura corporal do empreendedor e garantir que tudo o que precisa para trabalhar está próximo. Este espaço não precisa obrigatoriamente de ser um escritório, podendo até ser a adaptação de um espaço na sala ou no quarto. O importante é que seja um local onde consiga estar atento e focado na sua atividade profissional.

 

 

3. A desorganização e a preparação prévia dos espaços

Algumas pessoas sentem que, em casa, o ambiente também é mais desorganizado e menos propício para o desenvolvimento de atividades profissionais.
De facto, quando um espaço não é partilhado com outros nem segue a regra corporativa; ou quando os familiares também têm acesso ao nosso local de trabalho, pode haver a tendência para que se crie um ambiente mais caótico.
A melhor forma de garantir que não vai ser distraído pela desorganização do espaço é reservar um momento antes do trabalho para arrumar, limpar e organizar o ambiente de trabalho onde vai estar ao longo do dia.

 

4. A ausência de horários e a organização pessoal

Os horários estipulados são uma das coisas que as pessoas menos gostam nas rotinas tradicionais de trabalho. Ainda assim, quando se trabalha em casa, é importante que estes horários também existam, embora não precisem de seguir os padrões tradicionais das empresas.
Ainda que possa criar um horário de trabalho adaptado a si e completamente distinto dos convencionais, é importante que tenha um horário de trabalho definido por várias razões. A primeira é para que o seu agregado familiar compreenda quando está a trabalhar e evite interrupções desnecessárias e também para que consiga conciliar a vida pessoal e profissional, evitando jornadas demasiado reduzidas ou extensas.

 

5. A falta de motivação e as narrativas informais

Perder a motivação, quando se trabalha em casa, pode ser mais fácil mas, felizmente, hoje em dia, também existe o acesso a várias narrativas que podem ajudar a reconstruir essa motivação e a mantê-la.
Livros, filmes e documentários trazem até você a história de outros empreendedores e de suas dificuldades e podem ser muito úteis para garantir que se mantém igualmente motivado.

 

6. A falta de foco e a iluminação

Uma queixa comum é a de que existe uma dificuldade em manter a atenção focada no trabalho e isso pode estar sendo provocado por uma iluminação incorreta.
Recomendamos que aposte, no seu local de trabalho, numa luz natural ou em boa iluminação, de coloração fria, que simule a luz natural.
As luzes quentes e amareladas dificultam a concentração, sendo mais indicadas para ambientes de repouso.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.