Blogger Mônica Godinho

Como ter renda extra com seu blog?

Se você tinha um trabalho convencional e tocava o blog no tempo livre, é possível que nos últimos meses acabou tendo mais tempo para cuidar dele. Talvez agora seja o momento que mais precise que ele gere renda.

Por outro lado, a dedicação necessária para manter um blog certamente é um dos motivos pelos quais muitos acabam não conseguindo fazer dele uma ferramenta para ter renda extra.

Afinal de contas, é necessário ter consistência e ser estratégico durante um bom tempo até que ele comece a rentabilizar.

Mas sabe o que acontece quando acerta na estratégia e consegue ser consistente? O seu blog acaba se tornando uma fonte de renda passiva. Ou seja, ele exigirá menos trabalho e irá te gerar dinheiro enquanto você dorme.

Mas como ter renda extra com seu blog e conseguir ganhar dinheiro online? Confira abaixo um passo a passo do que deve fazer e algumas alternativas para monetizar seu blog!


Aprenda sobre SEO e redação para blogs

Antes mesmo de colocar seu blog online, o primeiro passo é aprender sobre SEO. Sigla que, em inglês, significa Search Engine Optimization, é aqui que aprenderá algumas dicas sobre como o algoritmo das buscas do Google funciona.

Também conseguirá aprender como otimizar os artigos de seu blog de maneira a posicioná-los na primeira página de buscas sobre um determinado assunto.

Por exemplo, imagine que tem um blog sobre confeitaria. Ao aprender sobre SEO, terá mais noção de como escrever um artigo ensinando a fazer brigadeiro de modo que ele tenha mais chances de aparecer nas primeiras posições nas buscas pela palavra-chave “como fazer brigadeiro”.

Este elemento faz com que a própria redação para blogs se torne diferente em relação a outras mídias, como revistas e redes sociais.

Se ainda não tem um blog ou começou o seu sem conhecer esses termos, indicamos fortemente que comece sua jornada aprendendo sobre SEO e redação para blogs.


Considere alguns aspectos técnicos

Toma conta do seu blog sozinho? Então é possível que alguns aspectos técnicos estejam atrapalhando seu ranqueamento nos mecanismos de busca.

Um deles é a velocidade de carregamento do seu blog. Quanto tempo leva para alguém abrir uma página dele? O ideal é que leve pouquíssimos segundos. 

Para reduzir o tempo de carregamento das páginas do seu blog, é ideal que não coloque muitos elementos nas páginas, especialmente se forem pesados, como vídeos – utilize links para o YouTube ao invés disso – ou jogos em HTML5.

Outro aspecto técnico a considerar é a responsividade do seu blog. Os visitantes devem ser capazes de ler seus artigos sem problemas, independente se o acesso veio de um computador, tablet ou smartphone.

Felizmente, já existem muitos modelos de blog que já são responsivos, economizando seu trabalho. Se está a criar o seu primeiro, busque modelos com essa capacidade.


Organize uma rotina para publicar textos todos os dias

Esse conselho não serve apenas a quem quer aprender como ter renda extra com blog, mas com qualquer plataforma de conteúdo na internet: seja consistente.

Você provavelmente já sabe disso. 

 

O problema é que, ao mesmo tempo que pode resumir seu sucesso na internet em apenas uma palavra, ser consistente é o maior desafio. Ainda mais considerando o cenário atual de pandemia e ansiedade, que dificultam essa consistência.

O que fazer para superar essa barreira?

Organizar uma rotina para que tenha textos publicados todos os dias em seu blog. Você pode fazer isso de diversas maneiras.

Uma delas é estabelecer um horário do dia exclusivo para escrever e seguir esse cronograma religiosamente.

A alternativa é tirar um dia da semana para escrever todos os artigos para a semana toda, deixando-os programados em sua plataforma de blogs.

O importante é que considere seus níveis de energia, horários e rotina para que consiga estabelecer um plano para criação de conteúdo que funcione para você.


3 maneiras de ganhar dinheiro com seu blog

Agora que conhece algumas dicas para manter o seu blog relevante, veja a seguir como você pode monetizar o conteúdo do seu blog.


Venda de conteúdo patrocinado

Diversas empresas buscam blogs para promover o seu produto. Muitas delas estão dispostas a investir em conteúdo patrocinado para fazer essa divulgação.

Isso significa que o seu blog pode servir como plataforma de divulgação, na forma de artigos patrocinados.


Venda de produtos próprios

Um dos maiores benefícios em ter um blog é que ele pode se tornar uma ferramenta de criação de comunidades em torno do seu conteúdo. Se já tem um público fiel, vender produtos próprios é um modo excelente de rentabilizar seu blog.

Alternativamente, você também pode vender conteúdo exclusivo, como se fosse um clube de assinatura. Esse método de monetização se tornou tendência nos últimos anos.

Obviamente, o conteúdo exclusivo não pode ser publicado no blog em si. Porém, isso pode ser feito por meio de newsletters de emails, canais privados no YouTube ou até no Stories do Instagram, usando a função Melhores Amigos.


Marketing de afiliados

Outra maneira de trabalhar em casa com seu blog e fazer renda extra é por meio do marketing de afiliados. Nele, você se cadastra em programas de afiliados de lojas online e indica produtos em seus artigos, inserindo um link personalizado.

Quando um leitor clica no link e efetua a compra, você recebe um percentual de comissão. Atualmente, existem diversas lojas virtuais e grandes redes de ecommerce que contam com esse tipo de programa. Ou seja, independente do assunto que aborde, é provável que encontre produtos que possam interessar ao público que frequenta o seu blog.

Essas são algumas dicas e maneiras para aumentar as visitas do seu blog, ao mesmo tempo que também consegue monetizá-lo o mais rápido possível.

Qual seu principal desafio na manutenção do seu site? Conte para a gente nos comentários!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.