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O que é Growth Hacking: entenda como acelerar o crescimento do seu negócio

Growth Hacking, segundo Bruno Nardon, embaixador da V4 Company e um dos principais nome do empreendedorismo brasileiro, nada mais é que uma metodologia para você conseguir de uma maneira sustentável e eficiente crescer a sua empresa. Growth hacking para ele é um modelo que você consegue entender o seu negócio como um todo, compreende qual seu público alvo, qual a dor que sua empresa resolve para o mercado, quais os seus canais de distribuição, quanto você pode gastar para ter o seu cliente e quanto custa esse cliente.

O growth hacking não é uma ferramenta que pode ser utilizada apenas pelo marketing. Segundo o criador do termo growth hacking, Sean Ellis: “Growth pode ser utilizado na inovação e no aprimoramento constante de produtos, bem como para ampliar a base de clientes. Ou seja, é útil para criadores de produtos, engenheiros, designers, vendedores e gerentes, entre outros”

Com essas explicações, você já pode ter uma ideia que se você quer entender como acelerar o crescimento do seu negócio, precisa conhecer o termo growth hacking, como ele surgiu e como pode utilizá-lo. Por isso, acompanhe as explicações a seguir.

Como surgiu o Growth Hacking?

Sean Ellis criou o termo Growth Hacking em 2010 quando trabalhou para empresas importantes como a DropBox, Eventbrite, LogMeIn e LooKout, e otimizou o crescimento de todas elas.

Sean não é apenas um dos maiores inovadores nessa área, como também criou o GrowthHacker.com. Esse site abriga uma grande quantidade de membros no mundo inteiro que possuem interesse pelo growth.

No livro “Hacking Growth, no qual ele é co-autor, ele explica detalhadamente como esse termo foi batizado.

Em um pequeno trecho do livro Sean diz: “Esse novo jeito de conquistar, ampliar e reter uma base de clientes veio substituir planos de marketing digital tradicionais, campanhas de lançamento caras e grandes verbas publicitárias por um marketing incorporado ao próprio produto, por meio de software… A crescente capacidade de empresas de coletar, armazenar e analisar vastos volumes de dados de usuários e de monitorá-los em tempo real permitia que até startups tentassem novos recursos e outras iniciativas de marketing. O resultado foi o surgimento de um método rigoroso para utilizar experimentos multifuncionais e de alta velocidade para acelerar o crescimento no mercado, o qual batizei de growth hacking.”

Growth Hacking, futuro do marketing digital

Primeiramente, o que é marketing digital? Resumidamente, marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que uma pessoa ou empresa possui para atrair novos clientes, tudo isso feito por métodos online.

O marketing digital normalmente foca no produto e no seu resultado final, o growth hacking, como você pode ver nas explicações dos tópicos anteriores, vai muito além disso.

Dessa forma, ele veio como o futuro do marketing digital, sendo muito mais amplo, inovador e trazendo melhores resultados de forma rápida e eficaz.

 

Quem pode utilizar o growth hacking?

O growth hacking é útil, conforme dito anteriormente, não apenas para o marketing, mas também para engenheiros, designers, vendedores, gerentes, entre outros.

Engana-se quem pensa que apenas empresas ou startups iniciantes podem utilizá-lo, esse método pode surtir efeito também em grandes empresas e organizações.

Além disso, em grandes organizações, todos os departamentos podem utilizar o growth, esse método foi feito para ser utilizado em grande ou pequena escala, no caso, na empresa como um todo ou apenas em uma campanha ou projeto.

Apesar de os detalhes de implementação do growth hacking variarem um pouco de empresa para empresa, os principais detalhes são:

  • criação de uma equipe multidisciplinar, combinação de talentos, que juntos rompam barreiras entre os departamentos tradicionais de marketing;
  • utilização de pesquisas qualitativas e análise qualitativa de dados para entender o comportamento à fundo dos usuários;
  • geração e teste rápido de ideias e utilização de métricas para avaliar resultados e agir com base neles.

Como o growth hacking acelera o crescimento do seu negócio

Um dos principais problemas vividos pelas empresas, como um todo, hoje em dia é a desaceleração do crescimento. Atualmente, toda empresa, das menores até as grandes organizações, deve utilizar o growth hacking como método de crescimento. É isso ou ser superado por um concorrente que usa esse método.

Para conseguir sobreviver e crescer, todo negócio precisa expandir sua base de clientes. O growth hacking, não apenas expande essa base, como também engaja, atrai e conquista clientes para que mantenham-se ligados à marca.

Uma das missões cruciais do time de crescimento é detectar todo e qualquer potencial de crescimento através de testes e ajustes de produtos.

Outra característica importante, que certamente ajuda no crescimento do seu negócio, é a busca por novas oportunidades de desenvolvimento de produtos, tanto pelo feedback de clientes como avaliações de comportamento.

Logo, o growth hacking é um método facilmente ajustado e adaptado às necessidades da sua empresa, seja qual for o seu nível de crescimento. Certamente é um esforço que trará muitas recompensas.

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