SEO Diego Bini

Como estruturar seu blog pensando em SEO

Se você pretende investir em criação de sites para sua empresa ou atuação profissional, precisa entender como estruturar blog pensando em SEO.

A razão para isso é simples: o Google, com mais de 80 mil buscas por segundo, é a principal fonte de tráfego da Internet. Não há como discutir. Por isso, se você quer ter uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, precisa se adequar às regras do motor de busca para ser encontrado com mais facilidade.

Mas como estruturar blog pensando em SEO? Quais aspectos dar mais atenção para obter os melhores resultados? É o que veremos no artigo a seguir. Portanto, siga a leitura!

Como estruturar blog pensando em SEO: 5 ações

Confira abaixo 5 ações que devem ser tomadas se você quer quer o seu blog esteja otimizado para motores de busca!

1. Limpe o código de programação ao máximo

Um dos mais de 170 fatores de ranqueamento considerados pelo Google é o tempo de carregamento de uma página. Isso faz todo o sentido quando pensamos na motivação do buscador: ele quer entregar para o seu usuário o melhor resultado para a sua pesquisa no menor tempo possível.

Por isso, se o usuário tiver de esperar 5 segundos para acessar um conteúdo ou 3 segundos para acessar uma página de mesmo valor, ele vai preferir a página de 3 segundos. Portanto, é ela que o Google vai privilegiar.

Um dos elementos que faz o seu tempo de carregamento disparar é o código mal-feito. Pedaços ou plugins de JavaScript ou de CSS não utilizados podem aumentar o tempo de carregamento do seu site em alguns segundos preciosos, por exemplo.

Por isso, é essencial estruturar o seu blog da maneira mais leve e com menos código possível. Assim, você carregará me pouco tempo e estará otimizado para o Google.

2. Otimize as imagens do seu blog

Todo blog precisa de uma série de boas imagens para ilustrar seus textos. Para ter uma ideia, um artigo com uma imagem pode gerar até 106% mais tráfego do que sem qualquer elemento visual.

No entanto, as imagens também pesam muito mais do que o texto e, por isso, podem demorar para carregar.

Uma maneira de garantir que o seu blog não sofrerá com isso é ao otimizar as imagens que você usará nos artigos. Eis algumas ações que podem ajudar com isso:

  • use o formato de imagem correto (JPEG normalmente é o mais leve, mas o WebP é uma solução ainda melhor);
  • corte as imagens (se você precisa de uma imagem de 800×720, não faz sentido upar uma de 2000×1200. Corte-a antes de colocar no ar);
  • use imagens responsivas (isso é feito automaticamente no WordPress 4.4, mas caso você use outro CMS ou uma versão anterior, adicione o atributo srcset nas suas imagens para que elas se tornem responsivas);
  • reduza o tamanho da imagem ao comprimi-la ou retirar seus dados EXIF.

 

3. Otimize as URLs do seu site

Uma das maneiras de como estruturar blog pensando em SEO é considerar como o Google indexa materiais de uma maneira mais fácil. Lembre-se que a IA do motor de busca ainda não sabe ler e compreender conteúdos, por isso ela precisa de alguns “truques” para entender o tema de cada artigo.

Por exemplo, se você visse uma URL que fosse: www.exemplo.com.br/como-estruturar-blog-pensando-em-SEO, qual seria o tema desse artigo na sua opinião? Obviamente “como estruturar blog pensando em SEO”, certo?

Pois bem. Mas e se você visse essa URL: www.exemplo.com.br/id=267.

E aí, sobre o que é esse artigo? SEO? Cinema coreano? Bandas de rock do sul da Andorra nos anos 80? Dicas de investimentos? Pode ser sobre qualquer coisa!

Assim como você teria dificuldades de saber sobre o que é o artigo só olhando a sua URL, o mesmo aconteceria com os robôs do Google. Por isso, é importante pensar nas URLs de forma que elas sejam mais amigáveis e legíveis.

4. Monte uma estrutura lógica para o seu site

Todo site precisa de uma estrutura de organização para tornar todo o seu conteúdo acessível. Isso é especialmente verdadeiro em um blog, que costuma receber novos posts frequentemente e com vários subtemas diferentes.

Por isso, é importante que você comece a elaborar o seu blog já pensando na estrutura organizacional que ele terá. Normalmente, isso é feito com o uso de tags e categorias de posts, de modo a criar temas principais e subtemas internos.

5. Otimize sua página de Erro 404

Todo site e blog precisa de uma página de Erro 404. Esse é o erro que acontece quando o usuário tenta acessar um conteúdo que não existe, seja por qual motivo for.

O problema é que se o usuário entrar, dar de cara com uma página de erro 404 e sair, ele acaba prejudicando o seu ranqueamento no Google.

Por isso, o melhor a fazer é montar uma página otimizada, que direcione o usuário para algum lugar e o mantenha no seu blog.

E aí, aprendeu como estruturar blog pensando em SEO? Agora é só colocar essas dicas em ação para ter os melhores resultados possíveis na sua estratégia!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.