guest post Camila Fiori

Hábitos diários para manter uma casa limpa e arrumada

Acompanhar o dia-a-dia da casa pode ser uma chatice, mas não tem que ocupar todo o seu tempo. Eu sinto que manter uma casa limpa é menos sobre o tempo envolvido, e mais sobre a criação de alguns bons hábitos que você eventualmente começa a seguir instintivamente.

Sim, ainda há momentos em que as coisas ficam loucas e nem sempre consigo acompanhar a limpeza diária, mas, na maioria das vezes, tento seguir estes hábitos para manter uma casa limpa e arrumada. Eu prometo – quanto mais você os faz, mais fácil fica! Se a lista parece esmagadora para começar, basta escolher um ou dois para começar e depois adicionar mais como você for capaz.

 

Faça uma lavagem de roupas por dia.

Agora, dependendo de quantas cargas você normalmente faz por semana, você pode não precisar fazer isto todos os dias, mas, para nós, definitivamente passamos por pelo menos 7 cargas de lavanderia por semana. Tente adquirir o hábito de colocar uma carga de lavanderia logo pela manhã. Se você trabalhar fora de casa e não tiver a chance de secá-la antes de sua licença, coloque sua máquina em atraso {se tiver isso como recurso} para que ela esteja pronta para ser colocada na secadora quando chegar em casa. Alternativamente, coloque a carga na máquina pela manhã e simplesmente ligue-a quando chegar em casa. Certifique-se de economizar algum tempo em algum lugar em seu dia para completar a carga – inclusive guardando-a.

 

Não exagere

Como perfeccionista, este é provavelmente o mais difícil para mim. Você quer que sua casa esteja relativamente limpa e arrumada, mas isso não significa que cada pequena coisa tenha que ser perfeita. Eu sempre sigo a regra 80/20 – o que significa que estou feliz com 80% da limpeza sendo feita. Ficar preso a todos os pequenos detalhes que compõem os últimos 20%, como garantir que cada pequena mancha seja limpa do chão ou chegar a todos aqueles pequenos lugares fora do caminho e difíceis de alcançar até o pó, são grandes sugadores de tempo e são provavelmente detalhes que ninguém realmente notaria. Não estou dizendo que eles nunca precisam ser limpos, mas faça-os parte de uma rotina de limpeza profunda em vez de seu horário regular de limpeza semanal.

 

Dê prioridade.

Nem toda limpeza é criada igual. Faça uma lista do que você gostaria de fazer e então priorize o que precisa ser feito e o que pode esperar até o dia seguinte ou dois. Dado o tempo que você tem disponível, escreva seus 2 ou 3 realistas objetivos de limpeza e fique com eles antes de tentar fazer outras coisas. Eu sempre detestei escrever listas, mas acho que isso realmente me ajuda a manter o foco.

 

 

Envolva a Família Inteira

Este é um trabalho em que tenho realmente tentado trabalhar ultimamente. Sim, muitas vezes é realmente mais fácil fazer o trabalho sozinho, mas gastar o tempo para ensinar seus filhos a fazer trabalhos apropriados à idade será melhor a longo prazo para os dois. Comece apenas trabalhando para que seus filhos peguem o que eles mesmos querem – arrumar o casaco e os sapatos quando entram em casa, colocar a louça na máquina de lavar louça, limpar seu quarto, etc. – e acrescentar em outras tarefas o que for possível.

É impressionante a diferença que pode fazer na arrumação geral da casa se apenas estas coisas simples forem feitas. Durante as primeiras semanas em que você fizer isso, provavelmente você precisará ficar muito tempo com seus filhos, mas com o tempo isto começará a ser um hábito também para eles e deverá eventualmente poder ser feito com o mínimo de lembretes.

 

Faça uma Limpeza Noturna de 15 Minutos

Faça uma rotina para fazer uma limpeza noturna de 15 minutos em família. Por alguma razão não parece tão ruim fazer uma limpeza quando todos os outros estão fazendo a mesma coisa. Ponha o temporizador e fique apenas com as principais prioridades de limpeza. As crianças podem limpar seus quartos ou fazer outras pequenas tarefas domésticas enquanto você termina a limpeza da cozinha ou dobra e guarda a roupa. Comece com as coisas que estão fazendo a maior bagunça ou criando muita bagunça ou qualquer  que precisa ser feito antes de dormir. Durante este tempo, eu sempre faço meu aspirador robótico – geralmente em nossas áreas de alto tráfego.

 

Mantenha os suprimentos básicos de limpeza perto de onde você os utiliza.

Tenho todos os nossos banheiros cheios com suprimentos básicos de limpeza – panos de microfibras e um pano de polimento, uma escova para esfregar sanitários e uma garrafa de spray com água e vinagre ou um limpador multiuso de sua escolha}. Isto torna muito mais rápido e fácil dar ao banheiro uma passagem rápida ou limpar o cuspo de pasta de dente bruto do espelho em vez de ter que rastrear os suprimentos de limpeza. Tente fazer estas tarefas simples à medida que você vê a necessidade – a maioria delas leva apenas um ou dois minutos – e isso realmente reduzirá a frequência com que você precisa fazer uma limpeza profunda de cima para baixo.

Este pode parecer óbvio, mas acho que é algo que muitas vezes não fazemos. Deixar as coisas de lado não toma muito tempo, mas definitivamente fará a diferença entre uma casa arrumada e uma casa desarrumada no final do dia. Tire suas roupas junto ao armário e pendure-as de volta ou coloque-as diretamente na lavanderia. Carregue a louça suja diretamente na máquina de lavar louça em vez de apenas colocá-la no balcão. Guarde seus sapatos e seu casaco enquanto entra pela porta. Peça que toda a família ajude a limpar a cozinha depois do jantar para que você não fique preso a uma cozinha desarrumada quando for realmente hora de ir para a cama. Todas essas pequenas coisas são apenas hábitos que podem ser criados com um pouco de planejamento intencional. Obviamente haverá momentos em que isso não será possível, mas faça-o quando puder e no final você economizará uma tonelada de limpeza!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.