guest post Mônica Godinho

Otimização SEO: como definir palavras chaves para seu projeto?

Uma das primeiras etapas na otimização de um site para os mecanismos de pesquisa é geralmente a análise de palavras-chave. É a base para tudo o que tem a ver com otimização de conteúdo.

Imagine uma situação em que você escolheu algumas palavras-chave, depois escreveu os textos apropriados, converteu o site para as necessidades de SEO e ganhou muitos links valiosos. 

Em uma palavra, você investiu muito do seu tempo e dinheiro nela. Então você esperou pacientemente alguns meses para alcançar posições altas, conseguiu-as, mas não começou mais a vender. Isso é possível? 

Infelizmente sim. Existe uma boa chance de você cometer um erro na fase de análise e escolha das palavras-chave certas.

O que é análise de palavras-chave?

Uma análise de palavras-chave descreve a pesquisa, definição e avaliação de palavras-chave relevantes para o seu site. O objetivo é identificar os termos de pesquisa com os quais seu grupo-alvo está procurando. Uma análise detalhada das palavras-chave é a base para sua estratégia de SEO.

Depois de identificar as palavras-chave relevantes para o seu site, você precisa otimizá-las. Para fazer isso, primeiro você precisa descobrir quais termos de pesquisa estão disponíveis na sua área e com que frequência eles são pesquisados. 

Outro ponto importante é identificar qual é a intenção da pesquisa por trás das palavras-chave individuais, para que você possa oferecer o conteúdo certo.

O escopo de uma análise de palavra-chave pode ser muito diferente. É muito demorado fazer uma análise completa de palavra-chave para um site, mas a pesquisa de palavras-chave para um único artigo de blog pode levar apenas 30 minutos. Mas isso também depende da profundidade que você aborda no tópico. Por esse motivo sempre é indicado fazer uma consultoria SEO.

Pesquisa de palavras-chave – instruções passo a passo

Antes de começar a encontrar palavras-chave, familiarize-se com o tópico para o qual deseja encontrar os termos de pesquisa corretos. 

Se você trabalha em uma empresa, provavelmente já conhece o site. Mas você corre o risco de usar uma redação diferente de alguém que ainda não está tão familiarizado com o tópico quanto você. Se você assumir um novo projeto, não poderá evitar lidar com o tópico de qualquer maneira.

Intenções do usuário: fator fundamental

No passado, quando o algoritmo do Google era menos desenvolvido, era possível posicionar as páginas com êxito em tópicos parcialmente não relacionados ao conteúdo da própria página.

Atualmente, o mecanismo de pesquisa coloca grande ênfase nas intenções por trás de uma pesquisa específica e tenta corresponder melhor os resultados às intenções do usuário. Portanto, não basta ter as palavras corretas no seu site, mas atender a necessidades específicas.

 

O próprio mecanismo de pesquisa nos ajuda a definir a intenção correta. Após inserir a palavra-chave escolhida, podemos verificar se os resultados são de natureza informativa, consultiva ou talvez de vendas. 

Essa é provavelmente a natureza que seu site deve ter se você quiser lutar pelo TOP 3. O posicionamento de um site que não atenda a esse critério pode ser entediante e ineficiente.

Sugestões do Google

Para determinar quais termos realmente estão sendo pesquisados ​​para o seu tópico, você pode usar as sugestões do Google. Essa é a função de preenchimento automático da pesquisa no Google. Vantagens de usar as sugestões do Google:

  • Assim que você inserir um termo de pesquisa no espaço de pesquisa, o Google irá sugerir outras combinações com base nas consultas de pesquisa já feitas.
  • Abaixo dos resultados da pesquisa, você também encontrará pesquisas semelhantes para a sua palavra-chave.
  • Além disso, as caixas de pesquisa agora são exibidas para muitos resultados de pesquisa. Elas mostram quais perguntas específicas sobre o seu tópico.
  • Elas não apenas fornecem informações sobre quais palavras-chave são relevantes, mas também quais intenções de pesquisa estão por trás das palavras-chave, ou seja, com qual intenção os usuários estão procurando suas palavras-chave.

Dessa forma, você encontrará muitos termos de pesquisa ​​no seu tópico e também terá uma visão do conteúdo que os usuários esperam. Mas tenha cuidado: nem todas as sugestões do Google fazem sentido no seu contexto.

Uso de ferramentas

A pesquisa manual usando o Google pode ser um pouco demorada. Como alternativa, você também pode usar outras ferramentas de palavras-chave que mostrarão os resultados de pesquisa relacionados da pesquisa do Google se você digitar o termo da pesquisa. É muito mais rápido.

Análise da concorrência

Veja também quais palavras-chave são usadas pelos sites que já estão classificados no seu tópico. Talvez haja mais potencial aqui que você ainda não descobriu.

Google Trends

Outra ferramenta que o ajudará a pesquisar suas palavras-chave é o Google Trends. Aqui você pode ver como seu interesse de pesquisa mudou nos últimos anos. Você também pode executar grafias diferentes ou sinônimos entre si. E na parte inferior, você também verá consultas de pesquisa relacionadas. A ferramenta é particularmente interessante para tópicos sazonais.

Conclusão

A análise de palavras-chave é muito importante para a otimização do seu site para os mecanismos de pesquisa. Mesmo que inicialmente envolve muito esforço, você ainda deve executá-la.

Pense com cuidado sobre o conteúdo que melhor pode atender às necessidades de seus usuários. Você pode usar o mapeamento de palavras-chave para determinar quais palavras-chave o seu site já está classificado e quais não.

 

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1 Comentário

  1. Diógenes disse:

    Sensacional! Seu conteúdo foi realmente muito relevante pra mim. Um dos melhores que já li! Obrigado!

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