guest post Mônica Candido
Otimização SEO: como definir palavras chaves para seu projeto?
Uma das primeiras etapas na otimização de um site para os mecanismos de pesquisa é geralmente a análise de palavras-chave. É a base para tudo o que tem a ver com otimização de conteúdo.
Imagine uma situação em que você escolheu algumas palavras-chave, depois escreveu os textos apropriados, converteu o site para as necessidades de SEO e ganhou muitos links valiosos.
Em uma palavra, você investiu muito do seu tempo e dinheiro nela. Então você esperou pacientemente alguns meses para alcançar posições altas, conseguiu-as, mas não começou mais a vender. Isso é possível?
Infelizmente sim. Existe uma boa chance de você cometer um erro na fase de análise e escolha das palavras-chave certas.
O que é análise de palavras-chave?
Uma análise de palavras-chave descreve a pesquisa, definição e avaliação de palavras-chave relevantes para o seu site. O objetivo é identificar os termos de pesquisa com os quais seu grupo-alvo está procurando. Uma análise detalhada das palavras-chave é a base para sua estratégia de SEO.
Depois de identificar as palavras-chave relevantes para o seu site, você precisa otimizá-las. Para fazer isso, primeiro você precisa descobrir quais termos de pesquisa estão disponíveis na sua área e com que frequência eles são pesquisados.
Outro ponto importante é identificar qual é a intenção da pesquisa por trás das palavras-chave individuais, para que você possa oferecer o conteúdo certo.
O escopo de uma análise de palavra-chave pode ser muito diferente. É muito demorado fazer uma análise completa de palavra-chave para um site, mas a pesquisa de palavras-chave para um único artigo de blog pode levar apenas 30 minutos. Mas isso também depende da profundidade que você aborda no tópico. Por esse motivo sempre é indicado fazer uma consultoria SEO.
Pesquisa de palavras-chave – instruções passo a passo
Antes de começar a encontrar palavras-chave, familiarize-se com o tópico para o qual deseja encontrar os termos de pesquisa corretos.
Se você trabalha em uma empresa, provavelmente já conhece o site. Mas você corre o risco de usar uma redação diferente de alguém que ainda não está tão familiarizado com o tópico quanto você. Se você assumir um novo projeto, não poderá evitar lidar com o tópico de qualquer maneira.
Intenções do usuário: fator fundamental
No passado, quando o algoritmo do Google era menos desenvolvido, era possível posicionar as páginas com êxito em tópicos parcialmente não relacionados ao conteúdo da própria página.
Atualmente, o mecanismo de pesquisa coloca grande ênfase nas intenções por trás de uma pesquisa específica e tenta corresponder melhor os resultados às intenções do usuário. Portanto, não basta ter as palavras corretas no seu site, mas atender a necessidades específicas.
O próprio mecanismo de pesquisa nos ajuda a definir a intenção correta. Após inserir a palavra-chave escolhida, podemos verificar se os resultados são de natureza informativa, consultiva ou talvez de vendas.
Essa é provavelmente a natureza que seu site deve ter se você quiser lutar pelo TOP 3. O posicionamento de um site que não atenda a esse critério pode ser entediante e ineficiente.
Sugestões do Google
Para determinar quais termos realmente estão sendo pesquisados para o seu tópico, você pode usar as sugestões do Google. Essa é a função de preenchimento automático da pesquisa no Google. Vantagens de usar as sugestões do Google:
- Assim que você inserir um termo de pesquisa no espaço de pesquisa, o Google irá sugerir outras combinações com base nas consultas de pesquisa já feitas.
- Abaixo dos resultados da pesquisa, você também encontrará pesquisas semelhantes para a sua palavra-chave.
- Além disso, as caixas de pesquisa agora são exibidas para muitos resultados de pesquisa. Elas mostram quais perguntas específicas sobre o seu tópico.
- Elas não apenas fornecem informações sobre quais palavras-chave são relevantes, mas também quais intenções de pesquisa estão por trás das palavras-chave, ou seja, com qual intenção os usuários estão procurando suas palavras-chave.
Dessa forma, você encontrará muitos termos de pesquisa no seu tópico e também terá uma visão do conteúdo que os usuários esperam. Mas tenha cuidado: nem todas as sugestões do Google fazem sentido no seu contexto.
Uso de ferramentas
A pesquisa manual usando o Google pode ser um pouco demorada. Como alternativa, você também pode usar outras ferramentas de palavras-chave que mostrarão os resultados de pesquisa relacionados da pesquisa do Google se você digitar o termo da pesquisa. É muito mais rápido.
Análise da concorrência
Veja também quais palavras-chave são usadas pelos sites que já estão classificados no seu tópico. Talvez haja mais potencial aqui que você ainda não descobriu.
Google Trends
Outra ferramenta que o ajudará a pesquisar suas palavras-chave é o Google Trends. Aqui você pode ver como seu interesse de pesquisa mudou nos últimos anos. Você também pode executar grafias diferentes ou sinônimos entre si. E na parte inferior, você também verá consultas de pesquisa relacionadas. A ferramenta é particularmente interessante para tópicos sazonais.
Conclusão
A análise de palavras-chave é muito importante para a otimização do seu site para os mecanismos de pesquisa. Mesmo que inicialmente envolve muito esforço, você ainda deve executá-la.
Pense com cuidado sobre o conteúdo que melhor pode atender às necessidades de seus usuários. Você pode usar o mapeamento de palavras-chave para determinar quais palavras-chave o seu site já está classificado e quais não.
1 Comentário