guest post Mônica Godinho

Cinco dicas para aumentar as vendas do seu ecommerce

Você quer aumentar as vendas do seu e-commerce? Existem algumas estratégias que podem te ajudar a alcançar esse resultado. Vender mais online é possível!

Neste guia vamos comentar sobre as principais, mostrando como elas podem ser aplicadas. Descubra como faturar mais, alavancando as suas vendas.

Estude a sua persona 

O segmento e-commerce é um dos que mais crescem da atualidade. Isso significa que esse é um mercado repleto de oportunidades para aqueles que querem alcançar o sucesso. 

No entanto, para alcançar resultados expressivos é fundamental estar por dentro de todos os aspectos relevantes sobre o seu negócio. Um desses aspectos diz respeito ao seu público consumidor, mais especificamente sobre a sua persona. 

A persona nada mais é do que uma representação quase fictícia do seu cliente ideal. Ela agrega as principais características desse cliente, como a idade, o sexo, a profissão, os sonhos, as dificuldades, as crenças, etc. 

Todas essas características permitem entender melhor o seu cliente, como ele pensa, o que ele deseja. Dessa forma, ao estudar a sua persona você será capaz de pensar as melhores estratégias de venda, personalizadas e adaptadas para o seu público.

Melhore o relacionamento com o seu cliente

Outra dica eficiente para aumentar as vendas no e-commerce é melhorar o relacionamento com o seu cliente. Todos os dias centenas ou até mesmo milhares de pessoas acessam o seu site em busca de soluções, como produtos. 

Essas pessoas estão acostumadas com sistemas que basicamente mostram um produto, o preço e a opção de compra. Uma dica importante para melhorar a sua relação com o seu cliente é ir além dessas etapas básicas. 

Por exemplo, é possível enviar uma mensagem ou e-mail para o seu cliente após a realização de uma venda, perguntando se está tudo bem com o produto. Ofereça suporte, dicas, sugestões de uso e pergunte como foi a experiência de compra.

Essa é uma dica valiosa, tendo em vista que boa parte das vendas realizadas em um e-commerce são para clientes que já tiveram algum contato com a plataforma. Dessa forma, a fidelização é uma estratégia eficiente.

Para que você seja capaz de entender melhor o comportamento do seu cliente e assim conseguir melhorar o relacionamento, faça uso da tecnologia. 

A gestão do relacionamento com o cliente pode ser feita através de um Customer Relationship Management (CRM). Esse é um poderoso sistema que monitora a atividade e ações dos clientes dentro de um site, criando padrões. 

Crie conteúdo de qualidade

Se você fizer um curso de vendas, vai poder perceber que para vender é preciso, muitas vezes, entregar conteúdo rico primeiro. Aqueles que estão tentando vender o tempo todo acabam não conseguindo vender nada. 

Isso também se aplica ao comércio eletrônico. Cada vez mais empreendimentos do setor estão apostando na criação de blogs internos, para compartilhar conteúdo rico com a audiência.

Esses conteúdos não servem para divulgar produtos e serviços, mas sim para atrair clientes para a plataforma. O conteúdo de qualidade desperta o interesse das pessoas, gerando tráfego. 

Depois, essas mesmas pessoas, que foram atraídas por meio de conteúdo de qualidade, podem ser convertidas em leads. O conceito de funil de vendas se aplica aqui: topo, meio e fundo de funil.

 

No topo do funil estão os conteúdos gerais, que servem para atrair as pessoas. No meio, estão os conteúdos para nutrir os leads, apresentando problemas. No fundo do funil estão os conteúdos para conversão, que apresentam soluções para os visitantes.

Otimize seus conteúdos para buscadores

Já que estamos falando sobre dicas para aumentar as vendas no e-commerce, aqui está uma estratégia poderosa: otimize os seus conteúdos para motores de busca. O Search Engine Optimization é a chave para se destacar nas pesquisas do Google.

Quando uma pessoa precisa de um produto ou serviço, o que ela faz? Abre o navegador e faz uma busca rápida, usando termos simples e bem objetivos. Imagine agora que o seu e-commerce seja exibido como primeiro resultado para essa busca.

Aparecer na primeira página do Google garante uma grande visibilidade, tendo em vista que o buscador é acessado por milhares de pessoas todos os dias. Mas para aparecer na primeira página não é tão fácil.

Existem basicamente dois caminhos, que são pagar pelo destaque do seu link, ou criar conteúdo rico e otimizado em SEO. Essa segunda estratégia é sempre a mais recomenda para aqueles que estão buscando resultados de longa duração.

Otimizar o conteúdo em SEO significa usar uma estrutura ideal, com frases curtas, parágrafos curtos, divisão do texto em tópicos, palavras de transição e, como não poderia ser diferente, palavras-chave.

Invista em publicidade

Todo curso de vendas mostra a publicidade como um dos recursos mais eficientes para a geração de resultados. Atualmente existem diversos canais que permitem a divulgação de campanhas publicitárias. 

Exemplo disso é o próprio Google, que cede espaço para que pessoas interessadas mostrem seus anúncios. Outros exemplos são as redes sociais, como o Facebook e Instagram. 

Essas são plataformas utilizadas todos os dias por milhares de pessoas. Isso significa que ao criar e veicular um anúncio você poderá alcançar um grande público, de forma rápida e consistente.

Uma das grandes vantagens de investir em publicidade é justamente o alcance. Leve o nome da sua empresa para diversos clientes em potencial, divulgue a sua marca. 

Além disso, as redes sociais facilitam o controle sobre os resultados. Você pode acompanhar as métricas, como número de visualizações do anúncio, número de cliques no link, compartilhamentos e comentários. 

Conclusão

Como você pode ver, é possível aumentar as vendas do seu e-commerce de forma simples e rápida. O que não faltam são estratégias que podem ser empregadas para que a sua página de vendas consiga resultados muito mais expressivos. 

As principais dicas são estudar a sua persona, criar conteúdo de qualidade, investir em publicidade, melhorar o relacionamento com o cliente e otimizar os seus conteúdos para os motores de busca.

Ao implementar essas estratégias você poderá observar os números do seu empreendimento decolando. Venda mais com o seu comércio eletrônico e leve a sua marca a um novo patamar.

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