guest post Camila Fiori

Vale a pena fazer conteúdo audiovisual para público infantil?

Cada vez mais as crianças já nascem conectadas às novas tecnologias e são uma grande parcela do público consumidor, por isso fazer conteúdo audiovisual para público infantil tem sido a aposta de muita gente.

O mercado de produtos infantis, está em amplo crescimento, o que inclui vestuário, calçados, brinquedos e programas para assistir.

No entanto há uma grande oferta de produtos e, com esses pequenos exigentes se destacam aqueles que conseguem entregar qualidade.

Existem diversos canais de vídeos com produções que já tiveram mais de 500 milhões de visualizações, por isso, para quem sabe trabalhar com esse público, a aposta é muito boa.

Por isso, se você já faz parte desse nicho ou pretende começar a atuar nele em breve, veja nesse artigo se realmente vale a pena fazer conteúdo audiovisual para o público infantil.

 

Como fazer conteúdo audiovisual para público infantil que dê audiência?

Ao observar os canais de grande sucesso, pode parecer fácil compreender a mente das crianças e criar conteúdo audiovisual infantil que atraia audiência.

Não é algo tão complexo, no entanto exige muito planejamento e um projeto de qualidade, que se embase nas preferências das crianças. Veja algumas dicas importantes:

 

1. Crie uma persona

Para qualquer ação de marketing de qualidade e sucesso, por exemplo, marketing para venda de brinquedos educativos, é essencial criar uma persona, ou seja, traçar um perfil característico sobre o qual os seus produtos serão criados.

A persona abrange informações específicas, como desejos, dores e objeções, que são mais difíceis de serem obtidas apenas por meio de informações demográficas padrão.

Então, ao invés de apenas criar vídeos para uma criança de 4anos de idade, você passa a fazer conteúdo audiovisual para o João, de 4 anos de idade, que gosta de aventuras. Ele vai à escola e as suas escolhas de materiais para consumir estão relacionadas ao ambiente que ele frequenta. Como ele já se sente grande, não gosta mais de desenhos para bebês.

Com essa delimitação se torna mais fácil criar produtos exclusivos, desenvolvidos especificamente para essa persona. Nesse caso podem entrar informações de preferências, crenças e ambientes frequentados pela criança.

 

2. O alvo deve ser sempre a diversão

As crianças adoram brincar e, a vida delas se baseia em vivências que se misturam com a fantasia e a imaginação.

Por isso a diversão deve ser o centro do conteúdo criado para cativar os pequenos. Então uma boa dica é criar roteiros engraçados, sempre baseados na faixa etária.

Misturar elementos educativos também é uma boa forma de atrair tanto as crianças quanto os pais e, fazer com que os pequenos aprendam enquanto se divertem.

 

3. Vídeos curtos são mais atrativos

Cada vez mais o tempo de concentração de adultos e crianças vem diminuindo. Por isso aposte em vídeos curtos ou ele pode acabar levando o pequeno ao tédio.

 

A criança é ativa e dinâmica e, os vídeos devem acompanhar esse perfil, transmitindo a mensagem de forma simples e rápida.

 

4. Contar histórias

A arte de contar histórias é muito valorizada quando o alvo é o público infantil e, esse é um recurso fundamental nesse caso.

Quando histórias divertidas são usadas como recurso de aprendizagem, os pequenos passam mais tempo atentos e conseguem aprender mais facilmente.

Hoje em dia muito canais de vídeos usam esse recurso para criar histórias divertidas e que atraiam a atenção das crianças. Isso serve também para vídeos curtos.

 

5. Músicas fazem sucesso com as crianças

Desde a vida intrauterina o ser humano é atraído por sons e, com base nisso as músicas são desenvolvidas para atrair, tocar e comover as pessoas.

Para as crianças a música contribui estimulando a coordenação motora, a criatividade, e ensina os ritmos.

Ao fazer conteúdo audiovisual para o público infantil você pode apostar em músicas para atrair a atenção e personalizar o vídeo, fazendo com que ele se torne único e seja lembrado mais facilmente. Assim a criança vai pedir para assistir o seu vídeo várias vezes.

 

Fazer conteúdo audiovisual pode contribuir com os seus resultados

Quem tem o objetivo de criar conteúdo audiovisual para público infantil deve antes de mais nada ter uma estratégia bem definida.

Assim o conteúdo em questão será uma parte importante para atrair o público alvo e obter sucesso. Ao observar os principais canais, você pode perceber que os vídeos são apenas uma parte de tudo o que é criado.

Os mais famosos possuem até mesmo linhas de roupas, sapatos, brinquedos e outros itens. É claro que você não precisa chegar a esse ponto, mas é preciso entender que você pode expandir os recursos usados.

Sendo assim o conteúdo audiovisual pode contribuir com a sua estratégia de várias formas, como por exemplo:

  • Aumentando o tempo de permanência na página: isso é essencial em tempos em que a atenção das pessoas dura cada vez menos tempo;
  • Melhora o nível de engajamento do público: vídeos permitem que os usuários interajam mais;
  • Melhorando o ranqueamento do seu Blog: o aumento do tempo de navegação e o aumento pela busca de palavras chave pode fazer com que o seu blog fique mais bem posicionado no ranking;
  • O nome da sua marca é fortalecido: quanto mais seu conteúdo for consumido e lembrado, mais fortalecida vai ficar a sua marca, fazendo com que ela se destaque diante das outras;
  • Vídeos podem ser consumidos no celular confortavelmente: o mesmo não ocorre com textos que não são tão confortáveis quando lidos na versão mobile;
  • Em conteúdo audiovisual é mais comum que as chamadas sejam atendidas.

 

Vale a pena fazer conteúdo audiovisual para o público infantil?

Fazer conteúdo audiovisual para o público infantil é uma excelente oportunidade no cenário atual em que as crianças cada vez mais consomem informações pela internet.

No entanto tenha em mente que esse público é exigente e, por isso você vai precisar de uma boa estratégia para atrair os usuários.

Além disso é necessária muita dedicação para fazer com que a sua marca cresça. Por fim, lembre-se de que a produção de conteúdo de qualidade dá trabalho, por isso, esteja disposto a trabalhar muito antes de começar.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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