loja virtual Diego Bini

5 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu ecommerce

Confira as ações de UX que você pode fazer em sua loja virtual

Mais do que oferecer produtos ou serviços, sua loja online precisa proporcionar ao usuário uma interação que seja positiva e atraente. Gerar um plano de ação em busca desses objetivos e  cuidar constantemente disso é o que chamamos de UX (User Experience) ou a experiência do usuário. Para que o desenvolvimento VTEX do seu ecommerce esteja completo, não tem como ignorar que o UX é fundamental para toda loja de sucesso. Mas como isso pode ser feito? Confira agora cinco dicas para aprimorar o UX do seu site e obter os melhores resultados.

1- Botões e CTAs atrativos

Os chamados Call-To-Action (CTA) são os links em formato de botão que levam o usuário a realizar ações dentro da sua loja. Todo desenvolvimento VTEX de ecommerce deve prever a inclusão de CTAs que possam levar o cliente aos links desejados. Porém, ao criar botões para seu site, você deve pensar nas cores, nas palavras que serão usadas e em sua psicologia. Cores diferentes evocam mensagens psicologicamente diferentes. Por isso, pense na mensagem que você deseja passar para um usuário (confiança, experiência, inteligência) e escolha suas cores com sabedoria. Além disso, as palavras usadas no CTA devem incluir um verbo ou uma palavra de ação que estimule o usuário a fazer algo. Sem isso, ele não se sente atraído a clicar. Portanto, torne suas palavras ousadas e voltadas para a ação.

2 – Otimize imagens

A velocidade de carregamento das páginas do seu ecommerce é muito importante. A cada fração de segundo que um usuário espera que seu site carregue, a frustração aumenta e as chances dele sair sem dar uma chance para o seu e-commerce são alta, causando uma “rejeição” no Google Analytics. O pior é que essa frustração é sempre voltada para sua marca. Fotos e imagens são responsáveis ​​por uma parte significativa desse tempo de carregamento. Por isso, ao realizar o desenvolvimento VTEX do seu ecommerce, é preciso atentar para que seus usuários não precisem baixar uma imagem muito pesada em lugares onde elas não são necessárias (thumbnails, por exemplo). Caso seja necessário, existem ferramentas gratuitas disponíveis, como o JPEGmini, que você pode usar para otimizar suas imagens antes de adicioná-las ao site e melhorar, assim, o UX da sua loja.

 

3 – Page Not Found

Um detalhe fundamental na hora de realizar o desenvolvimento VTEX do seu ecommerce é se certificar de que não haja links quebrados. Encontrar uma página de erro 404 (a famosa “page not found”) irrita o usuário e faz com que ele repense o tempo gasto em seu site. Isso significa sair da sua loja e tentar o concorrente. A razão disso é que, além do lento tempo de carregamento da página, encontrar páginas com erro 404 é algo altamente frustrante para um usuário porque interrompe completamente sua jornada em seu site. Existem ferramentas para você verificar se seu ecommerce possui links com erros 404, inclusive gratuitas, como o Broken Link Check. Mesmo assim, é sempre possível que algum link possa ter erros no futuro. Uma dica é montar um design interessante com uma mensagem divertida para diminuir a frustração do usuário quando encontrar um 404. Também é recomendável orientar o usuário sobre as possíveis maneiras que ele pode navegar para tentar encontrar o que deseja.

4 – Conteúdos diretos

Algo que você deve saber já durante o desenvolvimento VTEX do seu ecommerce é que as pessoas não leem, de fato, os conteúdos. Elas os assimilam. Ou seja, “passam o olho” nos textos e procuram pelas palavras que lhe são necessárias ou as que mais interessam. Portanto, ao criar os conteúdos da sua loja, você deseja se livrar de tudo que provavelmente será ignorado. Para saber o que deve ou não entrar, você precisa se perguntar o que é mais importante para você e para seus visitantes. Dessa forma, remova tudo o que não afeta diretamente as decisões dos usuários. Geralmente, isso ocorre quando o site sobrecarrega as pessoas com muito conteúdo, dificultando entendimento. Textos pensados na experiência do usuário são diretos e feitos para dizer mais com menos palavras. Lembre-se: seu site deve ser fácil de entender.

5 – Design homogêneo

Sua loja deve proporcionar a sensação de que tudo combina. Tamanhos de títulos, opções de fontes, cores, botões, imagens (ilustrações e fotos), enfim, tudo deve dialogar entre si, ter coerência. Vale tanto para o desenvolvimento VTEX entre todas as páginas do seu ecommerce como para os conteúdos disponíveis na mesma página. Assim, para fornecer ao usuário uma boa experiência ao navegar pelo seu site, é importante que ele reconheça sempre que ainda está no seu site. O que pode afetar essa sensação? Mudanças drásticas no design de uma página para a outra, por exemplo, podem levar o usuário a se sentir perdido e confuso. Consequentemente, ele perde também a confiança em sua loja. Certifique-se, portanto, que todas as páginas da sua loja sigam um padrão comum e com identidade.

Todas essas dicas são importantes porque uma experiência de usuário ruim resulta em baixa taxa de conversão, significando menos vendas. Portanto, investir em UX desde o desenvolvimento VTEX de sua loja fará toda a diferença para obter os melhores resultados. Conheça melhor como a Maeztra realiza o desenvolvimento VTEX com estudos de UX.

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