Blogger Diego Bini

Como aumentar a eficiência trabalhando home office

De acordo com uma pesquisa da empresa Fortinet, 30% das empresas de 17 países pretendem manter postos de trabalho à distância após a pandemia. Nesse contexto, é fundamental saber como aumentar a eficiência trabalhando home office.

Com certeza, a adaptação ao novo modelo tornou-se um diferencial importante. Se você quer saber como se destacar na sua empresa e subir na carreira, então não deixe de conferir as nossas dicas!

Como ter produtividade em home office: planejando o local de trabalho

Antes de qualquer coisa, é preciso que você um local para trabalhar de maneira adequada. Entre os aspectos a serem observados, tenha em mente os seguintes:

  • Local;
  • Organização;
  • Mobília;
  • Iluminação.

Em casa, seu local de trabalho deve ser confortável, silencioso, organizado e bem iluminado, de maneira a evitar distrações e pausas excessivas.

No que diz respeito especificamente à organização, ela é fundamental para evitar a perda de tempo e otimizar a realização do trabalho.

Pastas e caixas podem ser necessários, caso você tenha que lidar com documentos em papel. Se possível, o mais indicado é ter um computador somente para o trabalho.

Quanto à mobília do local de trabalho (cadeira e mesa para computador), ela deve ser confortável e propiciar o posicionamento ergonômico adequado.

Ao se sentar na frente do computador, você deve ter os pés bem apoiados e os joelhos alinhados aos quadris. Sua coluna deve estar apoiada e reta, com a tela do computador bem rente aos olhos.

Já a iluminação deve evitar um esforço maior da visão, o que também ajuda a diminuir a incidência de dores de cabeça.

Postura profissional: uma aliada da produtividade no trabalho home office

Embora ter um local apropriado seja importante, isso não é o suficiente. Ter uma postura profissional também é fundamental.

 

Aliás, devemos dizer que trabalhar em casa, exige ainda mais compromisso e responsabilidade. A seguir, veja como se manter produtivo mesmo sem ter seu chefe por perto.

Tenha disciplina

Antes de mais nada, mantenha a disciplina. Para isso, o ideal é manter um cronograma com horários e dias de trabalho bem estabelecidos, isso evitará que você procrastine ou fuja de suas responsabilidades.

Evite distrações

Nada de trabalhar com o celular na mesa! Guarde-o em outro cômodo e veja se recebeu mensagens em seus momentos de pausa.

No navegador, utilize extensões que bloqueiam o acesso a redes sociais para evitar distrações. Com certeza, medidas simples como essa podem evitar a improdutividade no trabalho home office.

Mantenha o contato com seus superiores

Não deixe de manter contato com seus superiores, mantendo-os a par de todos os fatos relevantes em sua rotina de trabalho e de dúvidas que possam surgir. Além de poder evitar erros, essa atitude transmite maior confiança a seus chefes.

Como melhorar o home office?

Não há nada que não possa ser melhorado e o home office não é uma exceção à essa regra. De fato, existem várias formas de tornar seu trabalho ainda mais agradável e produtivo. Entre elas, podemos indicar as seguintes:

  • Informe seus parentes de seus horários e dias de trabalho;
  • Decore seu home office para torná-lo mais convidativo;
  • Utilize óculos com lentes que bloqueiam a luz azul;
  • Mantenha uma garrafinha de água sempre cheia;
  • Use quadros de aviso para não esquecer prioridades;
  • Troque de roupa antes de começar a trabalhar;
  • Contrate uma operadora de internet confiável;
  • Otimize a área de trabalho do seu computador.

Ademais, não se esqueça de atentar para suas próprias necessidades, atentando para outros aspectos que podem tornar sua rotina laboral ainda melhor.

Ponha em prática nossas dicas para ter um home office eficiente agora mesmo.

Com as dicas que oferecemos nesse artigo, você sentirá a diferença no seu trabalho, aumentando sua produtividade e eliminando fatores que podem minar seu aproveitamento.

Lembre-se que, no quadro do novo mercado de trabalho, profissionais que sabem como aumentar a eficiência trabalhando home office se destacam e garantem seu lugar.

E você, tem encontrado dificuldades em se adaptar ao home office? Nossas dicas o ajudaram? Comente!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.