guest post Mônica Godinho

Dicas para formatar redações perfeitas para blog wordpress

Manter um blog não é tarefa fácil. Precisamos escrever toneladas de conteúdo, escolher ótimas imagens e ainda tomar cuidado com as fontes de informação. Porém, mesmo assim algumas redações ainda não saem como desejamos.

Trabalhar com o WordPress — carinhosamente chamado de wp — é um atalho muito importante para blogueiros. De fato, essa ferramenta já possui quase tudo que precisamos para manter um blog. Só falta um bom redator para criar conteúdo.

Além disso, mesmo com o conteúdo em mãos, ainda há a questão da formatação. Acredite, ela é delicada e deve ser feita adequadamente.

Está com problemas para formatar seu blog WordPress? Veja algumas dicas úteis!

1. Escreva primeiro os títulos em suas redações

Escrever os títulos primeiro ajuda muito na hora de organizar o conteúdo. Algumas pessoas gostam de escrever apenas jogando informação no Word. Embora seja o jeito delas, isso fica muito ruim quando alguém tenta ler o material.

Se você quer escrever sobre gatinhos, por exemplo, procure manter títulos coerentes e que sigam uma ordem natural. Além disso, lembre-se de deixar um espaço para a introdução e outro para a conclusão.

A introdução deve contar com no máximo 10 linhas. Já a conclusão não pode passar de 5. Separe cada sessão do texto com no máximo 300 palavras. Além disso, se estiver interessado em SEO, lembre-se de utilizar a palavra-chave algumas vezes.

Essa metodologia facilita na hora de desenvolver redações ótimas!

2. Tome cuidado com o espaçamento entre parágrafos

O aspecto visual é muito importante em suas redações. Um dos detalhes que mais pesam no visual é o espaçamento entre parágrafos. Redigir blocos enormes de textos próximos um do outro deixa a leitura muito pesada.

Para nossa sorte, o WordPress ajuda nesse quesito. Sua estrutura de redação permite escrever textos em blocos, os quais mantém cada parágrafo com espaçamento adequado.

No entanto, nem sempre escrevemos direto no WordPress — na verdade, isso não é recomendado. Redigir o texto no Word ou Google Docs é mais interessante.

Tome cuidado na hora de passar o texto do Word para o WordPress. Ele pode ficar completamente desformatado. Espaçamento curto é ruim, mas muito longo também não é legal.

3. Uma boa fonte faz toda diferença

Seu leitor provavelmente vai acessar seu conteúdo pelo celular. A tela do aparelho é pequena e dificulta a leitura. Dessa forma, escolher uma fonte adequada é fundamental para uma ótima experiência do leitor.

Evite fontes com muitas curvas. Além disso, fontes finas podem ser difíceis de ler, assim como fontes muito grossas. O ideal é encontrar uma fonte que esteja na média.

 

A fonte aumenta de importância na mesma proporção do tamanho do texto. Um texto enorme, com mais de 2.000 palavras, por exemplo, necessita de uma fonte que não force a vista.

Algumas fontes interessantes são Merriwether Normal e Georgia. A Times New Roman também pode ser usada em alguns casos. Evite fontes sem personalidade, como Arial e Montserrat.

4. Aproveite os corretores

Os corretores são fundamentais para redigir redações perfeitas. No entanto, usar apenas um corretor pode não ser adequado. Redatores profissionais costumam usar dois ou mais corretores.

Uma ótima dica é aproveitar o corretor do Google e da Microsoft. Para isso, redija seu texto no Google Docs e passe o corretor no Google no texto. Em seguida, faça download, abra no Word e passe o corretor da Microsoft.

O Google é ótimo para consertar palavras, principalmente estrangeiras. Já o Word é ótimo para corrigir concordância e gramática. Dessa forma, seus textos ficarão em um padrão excelente de produção.

Quem dera pudéssemos utilizar essa técnica nas redações dos concursos, não é mesmo?

5. Destaque trechos importantes com Negrito

O negrito está no WordPress para ser usado. Porém, como tudo na vida, usar muito pode ser prejudicial. Na verdade, o negrito é interessante em textos técnicos, onde números são apresentados.

A sacada do negrito é fazer com que uma determinada informação não passe sem ser percebida. Dessa forma, mesmo que o leitor apenas escaneie o conteúdo com os olhos, ele vai absorver algumas informações importantes.

Você pode utilizar para destacar vantagens, preços, formas de pagamentos e qualquer informação que julgar relevante.

Da mesma forma, podemos usar o negrito para destacar um trecho que resume todo o conteúdo do texto. Essa técnica é muito utilizada por redatores profissionais — e é 100% válida.

6. Mantenha um padrão durante o texto

Manter um padrão é muito importante. Ele faz com que suas redações não causem estranheza no leitor durante a leitura. Tome cuidado: pequenas quebras de padrão são suficientes para estragar a experiência de leitura.

Se os títulos H2 começaram como perguntas, faça com que todos os demais títulos H2 sejam perguntas também. Os títulos H3 podem ser afirmações, desde que todos os outros também o sejam.

Essas foram algumas dicas para formatar redações para blog WordPress. Se aplicá-las direitinho, seu conteúdo será valorizado pelos leitores — principalmente pelos mais atentos.

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