guest post Mônica Godinho

Qual a melhor estratégia de marketing para a informática?

O marketing para a informática é um ponto extremamente importante para o crescimento de um empreendimento profissional.

Isso porque, assim como ocorre com muitas outras áreas, os meios tecnológicos e digitais também necessitam de divulgação, especialmente em uma era onde o assunto se tornou cada vez mais popular.

Por isso, quem deseja se destacar no meio deve procurar por boas estratégias, e é exatamente sobre isso que trataremos no artigo de hoje.

Sendo assim, se deseja saber mais sobre marketing para informática, basta continuar a sua leitura!

Qual a importância do marketing para a informática?

Falar em marketing para a informática pode acabar soando um pouco estranho para algumas pessoas, afinal de contas, por qual razão a área do século precisaria de divulgação?

Com a internet cada vez mais utilizada, e o intenso avanço nas tecnologias, seria realmente necessário investir no marketing para a atração de clientes? A alta demanda já não é suficiente?

Por mais que todas as indagações acima façam algum sentido inicialmente, devemos nos atentar ao fato de que não é porque algo está em alta, que não precise ser divulgado, certo?

Um caso clássico é o das redes sociais mais famosas, o Facebook e o Instagram: por mais populares que sejam, ainda assim encontramos muita publicidade sobre eles.

Tudo isso se deve a um ponto muito importante que é a concorrência, já que com a alta do mercado, é muito comum que surjam produtos e serviços com a mesma vertente.

O mesmo vale para a informática, já que todos nós em algum momento precisaremos de serviços e profissionais para reparos, configurações e aperfeiçoamentos de sistema.

Com isso, naturalmente surgem muitas opções, e assim, de que forma o seu cliente conseguiria achar o seu negócio, a não ser por meio do marketing?

Tudo isso é fundamental para notarmos que sim, o marketing para a informática deve receber cada vez mais atenção, de forma que se você ainda não começou a investir, não há mais tempo a perder!

Como elaborar uma boa estratégia de marketing para a informática?

Até esse momento pudemos falar bastante sobre a importância do marketing para a informática, o que certamente te fez pensar sobre o assunto, e até mesmo elaborar estratégias.

No entanto, antes de começar é importante fazermos um alerta, já que nem toda estratégia de marketing se mostra realmente eficiente para a conquista de resultados.

Isso porque, como já foi possível conferir, a área da informática conta com muita concorrência, o que faz com que estratégias menos elaboradas se tornem fracas e obsoletas no mercado.

Mas, tudo isso que dissemos agora não é motivo para preocupações, já que serve apenas para te mostrar sobre a relevância de um trabalho bem feito.

A seguir daremos algumas dicas de ouro, que certamente te auxiliarão na conquista de resultados na área da informática.

Então, prepare suas anotações, e após terminar sua leitura já comece o seu plano totalmente personalizado e à prova de erros!

1. Veja os recursos disponíveis para as suas necessidades

Você sabia que muitas pessoas acabam cometendo equívocos no marketing para a informática somente por não saberem reconhecer os recursos disponíveis?

Muitos acabam optando por seguir o caminho mais óbvio e tradicional, como a entrega de panfleto ou o famoso boca a boca.

 

As estratégias de marketing acima podem até funcionar, mas você já parou para pensar que atualmente o mercado conta com muitos outros recursos, sendo que estes podem ser até mais simples e baratos?

Além disso, um grande problema dos métodos tradicionais se dá pelo fato destes serem mais populares, o que faz com que muitas pessoas façam uso deles.

Dessa maneira, além de usar recursos mais caros e complicados, você ainda precisaria contar com uma concorrência ainda mais acirrada.

Por isso, o melhor sempre é procurar por métodos inovadores, pensando no que tem maior alcance, e dessa forma possibilita maiores resultados pela conquista de clientes.

2. Observe os requerimentos do mercado 

Neste tópico também falaremos de um equívoco muito comum cometido por profissionais da informática, que é exatamente não focar seu marketing para os requerimentos atuais.

Do que adianta um profissional divulgar atualmente o serviço de atualização de Windows, considerando que os equipamentos atuais já vêm com esse tipo de configuração de fábrica?

Pode ser que você esteja pensando “Ah, mas certamente alguém precisa deste serviço, já que nem todo mundo tem equipamentos novos!”

Isso é verdade, mas quantos clientes têm essa necessidade? Será que para eles realmente compensaria pagar pelo valor do serviço, em vez de investir em um novo?

Além disso, se você foca sua estratégia de marketing para a minoria da área, infelizmente suas publicidades não atrairão um grande público, já que sua abordagem foi para algo extremamente específico e antigo.

É por essa razão que o marketing para a informática deve ser calculado com muita precisão, a fim de avaliar se a sua estratégia é suficiente para atrair os principais requerimentos do mercado.

Lembre-se que tudo que está em alta tende a atrair mais público, então por que não manter-se sempre atualizado?

Vale ressaltar que uma boa maneira de conhecer sobre as tendências da área é por meio de um curso de informática, já que por meio dele é possível aprender tudo sobre o assunto de forma simples e rápida.

3. Saia do óbvio!

Você viu uma publicidade de alguma marca famosa e deseja fazer igual? Ou então observou que todas as empresas do seu ramo usam um tipo específico de publicidade e acredita que este seja a melhor alternativa?

Caso você responda sim para alguma das questões anteriores, saiba que você caiu exatamente na armadilha que tratamos na primeira dica: seu negócio está indo pelo caminho mais fácil e menos lucrativo.

Para entender isso, basta pensar com a mente do cliente: se você precisa de um serviço de informática, e nota que dois anunciantes têm a mesma proposta, qual seria o seu critério de desempate? Preço!

Nesse caso, você acabaria dependendo do fato de seu concorrente ter um valor mais alto, o que nem sempre é viável ou acontece.

Por isso, busque sempre se diferenciar no mercado, a fim de que seus clientes possam se atrair por suas ideias inovadoras, não dependendo apenas do custo do serviço para a decisão final!

Novamente voltamos a lembrar que o curso de informática é o melhor método para aprender tudo isso e muito mais, por isso não deixe de procurar por uma alternativa no mercado!

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