Blogger Diego Bini

Como se destacar na área de Marketing Digital

A área de marketing digital é muito abrangente e, por isso, conta com ótimas oportunidades de trabalho.

Trabalhar na internet já é a realidade de muitos brasileiros. Aliás, os eventos recentes colaboraram bastante para que isso acontecesse. Muitos trabalhadores viram o marketing digital como um novo início de carreira.

Existem, em resumo, 3 formas de trabalhar com a internet: ser colaborador em uma empresa, abrir seu próprio negócio de divulgação e/ou lidar com demandas indiretas do marketing online.

A maneira mais comum de trabalho são as demandas indiretas. Dessa forma, redigir peças publicitárias, criar designs para campanhas e demais trabalhos estão em alta nos dias de hoje.

Quer aprender a se destacar nesse mercado? Veja algumas dicas essenciais!

Fique por dentro das tendências do marketing digital

Um dos detalhes importantes acerca do marketing digital é sua incessante expansão. Desde a época em que surgiu, as técnicas e métodos nunca deixaram de ser aperfeiçoadas. Aliás, vemos muitas novidades surgindo todos os meses.

Se você quer se destacar nessa profissão, busque conhecimentos de maneira constante. Acredite: são muitas fontes disponíveis gratuitamente para você; basta sentar e absorver o conteúdo.

Falando em estudo, o marketing online não se trata de teorias mirabolantes. Na verdade, é uma disciplina mais prática do que teórica. Dessa forma, após adquirir um novo conhecimento, coloque-o em prática o quanto antes.

Busque por novos conhecimentos fora do Brasil

Um dos maiores erros que os profissionais de marketing digital cometem aqui no Brasil é justamente não pesquisar conteúdos relevantes de outros países. Assim o conhecimento fica defasado e os resultados não são satisfatórios.

Para não sofrer essas consequências, aposte em absorver conhecimentos que vem de fora do país.

Os profissionais dos EUA, por exemplo, estão muito à nossa frente. Porém, eles não abrem mão de divulgar seus conhecimentos, os quais podem ser encontrados até mesmo em blogs.

Se você acompanha blogs de outros países sobre marketing, com certeza está na direção certa para se destacar como profissional. Aliás, participar de cursos no exterior vai alavancar bastante sua carreira.

Faça cursos de especialização

Qualquer site de respeito sobre empregos e carreira, como o Portal Emprega e Guia da Carreira, vai falar sobre os benefícios das especializações. Eles estão certinhos mesmo!

O marketing digital é uma disciplina cheia de subdivisões. Não é humanamente possível dominar todas elas, mas você pode se tornar muito bom em algumas. Esta é a essência da especialização: se tornar uma referência no assunto.

Atualmente as áreas mais interessantes são SEO e anúncios pagos. Por causa da grande expansão dos e-commerces ao redor do Brasil e do mundo, muitas empresas estão empenhadas em encontrar profissionais qualificados nessas áreas.

 

Além disso, compreender os mecanismos presentes nas redes sociais também é um ótimo diferencial.

Seu valor de mercado vai depender da quantidade de resultados que você pode proporcionar aos clientes.

Entenda o básico de todas as áreas de marketing digital

Calma, não estamos sendo contraditórios aqui. No tópico anterior falamos sobre a importância de ter uma especialização, mas isso não exclui o conhecimento básico das demais áreas do marketing digital.

Na hora de ser contratado, é provável que você passe por um teste de seleção. É aí que seus conhecimentos serão colocados à prova.

Além disso, mesmo sendo especialista em SEO, você terá que entender sobre criação de conteúdo e redes sociais. Lembre-se que, antes de tudo, você é um profissional de marketing, ou seja, precisa saber trabalhar nas diversas áreas dessa profissão.

Outro ponto importante diz respeito à facilidade em elaborar estratégias com integração. Se sua tarefa for trabalhar em um blog vinculado a uma rede social, é interessante otimizar o blog de acordo com os usuários daquela rede.

Por fim, não é porque você é especialista em um determinado assunto que vai trabalhar apenas com aquilo. É provável que faça um pouco de tudo dentro de uma agência profissional.

Tenha resultados excepcionais para mostrar

Você já ouviu falar em 6 em 7? É uma coisa que está ficando na moda entre os grupos de marketing digital. Em resumo, significa faturar 6 dígitos em 7 dias — é daí que vem a expressão.

Imagina você chegar em uma entrevista e mostrar um resultado desses? Embora estejamos falando em faturamento — conceito este bastante diferente de lucro líquido — ainda assim chama a atenção para você.

No entanto, o recomendado é ter resultados dentro de sua área de atuação. Os recrutadores buscam por garantias, ou seja, querem ter certeza de que você dará conta do trabalho proposto.

Dessa forma, nem precisa ser um 6 em 7: apresentar resultados consistentes e de longo prazo já basta!

Procure ser uma referência no assunto

Por fim, todos os seus esforços devem estar focados em uma coisa: ser uma referência no assunto. Aliás, isso estava “entrelinhas” durante todo este artigo.

Um profissional de marketing digital que estuda novas técnicas, faz cursos de especialização e tem resultados bonitos para mostrar já se destaca naturalmente dos demais.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.