guest post Mônica Godinho

Dicas de Design para um site mais atrativo

Gerar acessos para seu site ou blog é uma das soluções oferecidas pelo SEO para que você venda mais o seu produto. Mas será que apenas isso bastaria para você alcançar o sucesso pleno de seu negócio?

A resposta é não. Sem uma otimização On Page, fica muito complicado de você ter efetividade em relação aos acessos, isto é, convertê-los em consumo do que você está oferecendo.

Sabe aquele ditado sobre comida, que a gente come antes com os olhos? É disso que estamos falando aqui. Um site precisa ser bonito e muito bem apresentado. Isto envolve além do seu layout, como também seu conteúdo (artigos no blog e informações nas páginas internas).

Para ajudar você que está lendo, preparamos algumas dicas muito interessantes para ajudar a criar estes designs. Vamos para a nossa primeira:

Dica 1 – Cores

As cores são muito mais importantes do que você pode imaginar. Nós buscamos informações científicas para trazer essa dica importante. Quais as cores ideias para você investir em seu site?

Caso você trabalhe com alimentos, delivery, ou algo relacionado a comida em geral, é interessante que use cores quentes, como por exemplo: vermelho, laranja e amarelo.

Isto deve-se ao fato que o nosso cérebro relaciona tais cores com a fome. Isto significa que você acaba despertando o interesse do seu cliente para com o seu produto, e influencia-o a comprar o produto naquele mesmo instante.  Podemos explicar isso por exemplo nas cores do Ifood.

Sites que vendem produtos é muito interessante usar o vermelho, como por exemplo a Renner e a Americanas. Obviamente algumas empresas acabam fugindo desse padrão, como por exemplo a Magazine Luíza que usa o Azul (cor fria). Mas isto também possui uma explicação razoável: eles são focados em vender eletrodomésticos, onde a necessidade de determinado produto não é avassaladora e instintiva. Nem todo mundo acessa a Magazine e resolve do nada comprar uma geladeira, por exemplo. 

Cores frias são muito positivas para quem vende serviços digitais como redação, consultoria em marketing, SEO, etc. 

Dica 2 – Use vídeos para trazer interatividade

Aqui estamos falando de você fazer com que o visitante do seu site seja atraído a ficar mais tempo em suas páginas. Esta permanência repercute inclusive no SEO, pois os algoritmos do google avaliam esta métrica e dão muita autoridade para quanto mais tempo os seus visitantes viajam por suas páginas.

 

Você pode escolher Criar Video com Fotos usando uma boa plataforma na internet. Caso tenha poucos recursos para gastar, pode tentar usar um software gratuito. Apesar de que hoje plataformas online apesar de pagas, facilitam muito o seu trabalho. 

Dica 3 – Saiba usar imagens

Outra dica é usar imagens ilustrativas em seus artigos de blog. Isto é muito importante para prender a atenção do usuário e fazer uma quebra na leitura massiva. É fato que a nova geração (pessoas entre 15 a 25 anos) não leem por mais que 2 minutos seguidos as páginas de sites. Logo, usar imagens pode fazer uma quebra nessa leitura, ocasionando uma maior permanência do leitor na página.

Mas tenha cuidado: primeiro com os direitos autorais. Tente sempre fazer seus próprios designs. Você pode inclusive contratar alguém em plataformas de freelancers, e caso não tenha recursos para isso, há sites de banco de imagens livres de direitos autorais para você baixar e usar.

Dica 4 – Não carregue muito suas páginas

Isto é extremamente importante. Não use imagens com tamanho e resolução que vão pesar mais do que 2Mb. Vídeos é recomendado que use urls de forma que apenas sua página transmita-o direto do youtube ou outra plataforma.

Hospedar conteúdo em mídia nas suas páginas pode fazer com que elas fiquem pesadas e lentas. Assim você perde força no SEO do seu site. 

Outro motivo para não carregar é colocar muitas informações, como por exemplo, abordar mais de um assunto por página, ou colocar mais de 1 vídeo ou várias imagens. Isso não é legal. Se você trabalha com necessidade de expor imagens (como fotografia) crie uma página específica como Portfólio. 

Quando você carrega muitas informações, pode confundir o leitor e deixá-lo ansioso. Isso faz com que perca tráfego ao longo do tempo e suas páginas caiam no esquecimento. Seja sutil. O menos é mais.

Como uma mini dica final, recomendamos também que você sempre um bom português em seus textos. Erros de português são inaceitáveis, e por isso talvez seja razoável contratar um redator freelancer para redigir seus conteúdos. Assim o seu site fica com um design muito mais profissional. Isto mesmo, os textos inseridos, tanto em landing pages quanto em blog fazem parte do seu design. Fique atento a isso!

Com isso, terminamos nossas dicas de hoje para Design do seu site. O que você achou? Esperamos ter ajudado, e em caso positivo, deixe um comentário para nós! Vamos adorar ver sua opinião. Até a próxima!

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