guest post Mônica Godinho

Linkedin: 5 benefícios da rede para alavancar resultados

Uma das redes mais importantes do momento para profissionais, existe uma série de benefícios no linkedin que podem ser avaliados como essenciais para o mercado de trabalho.

Com milhões de membros no mundo todo, o Linkedin é a maior rede social profissional em atividade.

Pessoas de todas as categorias de trabalho encontram-se atualmente no linkedin. É possível encontrar profissionais de Pintura de equipamentos industriais com a mesma facilidade que programadores e professores, por exemplo.

Uma das grandes vantagens dessa rede em relação as outras é que ela estreita os laços entre empresas e profissionais qualificados, permitindo uma interação direta entre ambos, sendo que essa interação pode efetivamente gerar a contratação do profissional.

Dentre muitas de suas finalidades, a de contratação é uma das que mais tem sido adotada no mercado de trabalho, com a maioria dos recrutadores de empresas utilizando a ferramenta para buscar pessoas habilitadas.

Com a atualização do mercado cada vez mais crescente, é de se imaginar que a rede de contatos criada pelo Linkedin cresça ainda mais conforme o tempo passe.

Criado em 2002, quando o Linkedin iniciou suas atividades tinha apenas a equipe de criadores e seus amigos, compondo 350 contatos.

No mesmo mês, a rede social encontrou uma evolução enorme, alcançando 4.500 usuários interessados nas ferramentas que a plataforma tem a oferecer.

Hoje em dia, pessoas das mais variadas áreas de atuação buscam oportunidades de negócio e crescimento dentro do aplicativo.

Fornecedores de refeições para empresas podem usar a plataforma como uma forma de identificar potenciais clientes em sua região, enquanto empresas buscam funcionários e pessoas tentam alcançar um melhor resultado profissional.

Em 2016, a rede acabou sendo comprada pela gigante de tecnologia Microsoft, que atualizou a parte técnica e estética do aplicativo, tornando-o mais amigável e intuitivo.

Porque usar o Linkedin?

A rede social é uma excelente ferramenta profissional. Ali, é possível adquirir uma série de vantagens fundamentais para seu campo de trabalho.

Um dos principais elementos de suporte da rede é o networking. Criar uma boa rede de contatos é fundamental para desenvolver um bom trabalho como profissional.

Isso porque, mesmo que você esteja empregado, pode surgir uma oportunidade única e estar engajado com as pessoas corretas pode garantir que você consiga aproveitar.

Hoje em dia, até vendedores têm usado o Linkedin como uma forma de encontrar clientes. Vender um judogi adidas pode ser fácil se você souber o público que deseja encontrar.

É importante limitar seus contatos a companheiros profissionais entretanto. Um perfil muito cheio de informações pode atrapalhar tanto você quanto um possível contratante que esteja avaliando seu perfil.

De forma ideal, pessoas que possam comprovar a qualidade de seu trabalho são excelentes adições a rede, além do contato de empresas em sua área de atuação e influenciadores que tenham a ver com você.

Diferente de outras redes, onde ter mais amigos é mais interessante, no Linkedin é primordial que se preze pela qualidade acima da quantidade.

A plataforma também permite a criação de conteúdo próprio para sua página.

Uma academia com espaço kids pode oferecer seus serviços direto no aplicativo, permitindo um acesso muito maior de clientes.

Ao criar conteúdo relevante para sua categoria profissional, você não só demonstra conhecimento acerca da área mas também trabalha para se tornar referência, sendo mais procurado por pessoas interessadas nesse campo em específico.

Principalmente para produtores de conteúdo, essa ferramenta é fundamental para criar um portfólio adequado que você possa usar como argumento de negociação em uma entrevista de emprego.

O Linkedin possui as mais diversas áreas incluídas em suas redes. É possível encontrar vagas desde estágios a cargos de chefia, e os usuários de todos os níveis podem encontrar interesses dentro da plataforma.

Existe uma série de headhunters especializados em avaliar perfis dentro do Linkedin para atrair candidatos adequados para grandes empresas, então estar engajado na aplicação é uma chance grande de que essas pessoas conhecerão seu conteúdo.

Apesar da ferramenta ser bastante intuitiva, algumas pessoas ainda tem dificuldades de inserir corretamente todas as informações necessárias. Isso pode prejudicar um profissional na hora de estabelecer contato com um contratante.

Criar flyers academia dentro da plataforma requer cuidado para que todas as informações sejam preenchidas, evitando qualquer tipo de complicação.

O primeiro ponto a se registrar na plataforma são seus objetivos profissionais. Neste aspecto, é preciso ser direto e funcional, uma vez que objetivos muito genéricos podem não atrair a atenção de nenhum nicho em específico.

 

Por isso, paute seu conteúdo em uma apresentação funcional e identificando exatamente o que você busca na plataforma, para que sua rede de networking consiga explorar melhor seu perfil e encontrar algo adequado para você.

Para procurar vagas que estejam relacionadas a seus interesses, é possível usar ferramentas de busca da própria rede, onde você pode encontrar empresas que têm interesse em vagas que você procura, a localização delas, segmentos e remuneração, entre diversos outros aspectos.

Muitas empresas hoje em dia, identificando a quantidade de pessoas no linkedin, tem usado a ferramenta também para promover uma série de interações de marketing digital.

Com isso, elas buscam alcançar um público consumidor maior, direcionando para o meio profissional suas propagandas. Uma empresa consegue alcançar dentro da plataforma:

  •         Maior Engajamento
  •         Relacionamento com Clientes
  •         Posicionamento de Marca
  •         Análise de Concorrência

Além de diversas outras funções, tudo enquanto pode pesquisar por profissionais que possam ser uma boa adição a equipe.

Dicas para se Destacar na Rede

Com o aumento cada vez maior de usuários dentro da plataforma, é preciso se atualizar e compreender as mudanças que devem ser feitas para ter um perfil com maior acesso.

1.    Atualização

Manter seu cadastro completo é fundamental para contatos profissionais. Um recrutador pode acabar desistindo de entrar em contato pela falta de um ou mais dados.

Se você tem uma empresa de fabricação de Botijão de gás 13kg, é importante que todas as informações sejam preenchidas para encontrar profissionais adequados para o serviço.

Por isso, é importante atualizar constantemente o perfil e identificar elementos que precisem ser alterados, como endereço e telefone, que muitas vezes podem mudar.

Além disso, mantenha um registro correto de suas experiências. Elas podem servir como embasamento para que um contratante opte por entrar em contato e interagir com você.

Erros de gramática e digitação podem ser relevados em outras redes sociais, mas no Linkedin, onde se espera um maior grau de comprometimento, esse tipo de erro pode ser a diferença entre ser contratado ou não.

Por isso é importante revisar todo o conteúdo que você publicar na plataforma.

2.    Imagem

A imagem é um elemento importante da comunicação. É preciso tomar cuidado com o tipo de fotos e vídeos que são compartilhados na plataforma. Assuntos pessoais devem ser levados para outras redes mais propícias para isso.

Entretanto, as pessoas precisam saber quem você é. Por isso, não deixe de publicar imagens para ser identificado no Linkedin.

Não é necessário nenhum tipo de formalidade, mas é de bom tom escolher fotos e vídeos de tom neutro para aplicar na rede.

3.    Interação

O Linkedin é uma rede que precisa de atenção frequente. Você não precisa viver no aplicativo, mas é interessante que o utilize com uma certa consistência, sempre engajando-se em assuntos interessantes e levando conteúdo relevante.

Turistas que frequentam raramente a plataforma dificilmente serão notados, uma vez que a rede social precisa da interação para levar seu nome aos recrutadores.

Uma empresa de Perfuração em concreto pode estar procurando diversos profissionais em variadas áreas, e estarão interessados em se engajar com os perfis da rede social.

O ideal é criar conteúdo de sua autoria, para mostrar qualidade dentro da sua área. Mas se o tempo estiver curto, ainda assim compartilhe algum texto relevante de um produtor de conteúdo de sua confiança, para manter a rede ativa.

4.    Grupos

Uma das partes fundamentais de criar networking é entrar em grupos. Essa opção te permite encontrar outros profissionais da mesma área e trocar experiências e conhecimentos, ampliando assim sua rede de contatos.

É interessante ser participativo nestes grupos, criando discussões saudáveis e debates inteligentes, para se fazer notar e ficar em evidencia de forma positiva. Olheiros de empresas costumam frequentar grupos de discussão, e podem se impressionar com suas habilidades.

5.    Engajamento

A maioria das redes sociais atualmente usa hashtags, mas muitas pessoas não compreendem como utilizá-las. Ao utilizar as palavras-chave corretamente, você conseguirá identificar muito mais conteúdo relevante para sua área de atuação.

Além disso, pessoas que usam as hashtags de forma inteligente conseguem um engajamento muito maior para suas contas, atraindo muito mais pessoas para ampliar sua rede de contatos.

Isso vale até mesmo para fora da rede social. Sua empresa pode criar Chaveiros mosquetão de brinde, personalizados com o Link para encontrá-lo na rede social, facilitando assim a interação e o engajamento com o público.

Independente de que etapa você se encontra em sua carreira profissional, estar atualizado no Linkedin é um grande potencializador de boas oportunidades, e se usado com sabedoria, pode trabalhar muito em sua carreira para alcançar resultados positivos.

Por isso, mantenha uma atenção especial a essa rede no seu dia. Por mais divertidas que as outras redes de relacionamento sejam, o Linkedin permite os mesmos tipos de interação com o adicional de ser uma ferramenta profissional de grande impacto na vida de seus usuários.

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