guest post Mônica Godinho

4 dicas para conseguir mais visitantes em seu site

Criar uma página de conteúdos relevantes, que influenciam diretamente no crescimento de uma empresa, é um dos maiores desafios de profissionais, que constantemente estão testando novas dicas para conseguir visitantes

Pode não parecer tão fundamental assim, ter muitos acessos no blog de uma empresa, onde apenas são divulgadas informações e conteúdos relacionados à área, e não à uma venda direta. Entretanto, esse é um dos principais meios de enriquecimento da marca.

Entenda um pouco mais sobre a importância que os benefícios do tráfego de um site proporcionam às empresas, e saiba já como começar a fazer o melhor para sua marca!

Por que os cliques são importantes?

Além de ser um sinal de prosperidade e popularidade, um alto tráfego em um site comercial possibilita uma criação de estabilidade e reconhecimento no mercado.

Por exemplo, uma empresa de gestão patrimonial que divulga conteúdos atrativos para o público em seu blog pode, além de conseguir atrair mais pessoas interessadas em pagar pelo serviço que ela presta, aumentar ainda mais sua importância.

Com essa popularidade e referência no seu ramo de atuação, fica mais fácil construir e conduzir um relacionamento com o cliente que, neste caso, tem grandes motivos para acertar uma parceria, tanto no quesito de compra, quanto em uma questão de confiança.

Há ainda a relação à educação do público e criação de mercado. Ao produzir conteúdos relevantes e ver sua página ter muitos acessos, sua empresa consegue criar uma comunicação sobre as necessidades dos clientes que devem ser supridas.

É interessante pontuar que, ao aumentar o tráfego de sua empresa utilizando algumas estratégias orgânicas, ou seja, sem que haja algum investimento financeiro, algumas vantagens relacionadas ao marketing são importantes:

Custo-benefício da operação

A primeira questão a ser celebrada como uma vantagem positiva da prática de estratégias para aumento de cliques, simples de serem feitas pela própria empresa, é a não necessidade de pagamento de tráfego por meio de anúncios.

Por exemplo, se você tem um site para o seu banho e tosa delivery, que direciona o consumidor do conteúdo para a página de compra de produtos ou serviços, e seu conteúdo está recebendo muitas visitas, não é necessário ter que investir em anúncios pagos.

Isso porque seus possíveis clientes já vem de uma forma orgânica, o que te deixa mais tranquilo quanto ao uso de inúmeras formas de engajamento ou de marketing para atrair novas pessoas para o seu negócio. Sem dúvidas, isso faz diferença no orçamento.

Relevância da marca

Ainda seguindo a não necessidade de anúncios, por verem que o seu site ou sua marca aparece de forma orgânica, é possível que sua empresa passe a ser tratada com maior relevância, já que não precisa correr para conseguir visitas.

Isso acaba se tornando uma maneira relevante e interessante de seus funcionários trabalharem.

Como por exemplo, uma pessoa responsável pela comunicação em uma fábrica de peças plásticas, que pode usar a popularidade do conteúdo para lançar ideias novas de posts no blog.

O orgânico não tem prazo de validade

Enquanto seus conteúdos estiverem sendo populares em redes sociais e buscadores, sua audiência continuará onde está. Afinal, diferente das estratégias que envolvem anúncios pagos, a popularidade no seu site feita de forma orgânica não tem prazo para acabar.

Por exemplo, é comum encontrarmos empresas na internet que anunciam sala comercial por hora. Geralmente, são publicidades pagas, que apesar de investirem em uma construção de público que pode dar certo, elas gastam muito com esse processo.

O relacionamento dos sonhos

Se seu conteúdo se tornar cada vez mais interessante e relevante para públicos que vão além dos seus próprios clientes, seu relacionamento tanto online quanto offline, com todo o mercado, só tem a ser o melhor, afinal, você estará sendo considerado uma referência.

Mas para além disso, muitas pessoas se sentem satisfeitas e confiantes em saber que uma empresa é bem vista na internet. 

Isso faz com que a construção de relacionamento seja cada vez mais sincera, e tenha grandes possibilidades de melhorar no futuro.

Imagine que você acaba de pesquisar sobre aula de canto iniciante e acaba encontrando uma empresa da sua cidade especializada nesse serviço. 

Independente de conhecer ou não o trabalho dessa empresa de perto, você verá, ao observar os conteúdos reconhecidos pelos sites de pesquisas, que aquele é um bom lugar para começar uma troca entre cliente e empresa.

Aumentando os visitantes do seu site

Agora que você entendeu um pouco mais a importância e os benefícios de se ter mais visitas no seu site, conheça algumas estratégias para pôr isso em prática, tanto de forma orgânica, ou quando precisar, de maneira paga.

Antes de começar, é interessante que você foque, primeiramente, em conhecer o seu público, bem como a sua empresa e os seus objetivos. Essa é uma dica inicial, mas que faz parte da base de todo o esforço que você fará para atrair mais público.

Uma boa jogada é recolher o máximo de informação em sites e redes sociais da sua empresa, que de alguma maneira, agreguem informações sobre seus clientes ou sobre as pessoas que costumam gostar do seu conteúdo.

 

Entenda bem o que você quer produzir para esse público, e analise o que eles mais gostam de ler no seu site, e como isso pode ser transformado em potenciais iscas para vendas. Algumas dessas informações são:

  • Postagens mais visualizadas;
  • Publicações mais comentadas;
  • Gênero e idade do público;
  • Preferência por horários;
  • Cidades onde mais acessaram.

Feito isso, você pode seguir algumas dessas técnicas:

1 – Desenvolva conteúdos de qualidade

Entendendo melhor o que seu público quer ou o que ele mais consome, faça um planejamento de assuntos que podem ser abordados de maneira aprofundada e rica em informações relevantes, não apenas para o momento, mas para agregar na sua marca.

Por exemplo, se você trabalha como chaveiro profissional e pensa em escrever conteúdos sobre perda de chaves ou técnicas de abrir portas sem chaves, é possível criar conteúdos baseados em falas de profissionais ou perguntas de seguidores na internet.

Inclua no artigo a ser escrito todas as possíveis dúvidas e tire o máximo de dicas, pensando sempre que a informação ficará naquela página por um tempo infinito. 

Ou seja, faça algo que as pessoas possam sempre usar como base para dúvidas na internet.

Ademais, lembre sempre de criar conteúdos que falem algo novo. Pense que você pode ter concorrentes na internet que já falaram sobre algum assunto, logo, seu conteúdo irá se juntar a outros, e pode acabar se tornando irrelevante.

2 – Crie conteúdos em múltiplos formatos

Com as inúmeras possibilidades de consumo de conteúdo, criados pela popularização das redes sociais e plataformas digitais, você não precisa apenas criar um texto. 

Hoje, é possível implementar seu conteúdo com inúmeras formatos, tais como:

 

  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Análises;
  • Entrevistas com especialistas;
  • Entre outros.

Quanto mais diversa for a sua produção, mais pessoas de diferentes nichos e gostos você poderá atingir. Por isso, se possível, faça uma pesquisa para entender o que seu público mais gosta em questão de formatos de conteúdo.

3 – Faça o uso de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) consiste em um conjunto de técnicas de marketing em que se analisam as principais palavras-chave procuradas pelo público na hora de fazer uma busca de serviços ou conteúdos na internet.

O uso dessa estratégia é capaz de favorecer as empresas na hora de produzirem seus conteúdos. 

Por exemplo, uma pessoa pode pesquisar “cartão de visita pessoal” ao desejar encontrar uma gráfica que faça esse serviço. Sabendo disso, e no caso de, por exemplo, você ser dono de uma gráfica, é interessante fazer a publicação de um conteúdo com esse tema.

Para saber adequadamente qual é a palavra-chave usada em cada tipo de segmento, o ideal, além do estudo do mercado, é procurar por sites específicos que filtram as melhores pesquisas dos usuários e disponibilizam as palavras para cada nicho.

4 – Não deixe de produzir por muito tempo

Não adianta muito você elaborar um conteúdo relevante, conseguir muitos acessos no seu site e, com isso, aumentar seu público, mas depois parar de produzir. O ideal é fazer um planejamento de postagens, para que você não se perca em seus compromissos.

Produzir conteúdo para marcas é algo que demanda tempo de trabalho e produção e, por esse motivo, não é algo que pode ser feito da noite para o dia, sem o mínimo de estudo, como por exemplo escrever algo relacionado a uniforme empresarial personalizado.

Você deve encontrar uma maneira de fazer seus conteúdos de uma forma que não fique pesado para você, mas que também seja uma boa produção e que ocorra em curtos períodos de tempo, para que seu público não se esqueça do seu negócio.

Conclusão

Embora você aposte nas dicas dadas acima para aumentar seu tráfego e implementar sua relevância como produtor de conteúdo online, e com isso melhorar suas vendas, você não deve esquecer de sempre manter a alma do seu negócio em cada passo que der.

Evite grudar-se em estereótipos ou fórmulas prontas de como produzir ou levar seu site adiante. 

Procure, sempre que possível, levar em consideração o que mais os seus clientes gostam na sua marca, e traduza isso para o que você for colocar no seu site!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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