guest post Mônica Godinho

Quais as melhores estratégias orgânicas para blog odontológico?

Conhecer as melhores estratégias orgânicas para blog odontológico pode ser a melhor alternativa para investir nessa ideia sem precisar tirar dinheiro do bolso.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas simples e práticas que você pode começar agora para tornar o seu consultório uma verdadeira referência.

Vamos lá?

1. Atendimento rápido via WhatsApp

Para começar essa lista de dicas, uma das principais reclamações de milhares de brasileiros é a falta de contato com o dentista.

Neste cenário, o problema surge tanto para quem já faz algum tratamento, e precisa tirar alguma dúvida, como para aquele paciente que ainda está procurando um profissional.

Entretanto, pode ser que você tenha um pouco de medo de oferecer esse tipo de atendimento.

Afinal, se trata de um meio de comunicação mais pessoal, simples e que, não é fácil de ser controlado.

Desse modo, é preciso ter um pouco de cautela e paciência para oferecer esse serviço.

A regra geral é que o WhatsApp deve funcionar como uma facilidade de curto prazo, para dúvidas pontuais, reclamações e informativos.

Entretanto, para realizar qualquer tipo de orçamento, atendimento e mais, solicite que o paciente interessado vá até o consultório.

Assim, esse contato fica para aqueles que querem marcar um horário, desmarcar uma consulta ou mesmo para saber quais serviços você oferece.

Uma dica é ter um tipo de banner ou imagem apresentando o seu trabalho, que pode ser enviada para toda a lista de contato.

2. Divulgar conteúdos online é uma das estratégias orgânicas para blog odontológico

Ter um blog ou site do seu negócio, é a melhor oportunidade para compartilhar imagens, informações, dados e pesquisas.

Assim, você consegue reunir mais pessoas e informações em um só lugar, atraindo mais leitores e convertendo-os em clientes.

Entretanto, é preciso ter um pouco de cuidado em relação ao que é divulgado, principalmente fotos e propagandas, caso tenha parceria com alguma empresa.

 Em geral, toda a responsabilidade do que é falado naquele espaço é sua, logo, precisa passar por um processo de filtragem.

Além do cuidado com a linguagem, é preciso ficar atento ao formato, indicações de produtos e promessas, evitando reclamações.

Por ser tratar de um conteúdo virtual, a maioria dos profissionais prefere compartilhar imagens de seus pacientes.

Inclusive, uma das conquistas dos dentistas foi a autorização do conselho odontológico, no final de 2019, para divulgar imagens dos pacientes.

De acordo com o documento, os dentistas que realizaram o procedimento podem compartilhar imagens de autorretratos do antes e do resultado do tratamento.

Entretanto, continua proibido divulgar imagens ou vídeos do procedimento, salvo para pesquisas científicas.

Dessa maneira, você pode mostrar para o seu público o antes e depois, estimulando novas pessoas a buscarem um sorriso mais bonito e saudável.

Importante

De acordo com o conselho de odontologia, é obrigatório que as mídias dos profissionais tenham:

  •         Nome da profissão exercida como principal e auxiliar, como cirurgiã-dentista;
  •         Todos os profissionais jurídicos devem ter o nome e número do responsável técnico;
  •         Número e nome de inscrição do profissional na profissão.

Inclusive, se quiser saber mais sobre o que pode ou não fazer no marketing online, vale a pena conferir o post da SuryaDental.

3. Redes sociais entre as melhores estratégias orgânicas para blog odontológico

Ainda que o foco do seu curso online seja criar um blog, também é interessante incorporar a essa página online todas as suas redes sociais.

 

Principalmente as de cunho profissional.

Isso porque, as mídias sociais são áreas em constante crescimento e permitem uma maior visibilidade na internet.

Nessas redes, você pode compartilhar o seu banner de trabalho, o tipo de serviço que oferece e facilidades.

Mais importante que isso, é possível gerar autoridade através do engajamento.

Em síntese, você compartilha informações, interage com o público e cria um espaço onde a conversa e a busca por respostas chega a algum lugar.

Assim, sempre deixe as páginas atualizadas, publicando conteúdos relacionados ao seu nicho.

4. Sempre fique de olho nos resultados

Uma das melhores estratégias orgânicas para blog odontológico que todo curso de marketing digital ensina, é que observar os resultados é parte do sucesso.

Isso porque, quando você observa os resultados, sabe o que funciona ou não com o seu público e como impulsionar as postagens.

Ou seja, você passa a descobrir o que fazer e como garantir o melhor resultado a partir disso.

Entretanto, essa análise depende de você, para começar a fazer postagens nas mídias online com regularidade.

A partir de então, você analisa os relatórios, curtidas, comentários, repostagens e assim por diante.

Tudo é válido e pode ajudar de alguma maneira!

5. Ferramentas e novas estratégias orgânicas para blog odontológico

Para finalizar esse post, é essencial ter em mente que novas ferramentas e estratégias aparecem no mercado com certa regularidade.

No geral, essas ferramentas têm como objetivo tornar o seu trabalho mais simples, otimizar resultados e alavancar negócios.

Desse modo, precisam ser melhores aproveitadas.

Portanto, sempre fique atento ao mercado, veja o que está sendo comentado e quais são as tendências e promessas do próximo ano.

Por exemplo, há alguns anos, os aparelhos fixos se tornaram uma grande moda entre o público, sendo que até quem não precisava queria colocar o aparelho nos dentes.

Já nos dias de hoje, o que mais faz sucesso são os aparelhos invisíveis e as placas ou facetas, que são colocadas em cima dos dentes para deixar o visual mais branco e alinhado.

Por isso, se você ainda não domina essas técnicas, vale a pena começar a pensar em algum curso e especialização para levar essas novidades ao seu público.

Além disso, aproveite para fazer pesquisas online e ver o que está sendo comentado, o que o público mais pede, dúvidas mais comuns e assim por diante.

 

Por fim, você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre este assunto?

Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar ou aproveite para compartilhar a sua experiência.

Além disso, se quiser ver outro assunto aqui na página, não deixe de deixar a sua dica.

Grande abraço e até o próximo post!

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