guest post Mônica Godinho

Identidade visual: 5 motivos para investir em seu blog

Um dos primeiros elementos que qualquer leitor vai identificar em um blog é sua identidade visual. Esse conceito funciona como um cartão de visitas, tornando o reconhecimento de sua marca imediato.

Logo, um blog de gestão patrimonial pode se destacar muito de seus concorrentes se explorar todo o conceito de sua identidade visual para conseguir angariar mais clientes.

Dentre os elementos que compõe uma identidade visual, podemos destacar:

  • Nome;
  • Logotipo;
  • Slogan;
  • Cores.

Ou seja, é tudo aquilo que cria uma visão de reconhecimento, permitindo que qualquer pessoa saiba do que se trata quando identificar um dos elementos de sua identidade visual.

Esse conceito é praticamente natural para qualquer ser humano. Isso porque cada pessoa tem características que as marcam e as identificam como pessoas singulares.

Mesmo características que uma pessoa não goste nela, como traços marcantes ou seu próprio nome, acabam servindo como um identificador imediato. Isso não é diferente com empresas.

É preciso identificar seu público-alvo para criar uma identidade visual que se comunique com eles. Assim, você logo se tornará referência em meio a blogs de um determinado nicho, com todos os elementos de sua identidade visual em cheque.

Por exemplo, o blog de uma distribuidora de mini hambúrguer artesanal será só mais uma se não tomar cuidado e atenção a todos os elementos necessários para ser reconhecida como única no mercado, instigando outros a consumirem ali.

Sua logomarca, as cores utilizadas, materiais de divulgação e até mesmo a formatação de um texto tornam seu blog único no mar de informações que é a internet.

Portanto, é preciso se aproveitar desses recursos para conseguir engajar-se melhor com seu público e com novos possíveis leitores.

A importância da identidade visual

A identidade visual é a melhor forma de identificar sua empresa frente ao mercado. Isso porque, com uma marca forte, é possível reconhecer do que se trata um símbolo ou logomarca, sem que haja nenhum tipo de texto que explique o conteúdo.

Em propagandas, é muito comum vermos um destaque maior para elementos que sejam de fácil identificação.

Isso porque esses elementos acabam ficando na memória dos clientes, que acabarão se lembrando primeiro de marcas confortáveis quando tiverem alguma necessidade a ser atendida.

Um chaveiro profissional que não invista em sua identidade visual pode acabar ficando obsoleto, uma vez que, independente da qualidade de seu trabalho, as pessoas não se lembrarão de contactá-lo em caso de necessidade.

Por isso, quanto mais forte for a sua identidade visual, maior o reconhecimento que sua empresa terá perante todas as possibilidades de mercado. Com isso, virão muitas outras oportunidades de negócio, com um engajamento mais forte nas redes.

Em blogs, esse tipo de engajamento é fundamental. Isso porque na internet, novos sites são criados a todo momento, por pessoas que têm conteúdo a apresentar e que podem se tornar relevantes de uma hora para outra.

Portanto, a consistência e a criação de elementos que remetem diretamente a seu blog são a peça-chave para criar uma base de fãs, que acabará acompanhando todo seu trabalho e permitindo conquistas como parcerias e trabalhos utilizando sua ferramenta.

Quanto mais difundida for sua marca, mais sentimento de pertencimento seu público terá. Diferente de outros segmentos de mercado, nos blogs esse sentimento é fundamental.

Uma imobiliária que trabalha com aluguel de sala comercial pequena precisa se destacar no meio corporativo para conseguir atingir o público-alvo desejado e conseguir converter mais vendas.

Isso porque o trabalho em um site desse tipo é influenciar positivamente um público, criando conteúdo adequado e ajudando as pessoas a resolverem problemas que elas possam ter. Essa ação é feita com conteúdo de qualidade, informações precisas e muito trabalho.

O engajamento é a principal métrica de qualidade de um trabalho com blogs. Por isso, a criação de conteúdo relevante deve ter constância e buscar novidades e assuntos de interesse de seu nicho de mercado para conseguir se manter em alta.

Logo, uma empresa de entrega de documentos que consiga melhorar sua identidade visual será sempre a primeira a ser lembrada quando alguém precisar dos serviços, alavancando, assim, todo o processo da empresa.

Portanto, quando você engaja sua identidade visual em seu blog, você está se tornando uma referência em sua área de atuação na internet, e acabará sendo muito mais procurado.

Isso porque as pessoas tendem a consumir muito mais conteúdo de uma marca forte do que de uma marca desconhecida no meio da internet.

Com a produção e identificação de sua marca, você consegue criar uma entidade na web, um portal de informações que poderá ser muito mais acessado por estar na liderança em qualquer nicho que você decida atuar.

Por que investir em identidade visual?

Alguns empreendedores ainda sentem um pouco de receio em investir na identidade visual, seja por querer economizar com os custos de artes e de produção ou porque não entendem o poder dessa ferramenta de mercado.

 

Entretanto, não possuir uma identidade visual hoje em dia é um passo muito grande para levar qualquer empresa para o ostracismo.

Seu blog pode acabar enterrado com os milhares de blogs que deixam de existir todos os dias, se você não se empenhar em criar elementos que façam o público voltar.

1. Fortalecimento de marca

Quanto mais pessoas começarem a acessar seu site, mais elas irão divulgar para seus familiares e amigos. Esse acréscimo orgânico pelo boca a boca não é possível se você não tiver uma identidade expressiva o suficiente para ser lembrado.

Se você oferece conteúdos de aula de canto iniciante em seu blog, é essencial passar confiança e talento para que outras pessoas decidam investir seu tempo em acompanhar seu conteúdo.

Evite que seja o tipo de temas que as pessoas compartilham dizendo “eu vi em um blog”. Elas precisam ter certeza da afirmação de sua identidade visual para confirmarem onde conseguiram a informação e possam passar para outras pessoas.

Uma marca forte é fundamental para se manter em alta na internet, onde tudo muda muito rapidamente.

2. Diferencial de mercado

Em um mundo onde a competição cresce vertiginosamente, você precisa ter um diferencial claro para se destacar. Sua identidade identifica suas qualidades e méritos, tornando-o altamente funcional dentro do mercado e tomando a dianteira contra a concorrência.

Você precisa tornar sua identidade um sinônimo de qualidade em produção, para que seus leitores e outras pessoas que busquem conteúdos similares aos seus tenham o nome de sua marca sempre em mente.

3. Criar uma experiência

Parte da formação de sua identidade visual é tornar-se único. Existem diversos blogs que escrevem sobre os mesmos assuntos. Pensando nisso, crie conteúdos que sejam uma experiência diferenciada para seus leitores.

Um estabelecimento de stand para evento pode criar um blog para colocar conteúdo relevante a seu produto e utilizar essa ferramenta para se fortalecer ainda mais no mercado.

Seja através do formato de escrita, do layout e da utilização de recursos de imagem e audiovisual, crie conteúdos transmídia e todas as outras ferramentas possíveis.

Você deve criar um formato que extrapola o ato de ler uma matéria e que se torne uma experiência para o usuário.

Dessa forma, você conquistará muito mais resultados impactantes em seus números, e as pessoas irão automaticamente identificar sua logomarca ou seu nome quando lembrarem desse tipo de experiência única.

4.    Fidelização

Quanto mais as pessoas consumirem seu conteúdo, mais fiéis elas serão. 

Isso significa que as pessoas buscarão ativamente mais de sua produção, seja pela inscrição em newsletters, pelo acompanhamento do site e das redes sociais, além do pedido por mais conteúdo ativamente.

Essas pessoas se tornarão grandes aliadas na profissionalização de seu blog. Uma vez que você tenha um público fiel, será muito mais fácil negociar parcerias e publicações patrocinadas com outras empresas.

No entanto, é necessário tomar cuidado. Seu público confia em sua capacidade de discernimento.

Garanta que os produtos e serviços que divulgar tenham qualidade e confiança, uma vez que um serviço mal-prestado por um parceiro ou cliente pode gerar um impacto direto na sua própria marca.

5. Estimular o retorno

Quanto mais qualidade o conteúdo tiver, mais seus leitores irão retornar em busca de mais. Com o tempo, eles estarão acostumados a inserir seu conteúdo, seu nome e sua identidade visual em conversas corriqueiras, tornando seu blog parte da vida cotidiana deles.

Com isso, você acabará alcançando um status muito maior que o de simples fornecedor de conteúdo. Você será parte importante da vida dessas pessoas, que buscarão mais conteúdo e uma maior difusão de seu trabalho.

Por esse motivo, sua identidade visual funciona como seu cartão de visita pessoal, por isso, mantenha sempre tudo com sabedoria e qualidade.

Conclusão

Para que seus leitores retornem sempre, é preciso que elas tenham na cabeça recursos que os lembrem onde consumiram determinado conteúdo. 

A identidade visual garante que toda vez que eles entrarem no site, saberão exatamente do que se trata e o que estão buscando.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.