guest post Mônica Godinho

Lançamentos Fiat: saiba mais sobre os novos modelos do mercado brasileiro

Saiba o que esperar da marca nos próximos anos.

Mudança na identidade, rendição aos SUVs, investimento em conectividade e promessas de novos motores já nos próximos dois anos. A Fiat pisou fundo no acelerador e não tem planos de reduzir a velocidade da produção de modelos novos

Pronta para voltar à liderança do mercado, a montadora reinventou-se de diversas formas. Os italianos parecem ter se lembrado de suas raízes, retomando o posicionamento de marca pop. 

Junto aos americanos da Chrysler, a Fiat participa do conglomerado industrial FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Em comunicado, o presidente, Antonio Filosa, apresentou a nova cultura da companhia.

Ele disse que “a marca promoveu uma profunda evolução para um novo modelo de negócios que muda o foco do produto para o cliente como centro de tudo o que a empresa faz”. 

Filosa conclui, dizendo: “fomos atrás de nossa essência, buscamos nossas raízes. A Fiat é pop, encantadora, espontânea e a mais ítalo-brasileira das marcas. Em cima disso, vamos projetar o futuro”.

Embora o grupo seja líder entre as montadoras, a Fiat sozinha ocupa o modesto terceiro lugar atrás de Chevrolet e Volkswagen, que ocupam primeira e segunda colocação, respectivamente. Agora, a italiana está decidida a mudar este quadro.

Mudanças

Produzindo no Brasil, desde 1976, sempre com uma postura mais discreta, a marca mudou o logotipo, renovou concessionárias, assumiu seu lado pop e quer dominar o topo dos rankings com modelos novos. 

Dentre as mudanças mais drásticas da marca estão as estratégicas. Até pouco tempo, a Fiat não incluía SUVs em sua linha. Entretanto, em julho deste ano, a montadora reforçou uma informação que já havia surgido no final de 2019: ela contará com dois SUVs no portfólio. O primeiro deve chegar já em 2021. O outro tem previsão para lançamento em 2022.

 

Com promessas de 15 novos carros no Brasil, o conglomerado FCA também investirá em 10 outras novidades para suas marcas Jeep e RAM, totalizando, assim, 25 novos produtos no mercado nos próximos anos. Para atingir a meta lançada, Filosa afirmou que o grupo investirá R$ 14 bilhões na América Latina até 2022.

Além dos dois SUVs inéditos, as novidades contam com atualização nas linhas Toro, Argo e Cronos, investimentos em motores mais eficientes e tecnológicos, sendo dois deles turbo. A ofensiva trará um câmbio CVT e até um novo 500.

Novidades

O primeiro SUV será baseado no Argo. O modelo virá equipado com motor 1.0 turbo de 3 cilindros, com injeção direta de combustível, tendo opções de cabine simples e duplo. 

Já o outro modelo da mesma categoria virá com características mais contidas, pelo menos, na sua robustez. Ele será um cupê, baseado no conceito Fastback, visto pelo público no Salão do Automóvel de 2018, contando com um motor 1.3 turbo de 4 cilindros, 16V e injeção direta. 

A montadora anunciou que “o primeiro dos dois totalmente novos utilitários esportivos, com personalidade própria e distintos no portfólio da marca, está planejado para 2021. No ano seguinte, o segundo modelo, também único e sem comparação com o que existe na categoria, deve estrear no Brasil”.

Atualizando-se nas tendências futuras também, a Fiat trará ao mercado o novo 500, com propulsão totalmente elétrica. Ainda sem data oficial para o lançamento, o modelo nasce com a missão de ajudar a rejuvenescer a marca. 

Por falar em futuro, a fabricante promete veículos com forte componente de conectividade, ênfase na oferta da nova central multimídia Uconnect e tela de 7 polegadas. Em sua nova geração, a Fiat Strada deve ganhar versão com câmbio automático CVT em conjunto ao motor 1.3.

Outros modelos que também são fortes candidatos a receberem esta configuração são: o hatch Argo e o sedã Cronos, com faixas de potência de 150cv, 180cv e 220cv. Com essa ofensiva, o grupo FCA deve reforçar sua posição no mercado nacional. Investimento e boa vontade não parecem faltar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.