guest post Mônica Godinho

Relevância: 4 dicas para passar segurança para os leitores

Há alguns anos, com o surgimento de sites e blogs, muitas pessoas passaram a consumir conteúdos com mais facilidade, afinal, tudo era uma novidade no mundo online. No entanto, recentemente começaram a surgir perguntas sobre dicas para conseguir relevância.

Isso porque, assim como as mídias de comunicação tradicionais, a internet passou a englobar inúmeras possibilidades de informação ou conteúdo, e consumir todas elas ao mesmo tempo se tornou impossível para os leitores.

Primeiro porque hoje são muitas as formas de se manter informado, e se uma pessoa lê um conteúdo desagradável ou desinteressante em um site ou blog, é possível que ela não volte mais ali.

Cada vez mais essa situação se torna algo crítico, afinal, são os leitores de uma plataforma que colaboram para o sustento dela, e se eles não a leem ou nem ao menos apoiam seu crescimento, a empresa ou marca estará fadada ao fracasso.

Por que criar confiança é importante?

Digamos que uma empresa de determinado segmento passa a desenvolver conteúdos em seu blog sobre assuntos relacionados ao seu negócio

Apesar de ser um conteúdo com muitas informações, os leitores do site quase não se interessam. Agora pense: você acha que essa empresa vai conseguir ter a confiança de futuros clientes facilmente? Se respondeu não, acertou.

A confiança de leitores hoje é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, até mesmo de uma empresa que realiza controle de bens patrimoniais ou qualquer outra marca que faz a publicação de conteúdos na internet.

Os blogs, por exemplo, trazem conteúdos cada vez mais fortes e mais próximos de quem lê, e tendem a ser impessoais em suas conversas. 

Isso proporciona ao leitor uma maior vontade de interação, bem como desperta o interesse de voltar no seu canal mais vezes e até o indiquem.

Porém, se você nem ao menos responde as pessoas que estão ali te escutando, ou oferece um espaço de troca ou até mesmo de voz para os leitores dentro da sua plataforma, é possível que elas larguem seu conteúdo e não voltem mais.

Isso também toca em uma questão relacionada ao aumento do público. Geralmente, são os seus leitores que vão encorajar pessoas dos próprios círculos sociais para consumir seus conteúdos, e perdê-las significa errar em dobro.

Ademais, construir um canal de comunicação e troca de conteúdos é algo trabalhoso e deve ser levado a sério sempre, para que não haja consequências irreversíveis. Se você acha difícil construir esse relacionamento, saiba que destruir não leva um segundo!

Por exemplo, se você tem como assunto fixo no seu site sacolas ecobag personalizadas, que se relacionam com assuntos voltados para preservação ou meio ambiente, seria uma estratégia errada passar a falar sobre compras, lojas e outras práticas demasiadamente.

Seguir uma linha editorial é um grande desafio, mas para quem sabe planejar bem e seguir o foco da publicação, tudo fica mais fácil. 

Se você fala sobre questões relacionadas a um determinado tema, e esse é o motivo pelo qual seus leitores gostam do seu blog, isso deve ser estudado para que seja replicado em outras formas de conteúdo e maneira de escrita.

Claro que todos nós podemos acabar mudando de opinião ou implementar gostos em algum momento. Mas caso isso aconteça, tenha em mente que deve deixar o seu público avisado sobre as mudanças.

Estabeleça uma relação com os visitantes

Essa é uma dica que pode ser usada em praticamente todos os ramos empresariais, até mesmo em relacionamentos que você quiser construir ou melhorar: abra espaço para a comunicação e para que as pessoas falem com você!

Muitos dos seus leitores podem adorar o conteúdo que você escreve, e por isso, devem querer ter um contato a mais com sua empresa, ou até mesmo ouvir mais coisas sobre você, além do quesito profissional.

Por exemplo, não custa muito abrir um pouco dentro da própria comunidade. Você pode escrever um pouco sobre a sua vida, sobre uma aula de canto iniciante que está fazendo, por exemplo, algum esporte novo ou até mesmo motivos pelo qual está longe do trabalho.

Faça o mesmo para que essas pessoas se comuniquem com você, seja para falar sobre assuntos pessoais ou para comentar sobre o seu trabalho. 

Abra comentários na página do seu blog, espaço em redes sociais, responda e-mails, faça tudo para criar uma boa relação.

Como fidelizar de vez os seus leitores

Conforme apresentamos ao longo do texto, criar um relacionamento de confiança e possibilitar a fidelidade de seus leitores é algo trabalhoso, mas que pode ser bem executado e gerar impactos positivos na longevidade do seu trabalho.

Em alguns momentos, pode parecer difícil tomar providências para esse público, já que você está focado em construir conteúdos de qualidade. Mas uma boa dica é parar um pouco, analisar algumas questões e traçar metas de fidelização.

Aqui vão algumas dicas para começar esse relacionamento:

 

1 – Crie conteúdos com base no seu público

O primeiro passo para alcançar a relevância e o consumo essencial de conteúdo no seu blog é entender o que de fato as pessoas que consomem suas produções querem saber.

Falar o que gostamos de fazer, muitas vezes, acaba trazendo públicos interessados e totalmente dispostos a ler o que você escreve. Mas se o seu foco final é chegar a novos públicos, ou alcançar níveis fora da sua bolha, o ideal é ouvir seus leitores.

Por exemplo, se você costuma escrever sobre escritórios de advocacia e seus leitores começarem a pedir conteúdos ou até mesmo tirar dúvidas relacionadas à sala comercial por hora, essa é uma boa chance de colocar um conteúdo sobre o assunto no blog.

Esses leitores, ao verem que você os escutou, e que a opinião deles sobre a linha editorial serviu para a produção de um conteúdo, se sentirão ainda mais empolgados em ler seu blog, divulgá-los para amigos e até mesmo fortalecer o sustento do seu veículo.

Lembre-se que nesse momento você atua como uma espécie de detentor de informação, da forma de escrita e da criatividade em trazer assuntos e comunicações interessantes. 

No entanto, quem move os caminhos dos conteúdos, definitivamente, é o seu leitor.

2 – Faça perguntas para os leitores

Se puder, escreva sempre seus conteúdos indagando seus leitores, justamente para que eles tenham a oportunidade de responder você ou participar de uma conversa.

Por exemplo, se você está escrevendo sobre clínica veterinária popular, seria interessante perguntar ao final de uma postagem se alguém tem bichinhos de estimação e já precisou levá-los a esse local. Complemente perguntando como foi a experiência.

Logo, você verá que os locais para respostas, seja na própria página, nas redes sociais ou os seus e-mails estarão cada vez mais cheios. Portanto, estas devem ser respondidas por você o quanto antes, justamente para promover uma atenção.

Se puder, também pense em fazer algumas perguntas por meio de:

  • Newsletters;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Box de perguntas no seu site;
  • Formulários.

3 – Responda-os sempre

Continuando na relação de perguntas e respostas, troca de informações e pontos de vista, responder seus leitores, independente dos canais onde eles perguntam, é essencial para criar mais proximidade e ampliar os relacionamentos.

Uma pessoa que questiona sobre banco plástico para jardim em uma postagem que você fez sobre jardinagem, por exemplo, pode ficar feliz e cada vez mais fiel ao seu conteúdo se você respondê-la com clareza e com boa vontade.

Acredite, todo mundo gosta de receber atenção, e isso traz ainda mais resultados com pessoas que gostam de nosso trabalho. Afinal, elas estão ali, gastando seu tempo para prestigiar o que você produz. Por essas e outras, é necessário sempre respondê-las.

4 – Siga uma linha editorial

Essa talvez seja a dica mais essencial para a construção de um público cada vez mais presente e fiel. Saber o que você quer produzir de conteúdo, o que seu público gosta e colocar em um bom planejamento de conteúdo é, certamente, algo importantíssimo.

Por exemplo, você tem um blog de casa, e resolve fazer um conteúdo focado em chaveiro profissional para pessoas que precisam de dicas para resolver questões residenciais.

Em outro momento, você começa a produzir alguns conteúdos relacionados à viagens, passaportes e documentos necessários para a retirada. Tudo bem que esse pode ser um assunto relevante para quem tem uma casa, mas destoa totalmente do foco do blog.

Entenda que sim, é possível que você consiga ter público tanto para chaves de portas novas ou para entrega de documentos para passaporte, mas além de não ser o mesmo tipo de leitor, você estará saindo do foco do seu nicho.

Se precisar mudar de assunto, mesmo que esporadicamente, avise seus leitores, ou melhor, pergunte a eles o que eles acham interessante ou se eles consideram válido que você faça essa produção de conteúdo um tanto diferente.

Não esqueça que essas são as pessoas que estão apoiando o seu trabalho, e que serão responsáveis pelo seu crescimento e amadurecimento como marca. 

Essas são apenas algumas sugestões para que você seja capaz de passar segurança aos seus leitores. Seguindo-as, certamente, o sucesso do seu blog será garantido.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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