guest post Mônica Godinho

SEO: conheça 9 ferramentas

Com o avanço da tecnologia, muitas estratégias foram beneficiadas por recursos de automação. É o caso das ferramentas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), que facilitam o trabalho dos produtores de conteúdo.

Inclusive, muitos recursos ajudam a melhorar o posicionamento do seu site no resultados de pesquisa do Google e, dessa maneira, conquistar maior tráfego orgânico, reconhecimento da marca e chances de venda (principalmente, para os e-commerces).

Mas quais são essas tecnologias? No artigo de hoje, conheça algumas ferramentas de SEO que aprimoram o seu conteúdo e colaboram com a otimização da sua página.

1 – Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de SEO mais popular no marketing digital. Tanto que alguns especialistas consideram ele indispensável, seja para a produção de um blog post para uma clínica veterinária popular, ou um e-book para agências.

De maneira geral, o Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online do próprio Google. Com ela, é possível coletar informações sobre os seus usuários, por meio de relatórios completos e detalhados.

Por isso, a criação do conteúdo torna-se muito mais efetiva e direcionada, já que é possível saber exatamente quem é o seu cliente ideal.

A grande vantagem do Google Analytics está na sua disponibilidade gratuita. Além do mais, a plataforma tem uma interface amigável, fácil de navegar e que pode ser integrada a outros produtos do Google.

Além da produção de conteúdo para SEO, o Analytics pode ser usado para outras campanhas de marketing, como um anúncio de aula de canto iniciante no Facebook, já que todos os seus relatórios podem ser personalizados.

2 – Google Search Console

Continuando nos produtos da Google, outra plataforma muito usada para a estratégia de otimização é o Search Console (antigamente chamado de Webmaster Tools). Ele permite acompanhar as buscas da sua página no Google, com informações sobre visibilidade.

Em resumo, o Search Console faz com que o seu site seja encontrado e indexado corretamente, aparecendo nas buscas dos possíveis clientes. Para isso, basta acompanhar os relatórios da plataforma e verificar o que, de fato, precisa de otimização.

Através do Search Console, você pode ter acesso aos eventuais problemas do seu site que atrapalham a classificação e, assim, realizar as melhorias. Dessa maneira, é possível observar:

  • A velocidade de carregamento das páginas;
  • A origem do tráfego do seu site;
  • Os possíveis defeitos no código HTML;
  • A funcionalidade dos backlinks;
  • Entre outros.

Vale dizer que a estratégia SEO vai muito além da produção de conteúdo sobre controle de bens patrimoniais, por exemplo. A otimização também envolve questões de arquitetura do site e experiência do usuário, por isso, o Search Console é uma excelente ferramenta.

3 – SEOWorkers Analysis Tool

O SEOWorkers Analysis Tool é uma ferramenta para a análise da concorrência. Inclusive, você pode ter acesso aos relatórios de otimização de outros sites, para verificar quais são as tendências em SEO e o porquê determinadas páginas alcançam uma boa classificação.

Apesar de fornecer alguns dados básicos, os relatórios do SEOWorkers Analysis Tool são elaborados rapidamente, o que ajuda a orientar melhor a sua produção de conteúdo. 

Além disso, a ferramenta traz algumas informações que não costumamos checar normalmente, como o HTTP.

Dessa forma, uma fábrica de peças plásticas, por exemplo, pode verificar o que os seus concorrentes estão fazendo e, assim, ver o que é necessário aprimorar no SEO para alcançar mais competitividade.

4 – Keyword Planner

O Keyword Planner também é uma plataforma gratuita do Google, sendo disponibilizada pelo AdWords (o recurso de propaganda do buscador). 

Com essa ferramenta, é possível realizar pesquisas de palavras-chave, verificando a frequência e termos relacionados.

Desse modo, ao pesquisar por qualquer assunto, é possível visualizar os termos relacionados, como “controle de entrada e saída de bens patrimoniais”, bem como outras palavras que também são pesquisadas pelos usuários, como “controle de patrimônio excel”.

Assim, você pode investir em uma produção com melhor uso das palavras-chave, o que ajuda a melhorar significativamente o SEO e a classificação no Google.

Porém, vale ressaltar que o Keyword Planner é uma ferramenta que traz resultados de palavras-chave em relação à compra de mídia. Ou seja, as informações dos termos são baseadas de acordo com o seu próprio nicho, não no SEO.

Por isso, a recomendação é usar o Keyword Planner somente para ter uma noção geral das melhores palavras-chave para o seu conteúdo.

5 – Majestic SEO

O Majestic SEO é uma ferramenta para análise de otimização com link building (citação e hiperlink no seu conteúdo), com um funcionamento bem simples e funcional.

Através da inserção de uma URL na plataforma, é possível ter acesso aos relatórios de backlinks de um site, bem como as palavras-chave relacionadas.

 

O programa também avalia a qualidade das menções e dos termos, a partir de métricas criadas pelo próprio Majestic SEO (como o Citation Flow e o Trust Flow).

Dessa forma, se o seu conteúdo sobre sacolas ecobag personalizadas apareceu em outras páginas, a ferramenta mostra informações sobre o texto âncora dos links, a visualização dos domínios de referência, a diversificação das menções, entre outras.

O Majestic SEO está disponível em uma versão gratuita, porém, os recursos são limitados. Para melhor aproveitamento do programa, vale a pena optar pelo pagamento do sistema.

6 – SEMRush

O SEMRush está entre as ferramentas de SEO mais populares do mercado, devido aos seus múltiplos recursos e finalidades para análise da otimização.

Ao utilizar a plataforma, é possível encontrar as melhores palavras-chave para o seu conteúdo, analisar o desempenho dos sites concorrentes e verificar quais são os melhores caminhos para alcançar a primeira posição no Google.

Ou seja, ao mesmo tempo que você pode descobrir que o termo “uniforme empresarial personalizado” é o melhor para o seu conteúdo, também pode dar uma olhada no que os sites concorrentes, que usam a mesma palavra, estão fazendo.

Além disso, o SEMRush também fornece informações a respeito dos backlinks. Assim, dá para saber como anda as citações do seu conteúdo, bem como o relacionamento da sua página com o restante da web.

Para quem quiser uma análise ainda mais completa, o SEMRush também faz uma verificação dos Ads (anúncios), para saber se a sua concorrência utilizou estratégias patrocinadas para melhorar a visibilidade e a classificação no Google.

O SEMRush é pago, porém, é uma ferramenta extremamente completa. Nesse sentido, se você quer melhorar a classificação do seu site, fazendo com que o seu conteúdo sobre sala comercial pequena ganhe destaque, vale a pena o investimento.

7 – Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa por palavras-chave para melhorar a produção de conteúdo.

Esse recurso é muito fácil de usar, podendo ser instalado como uma extensão no seu navegador. Assim, ao buscar por algum termo, o Ubersuggest já mostra uma série de sugestões de palavras-chave, bem como dados sobre o impacto do termo.

Dessa forma, é possível visualizar se a busca por instalação de fechadura eletrônica, por exemplo, tem uma boa competitividade e, com isso, descobrir se vale realmente a pena produzir conteúdo com essa palavra-chave.

Nos relatórios do Ubersuggest, dá para saber a quantidade de busca e gradação de um termo, o nível de dificuldade que a palavra-chave tem para a estratégia de SEO, a taxa de clientes e o valor pago no termo (quando patrocinado).

8 – Seed Keywords

O Seed Keywords é um ótimo complemento para escolher as suas palavras-chave, com base nas pesquisas dos usuários.

A ferramenta foi desenvolvida para dar opções melhores de termos aos conteudistas, já que alguns termos pesquisados no próprio Google podem ser tendências pontuais. Ou seja, a relevância de uma palavra-chave pode se perder.

Com o Seed Keywords, é possível suprir essa falha, verificando quais termos têm um histórico de relevância mais confiável.

9 – Mozbar

O Mozbar é uma ferramenta que visa identificar qual é o melhor conteúdo para o seu site ou blog, isto é, qual assunto tem relevância para o seu nicho de atuação. Dessa forma, é mais fácil decidir sobre o que escrever, diante da busca realizada pelos usuários.

Em conjunto, o recurso oferece algumas métricas importantes, como o Domain Authority, a competição das palavras-chave e as pesquisas por região.

O Mozbar é gratuito, com uma interface simples e fácil de navegar. Porém, não há versão em português, somente em inglês.

Conclusão

As ferramentas de SEO são extremamente importantes para melhorar a produção do seu conteúdo. Hoje em dia, é possível encontrar uma grande diversidade, ainda mais com o avanço tecnológico latente.

O artigo de hoje buscou trazer algumas das ferramentas mais populares e eficientes para o SEO. Com isso, o seu conteúdo ficará muito mais direcionado, tornando a sua classificação muito melhor.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.