serviços Diego Bini

4 dicas essenciais para quem está desenvolvendo um site

Se você está montando uma página online, saiba que existem algumas orientações que você precisa conhecer e seguir. Confira 4 dicas essenciais para quem está desenvolvendo um site.

O mercado digital tem se mostrado um dos mais lucrativos e atrativos da atualidade. Não por acaso, milhares de pessoas passaram a se interessar por web design, com sites, blogs e outras plataformas. Mas existem dicas essenciais para quem está desenvolvendo um site que podem fazer toda a diferença no projeto final.

Essas dicas englobam diversos aspectos de um site, independentemente do formato que você escolher. Ao seguir as sugestões, você tem a possibilidade de criar um projeto de qualidade, tanto no visual quanto na estrutura. Confira!

  1. Tenha um back up do projeto

Quando você desenvolve um site, precisa gerar arquivos que vão do design de cada página, até a estruturação em código das mesmas. Porém, para não correr riscos de perder seu projeto, seja por vírus ou por descuido, é fundamental ter um back up do que foi criado.

O back up pode ser feito no próprio computador, na nuvem ou no HD externo. Como são arquivos leves, você não precisará se preocupar em ocupar muito espaço disponível.

Mas e se o projeto sumir do seu computador e você não tiver o back up? A dica é utilizar um software de recuperação de arquivos. Embora existam várias opções no mercado, o Recoverit é considerado o melhor programa para restaurar dados apagados.

O uso é bem simples. Após instalar o programa, você seleciona qual disco precisa verificar para recuperar arquivos. O Recoverit vai fazer uma varredura e apresentar uma lista com os documentos recuperados. Assim, você só precisa selecionar aqueles que quiser salvar.

O Recoverit também é indicado para restauração de dados de pen drives, HDs e cartões SD. Uma boa solução para quando o back up for esquecido.

  1. Utilize princípios de UX

UX, a sigla para User Experience, é um conceito que propõe estabelecer diretrizes funcionais e práticas para o desenvolvimento de sites, aplicativos e até softwares.

Trata-se de um conceito interessante porque leva em consideração a experiência de quem utiliza uma plataforma, incluindo as questões emocionais e as reações que acontecem de acordo com os comandos dados.

Ao utilizar princípios de UX no seu site, você vai criar um ambiente virtual mais agradável para o visitante, colaborando não só para o tempo de permanência, mas também para o aumento da possibilidade de retorno daquela pessoa.

 

Quer mais um motivo para estudar UX? Pesquisas apontam que o UX impacta nas vendas em lojas online, aumentando o ticket de compra.

  1. Crie uma estrutura que seja fácil de manter e atualizar

De nada adianta desenvolver uma estrutura bem organizada, com elementos interessantes e infinitas possibilidades criativas se o site for difícil de manter e, principalmente, de atualizar.

Mesmo que os elementos visuais e o UX sejam fundamentais em um site, é o conteúdo que costuma atrair os visitantes, especialmente aqueles que chegam ao endereço por meio de portais de busca.

Por isso, ao criar a estrutura do seu site, pense em algo que seja simples de atualizar. Ao desenvolver um sistema complexo, você tem mais chances de não querer mexer no projeto quando precisar inserir algo novo. Melhor evitar esse cenário, não é mesmo?

  1. Estude link building

Se a ideia for fazer com que o seu site apareça mais nos resultados orgânicos, não deixe de estudar Link Building. O Link Building proporciona o crescimento da página por meio de menções (backlinks), que mostram ao Google que você tem autoridade no assunto.

Funciona assim: sempre que uma outra página menciona o seu link, tem-se um aumento na autoridade, o que favorece seu site em relação aos outros em uma busca.

Esse Link Building pode ser feito gradualmente ou pode ser acelerado ao construir uma rede de troca de links, algo bem comum para diferentes portais. Dessa forma, você atinge resultados expressivos com mais rapidez.

O processo de desenvolvimento de um site envolve muitos fatores, itens que vão da construção do projeto visual até a correção de erros, como a recuperação de um arquivo de código que foi perdido acidentalmente.

Construir uma página online vai muito além dessas 4 dicas essenciais, mas certamente, ao conhecê-las, você aumenta suas chances de criar um projeto único, interessante para quem visita e ainda mais completo.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.