Uncategorized Mônica Godinho

Como usar o cartão de crédito a seu favor

Como usar o cartão de crédito a seu favor? Saiba quais as principais dicas para fazer do crédito o seu aliado em sua vida financeira, evitando dívidas e nome sujo, além de aproveitar as vantagens dessa forma de pagamento.

O cartão de crédito faz a diferença em grande parte da vida financeira de uma pessoa e pode ajudar a assumir o controle de sua vida financeira e conquistar objetivos, como exemplo, adquirir o primeiro automóvel, pagar a matrícula da faculdade, comprar a TV dos sonhos, entre outros. Mas, infelizmente, muitas pessoas não os usam adequadamente e logo se vê sufocado em dívidas e estourando o limite de seu cartão.

Para evitar dificuldades financeiras, qualquer pessoa que possua e use um cartão de crédito deve saber algumas dicas importantes sobre como usá-lo com sabedoria, a fim de evitar dívidas das quais não conseguem sair, tornando o uso de seu cartão um perigo para saúde financeira.

Confira a seguir como usar o cartão de crédito a seu favor:

Cartão de crédito: Como usá-lo a seu favor

1. Escolha com sabedoria

Os consumidores têm hoje uma grande variedade de opções no que diz respeito ao tipo de cartão de crédito que podem escolher.

Considere cuidadosamente se você deseja um que tenha uma taxa de juros baixa, uma taxa de transferência de saldo de zero por cento ou recompensas em programas de pontos, por exemplo. Em seguida, encontre um cartão que atenda aos seus critérios.

2. Compreenda as letras miúdas

Antes mesmo de ser aprovado para o seu cartão de crédito, você provavelmente receberá os termos e condições do cartão. É crucial ler isso completamente, pois este documento explica os preços do seu cartão e taxas associadas.

Depois de aprovado, o emissor do cartão de crédito também enviará a você um contrato, que é um documento muito mais longo que descreve as regras de uso do seu cartão. Você também deve ler este contrato, para entender quais obrigações deve cumprir.

3. Verifique o extrato do seu cartão de crédito frequentemente

A administradora do cartão de crédito enviará a você um extrato mensal, detalhando quais transações foram realizadas, seu pagamento mensal mínimo e seu saldo geral. Você pode pensar que já conhece todas essas informações e por isso não abre o extrato. É essencial que você o faça e que o leia.

Ele pode listar cobranças que você não fez ou outros erros que só pode corrigir se souber sobre eles. Aprender sobre eles desde cedo é importante para que você não pague por coisas que não deveria.

4. Compreenda as taxas

Os cartões de crédito vêm com muitos tipos diferentes de taxas associadas a eles. Alguns têm uma taxa anual que cobra apenas por ter o cartão. Outros têm taxas de transferência de saldo, que se aplicam apenas a transações específicas.

É fundamental entender quais taxas estão sendo cobradas e quanto custa, para que você possa reduzir o valor que paga pelo seu cartão.

5. Compreenda os seus direitos

Como titular de um cartão de crédito, você tem certos direitos. Por exemplo, a data de vencimento do seu pagamento deve ser a mesma todos os meses, e a administradora do cartão de crédito deve enviar a você o extrato pelo menos 21 dias antes do vencimento.

Se você atrasar os pagamentos, a Lei de Práticas de Cobrança do Consumidor proíbe certos comportamentos dos credores. Ambos os atos proíbem os cobradores de dívidas de ligar para você em determinados horários do dia e limitam o número de vezes que eles podem entrar em contato com você.

 

6. Pagamento mínimo: pague o máximo que puder

Mesmo que o extrato do seu cartão de crédito solicite apenas um pequeno pagamento mensal mínimo, você deve pagar o máximo que puder.

Você deve pagar todo o seu saldo integralmente a cada mês. Dessa forma, pode evitar o pagamento de juros sobre o valor restante que ainda precisa ser pago.

Quando não puder pagar o saldo total, deve tentar pagar o máximo possível para evitar a cobrança de juros e manter o custo do seu cartão baixo.

7. Concentre-se em um cartão de cada vez

Se você acumulou dívidas com vários cartões de crédito, pode pensar que pagar um pouco menos em cada um deles todos os meses é a melhor maneira de se livrar de suas dívidas. Isto, no entanto, não é verdade.

Em vez disso, sempre que você tiver dinheiro extra ou quiser pagar o dinheiro em seus cartões de crédito, concentre-se em apenas um de cada vez.

Isso liberará crédito caso você precise no futuro e ajudará a evitar a cobrança de juros em pelo menos um cartão. Ao decidir por qual cartão começar, escolha aquele com a maior taxa de juros.

8. Evite adiantamentos em dinheiro

Usar seu cartão de crédito para sacar um adiantamento em dinheiro é o tipo mais caro de transação com cartão de crédito que você pode fazer. Os juros dessa transação começarão a acumular imediatamente, portanto, não importa quando você pagar, você ficará ainda mais endividado.

Sempre use seu cartão de crédito para fazer compras em vez de usá-lo para sacar dinheiro.

9. Não carregue muitos cartões

Se você tiver muitos cartões de crédito, será impossível gerenciá-los. Você terá muitas datas de vencimento para acompanhar e poderá descobrir que os pagamentos estão se tornando incontroláveis.

Não há um valor definido para quantos cartões de crédito são “muitos” para uma pessoa, pois isso varia de acordo com a situação financeira de cada um. No entanto, se você achar que já está tendo problemas para gerenciar vários cartões, é um sinal de que tem muitos e deve cancelar alguns.

10. Continue procurando melhores negócios

Uma das maiores vantagens de ter um cartão de crédito é que ele pode aumentar sua pontuação de crédito, o que pode significar que, com o tempo, se qualificará para um negócio melhor.

As empresas de cartão de crédito também estão lançando novos cartões o tempo todo para oferecer melhores negócios aos clientes e gerar mais lucros.

Você deve sempre procurar um cartão de crédito que faça mais por você e, potencialmente, o ajude em sua vida financeira, especialmente quando sua pontuação de crédito começa a melhorar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.