guest post Mônica Candido

Guest Post: o que é?

O guest post é uma estratégia muito usada no marketing digital, sendo uma maneira eficiente de trocar conteúdos com seus parceiros e, desse modo, garantir uma boa otimização para os mecanismos de busca.

Além disso, é uma forma simples de gerar materiais inteligentes e interessantes, já que um dos maiores desafios contemporâneos é produzir conteúdo de relevância.

No artigo de hoje, conheça mais o que é o guest post, como produzi-los e quais as vantagens de ter esse material como parte do seu planejamento de marketing.

A definição de guest post

Os guest posts são conhecidos como “artigos de convidados”, ou seja, quando uma pessoa é convidada para escrever em um site ou blog em que não é dono.

Por exemplo, uma casa de repouso para mulheres pode pedir que um médico psiquiatra escreva sobre a importância da socialização na terceira idade. 

Assim, você convida um especialista para escrever algo que faça sentido para a sua empresa e, desse modo, ocorre a publicação de um guest post.

Outra alternativa é convidar um produtor de conteúdo para escrever um guest post, visto que há profissionais especializados nesse tipo de material.

Quais as vantagens de fazer um guest post?

Mas qual a vantagem de chamar um especialista em aula funcional em dupla, por exemplo, para escrever no blog da sua academia? A resposta é: credibilidade.

Sim, quando você publica um artigo de convidado, os usuários passam a respeitar mais o seu site, já que a empresa está fornecendo informação de qualidade. 

Porém, há muitos outros benefícios do guest post. Abaixo, conheça alguns deles.

Alcance de uma nova audiência

Formar uma grande comunidade e ter um bom número de seguidores da marca não é um trabalho tão simples quanto parece. Os números costumam crescer lentamente e, ao mesmo tempo, há uma grande concorrência na internet.

Com o artigo de convidado, é possível formar uma comunidade de usuários mais facilmente, já que as pessoas que seguem o seu convidado irão até a sua marca para verificar o que ele escreveu no blog.

Por exemplo, quem trabalha com manutenção relógio de ponto pode convidar um produtor de conteúdo especializado em artigos tecnológicos. Assim, quem conhecer o convidado provavelmente irá seguir a marca.

Constrói autoridade no mercado

Ter um convidado falando sobre algo específico no seu blog é uma forma de posicionar a sua empresa como autoridade no mercado. Afinal de contas, a informação é a grande moeda de troca da internet.

Mas além disso, a autoridade também chega ao produtor de conteúdo. Se um arquiteto é convidado para escrever em vários blogs sobre persiana varanda gourmet, por exemplo, ele logo passa a ser reconhecido como um bom profissional.

Maior geração de links

O guest post também é uma excelente estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca. Isso porque esse conteúdo é capaz de levantar bons links e menções, algo que contribui positivamente com o ranqueamento.

Como consequência, é possível obter um maior número de visitantes no seu site, que podem se converter em leads (potenciais clientes).

O bom posicionamento nos motores de busca também traz muitas outras vantagens, incluindo:

  • Maior reconhecimento da sua marca;
  • Maiores probabilidades de venda;
  • Expansão do público;
  • Aumento no número de clientes.

Por esse motivo, se você trabalha no nicho de turismo, vale a pena procurar um especialista para falar sobre aluguel de ônibus para passeio escolar, por exemplo.

Como produzir um bom conteúdo para guest post?

Antes de começar a escrever ou publicar guest post, é preciso compreender quais são os objetivos que se deseja alcançar com a estratégia. Afinal de contas, é a partir disso que se pode ter sucesso com a iniciativa.

Em geral, os principais objetivos são:

  • Estabelecer-se como autoridade no mercado;
  • Aumentar o número de links e menções;
  • Aumentar o número de visitantes;
  • Melhorar o posicionamento orgânico.

Dessa maneira, dá para escolher o convidado apropriado para o seu blog.

Por exemplo, se a intenção é divulgar uma camiseta personalizada com logo, com o objetivo de aumentar o número de visitantes no seu site, vale a pena escolher um convidado que tenha uma grande comunidade de seguidores.

Depois, é necessário repassar ao convidado alguns princípios da linha editorial do seu blog. Inclusive, o produtor de conteúdo deve estudar esses aspectos para produzir um material condizente com as diretrizes do site.

Observe alguns pontos importantes na hora de produzir o conteúdo, como:

Tema

Esse é o aspecto mais importante na hora de escolher o conteúdo ideal. Não adianta escrever sobre um tema que não é recorrente ou que não faz parte do nicho da empresa.

Por exemplo, se o seu negócio trabalha com coworking, o convidado pode escrever algo relacionado a uma sala de reunião para alugar.

 

A dica é oferecer alguns conteúdos já publicados ao convidado, para que ele se adapte com mais facilidade ao tema e a linha editorial do blog.

Linguagem

A linguagem é outro aspecto relevante na hora de publicar um artigo de convidado.

É importante orientar o produtor de conteúdo sobre qual é a melhor abordagem, de acordo com as características do público-alvo.

Formato

O formato do texto é outro ponto que deve ser levado em consideração. Alguns blogs costumam receber textos mais longos, enquanto outros têm uma quantidade mais limitada de palavras.

Orientar o convidado responsável pela produção de conteúdo quanto ao melhor tipo de artigo é a melhor forma de garantir constância em seus materiais.

Afinal de contas, fica muito estranho ter vários textos de até mil palavras e, de repente, se deparar com um post sobre cordão para caneca que tem somente 400 palavras.

Não faça propaganda

O guest post é uma excelente maneira de se promover na internet – e isso vale tanto para o convidado quanto para quem convida.

No entanto, não dá para focar apenas na autopromoção. Os usuários sabem quando isso é feito e tendem a rejeitar o conteúdo. Por isso, entregue algo de qualidade e que faça sentido para os usuários.

Inclua links

Como dito anteriormente, o guest post é uma ótima maneira de conquistar backlinks e menções, que melhoram o rankeamento da sua página e promovem o reconhecimento do conteúdo na internet.

Mas para que isso ocorra, você deve incluir os links. Parece óbvio, mas é muito comum que alguns produtores de conteúdo se esqueçam disso, entregando materiais ótimos, mas sem aplicar o link building corretamente.

Sendo assim, lembre-se de alertá-los quanto a inserção dos hiperlinks nas matérias, sempre optando por sites de relevância e que façam sentido para o usuário.

Use CTAs

Os CTAs (Call to Action) são chamadas para a ação que redirecionam os usuários para algum outro local, por exemplo, a compra de um determinado produto, o download de um arquivo relevante, página de contato, entre outros.

É recomendável que o guest post conte com um CTA atrativo, mas que esteja de acordo com os principais objetivos do conteúdo.

Por exemplo, se a intenção é vender uma mercadoria, vale a pena incluir uma chamada convidando os leitores para o carrinho de compras.

Além disso, é interessante adicionar um CTA que chame os usuários aos comentários. Quanto mais eles interagirem com o conteúdo, maior é o reconhecimento da sua página (e também do convidado!).

Como ser convidado para um guest post?

Até agora falamos de como um blog pode orientar a produção de conteúdo, ao convidar alguém para elaborar um material. Mas e o contrário? Como ser reconhecido como um bom guest post?

Há muitas maneiras de responder essa pergunta, mas a principal delas é manter o seu portfólio de materiais sempre atualizado.

Dessa maneira, é possível mostrar seus conteúdos para vários blogs e sites, conseguindo expandir o seu nome como especialista no assunto.

Também é recomendável buscar por referências e indicações com outros produtores de conteúdo. Esse networking é fundamental na internet, já que muitos trabalhos e convites são alcançados por meio da indicação.

Conclusão

O guest post é uma estratégia muito comum dentro do marketing digital, devido aos inúmeros benefícios que esse tipo de conteúdo traz para os blogs, mas também para os produtores, que ganham reconhecimento no mercado.

De maneira simples, o guest post nada mais é que o conhecido “artigo de convidado”, quando um profissional é convidado para escrever um texto em um blog em que ele não é o dono. Assim, é possível expor seus conhecimentos e colaborar com a criação de materiais.

O artigo de hoje falou um pouco sobre as inúmeras vantagens do guest post, além de trazer dicas valiosas que podem ajudar na produção de conteúdo interessante e relevante.

Ao mesmo tempo, é importante que os produtores estejam sempre atentos ao seu portfólio de materiais, para que eles possam ser convidados para a mais blogs e sites, contribuindo para a construção de uma grande reputação online.

Para quem não conhecia o guest post, essa é uma ótima oportunidade de começar a investir na estratégia!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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