guest post Mônica Godinho

Identidade visual: 6 motivos para investir em seu site

É extremamente importante que qualquer marca tenha uma identidade visual criada adequadamente, principalmente para que sejam feitas estratégias eficientes de marketing. Afinal, a identidade é o conjunto de elementos gráficos que definem quem é a empresa. 

Seja no caso de uma padaria ou de um blog de negócios na internet, a identidade visual se faz presente. Hoje, esta questão se tornou uma prioridade no ambiente virtual, justamente porque essas plataformas possibilitam consumos de informações mais rápidas e centradas.

Tendo todos esses pontos em vista, conheça agora o que é uma identidade visual e o motivo pelo qual ela é tão importante.

O que é uma identidade visual?

A identidade visual pode ser conceituada por um conjunto de elementos visuais, sobretudo gráficos, que formam uma comunicação certa sobre o que é aquele blog, qual a cara dele, qual o público para quem trabalha, bem como a visão, missão e valores.

Basicamente, essa é a forma como a marca ou um site se estabelece para o próximo, mostrando quem realmente é. Dessa forma, as pessoas conseguem enxergar claramente todas as particularidades da marca.  

Em um exemplo básico, a identidade de uma pessoa, por exemplo, é percebida por outras quando eles se lembram de alguma comida, alguma estampa de camiseta personalizada com logo, alguma série de televisão, alguma atitude, jeito de andar, etc.

Sempre que temos em mente algo que lembra uma terceira pessoa ou um blog de maneira visual é porque já conhecemos aquela identidade gráfica, e que a ideia que a pessoa ou marca quer passar foi bem recebida por nós.

Em uma forma gráfica, a identidade visual, independentemente do local onde será utilizada, tem como principais elementos alguns quesitos básicos. A seguir, estão exemplos que ajudam a compor a criação da imagem de um negócio:

  • Um nome;
  • O slogan;
  • Uma paleta de cores;
  • Tipografia;
  • Embalagens ou particularidades;
  • Formatos de divulgação específicos.

Na hora de criar o conceito de uma identidade, é importante ter em mente o real conhecimento daquilo que quer ser comunicado, visto que se torna essencial para que profissionais, como designer e publicitários, criem o melhor formato possível.

Por exemplo, ao criarem a identidade de clínicas de emagrecimento, profissionais especializados devem conseguir entender as particularidades do local, o estilo de atendimento dos funcionários, o gosto do próprio dono e ainda o que os clientes desejam.

Também é essencial saber dosar se a identidade de uma marca pode, por exemplo, parecer próxima de uma outra, mesmo que fora da cidade de atuação. Por isso, além de grande conhecimento do objeto, é preciso pesquisa e comparação.

Qual a importância da identidade em uma marca? 

Agora que você entendeu o que é uma identidade visual, e a responsabilidade dela em criar uma comunicação real entre marca e cliente, repassando valores e outros elementos por meio de formas gráficas, fica um pouco mais fácil entender a importância disso.

Por exemplo, digamos que uma mulher precise comprar um novo creme rejuvenescimento do rosto, visto que o produto que ela possui já chegou ao fim. Ela então vai até a loja, tenta lembrar o nome da marca, mas por um momento se esquece.

Tudo se resolve em poucos segundos, visto que tanto a vendedora da loja quanto a cliente conseguem fazer a comunicação dar certo, pois se lembram da existência de uma ovelha na logo da empresa, que estampa o produto.

Nesse caso, você percebe que a ação de compra conseguiu ser concretizada justamente porque houve o entendimento mútuo sobre qual marca se tratava? Esse é justamente um dos objetivos de uma boa identidade, algo também chamado de valor de marca.

Quando o valor de uma marca surge, geralmente por meio de métodos comunicacionais, agrega-se importância e relevância não apenas para os clientes, mas dentro de todo o mercado, inclusive para concorrentes traçarem seus processos.

A partir do momento que o valor e a importância de uma marca no mercado chegam até à cabeça e à casa do cliente, por meio de uma identidade bem elaborada e veiculação por meios de comunicação, criam-se novas oportunidades de negócios.

Uma pessoa que acredita no valor de uma empresa de reforma elétrica apartamento, por exemplo, vai confiar ainda mais no trabalho dela, e provavelmente tenderá a se tornar cada vez mais fiel, além se tornar uma divulgadora da marca.

Também surge a conhecida sensação de necessidade, que se torna cada vez mais intensa com a proximidade que um cliente tem com uma marca. Bem como um efeito dominó, a construção de uma boa identidade pode fixar de vez uma marca dentro do setor.

Identidade visual e Marketing Digital

A identidade de uma empresa é essencial para que práticas e estratégias de marketing digital possam funcionar adequadamente, tornando esses dois itens inseparáveis. Sem identidade, não se pode criar um marketing, e sem marketing a identidade não vive.

Por exemplo, dentro do marketing digital existe a produção de conteúdos para redes sociais e outros canais de comunicação, como forma de aproximar o cliente da marca e criar oportunidades de compra, bem como a criação de presença online.

Sem uma identidade visual, é como se houvesse a divulgação de uma marca em um balcão promocional expositor, mas sem nenhum tipo de propaganda, imagem, nome ou, até mesmo, com apenas um balcão vazio ofertando um produto.

A presença de uma boa identidade no âmbito digital é ainda mais necessária em casos onde a empresa está lançando a marca pela primeira vez, como no caso de blogs ou até de uma manutenção relógio de ponto.

 

Caso seja feita a produção de uma comunicação satisfatória, essa pode ser uma vantagem na hora do lançamento. Além de se tornar uma oportunidade para realizar comunicações que possibilitem conversar com unidades, e alcancem a credibilidade necessária nas redes.

Além disso, é possível notar também um profissionalismo mais autêntico, afinal marcas bem estruturadas profissionalmente apostam em identidades bem-feitas.

Motivos para fazer uma identidade visual

A identidade visual de uma empresa cada vez mais se mostra essencial em todo o processo mercadológico. 

Pensando nisso, conheça agora os motivos para fazer a identidade da sua empresa e comece já as buscas por um profissional!

1 – Você vai conversar com o público certo

Sem nenhum tipo de identidade ou comunicação focada nos seus propósitos, uma empresa pode acabar produzindo para um outro tipo de público, diferente de seu alvo, algo que mais tarde se mostra prejudicial em questões de engajamento,

Saber produzir uma identidade certa, seja para veicular em um anúncio online ou em wobbler display, torna-se uma ótima ajuda para as estratégias de venda darem certo, pois acabam se tornando pontos alinhados em todo o processo.

2 – Consegue comunicar ao setor quem é sua empresa

Além de possíveis clientes, o desenvolvimento de uma boa identidade visual se torna um ponto importante para a manutenção da concorrência e a fixação de uma imagem certa sobre a empresa, que poderá ser usada como guia para outras marcas.

Se uma marca mostra em uma logo que seu diferencial é, por exemplo, frutos do mar, os concorrentes diretos e o próprio mercado saberão claramente onde existem similaridades e diferenças, não apenas no produto oferecido, mas em todo o conceito.

3 – Cria um posicionamento concreto

A identidade visual consegue, por meio de suas ferramentas e elementos, criar uma comunicação rápida e direta sobre aquilo que sua empresa quer ofertar, tanto em um contexto comercial quanto em posicionamentos sociais ou culturais.

Um exemplo são cores e elementos que fazem parte da identidade de fast foods. Geralmente encontramos cores vibrantes e presença de tipografias e ícones que nos mostram que aquele lugar pode ser de fácil acesso para todos os públicos.

4 – Fortalece sua marca

Conforme a sua marca cresce, é interessante que sejam desenvolvidos meios para que as pessoas a reconheçam cada vez mais nas ruas, na internet e onde for feita a sua divulgação. O fortalecimento da marca é ainda mais potente com uma boa identidade.

Opte sempre por investir em uma identidade visual e seguir com ela por um bom tempo, evitando mudanças contínuas, que podem prejudicar nessa fase de concretização de reconhecimento e valor no mercado.

5 – Deixa a empresa na mente das pessoas

A fidelização, muitas vezes, é resultado da marca que a empresa fixa na cabeça dos consumidores, seja pelo seu estilo ou pelos seus produtos, mas sobretudo pela sua identidade – muitas vezes a parte mais lembrada.

Marcas com boas identidades possuem elementos que proporcionam uma incorporação mais rápida e direta na mente das pessoas, como no caso de marcas de refrigerantes, postos de gasolina e bolsas famosas, por exemplo.

Uma boa ideia é pensar em diferentes formas de colocar essas chamadas da marca próximo aos clientes, como em cordão para caneca, paradas de ônibus, anúncios nas redes sociais de influenciadores, até o momento que realmente se tornar memorável.

6 – Ganha mais do que outras

Não tenha dúvida, sites que se comprometem com boas identidades, geralmente, ganham mais do que outros, têm resultados melhores e criam oportunidades vantajosas de crescimento dentro e fora do mercado em que atuam.

Conclusão

Depois de entender melhor o que é identidade visual e quais as vantagens dela para o seu negócio, seja uma loja ou um site na internet, fica mais fácil escolher um profissional de qualidade e começar a mudar o jogo.

Lembre-se de sempre investir em trabalhos de qualidade, que vão garantir o visual da sua marca da melhor maneira possível. Uma boa marca sempre é lembrada!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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