guest post Mônica Candido

Interação: 7 passos para atrair comentários no blog

Muitas pessoas quebram a cabeça tentando descobrir como atrair comentários no blog. Esse tipo de interação é fundamental para criar um bom ritmo para a página, tendo isso em vista, é de extrema importância que o blogueiro se engaje no meio em que trabalha.

Para tornar a atividade mais fácil e organizada, o dono do blog pode utilizar, por exemplo, uma agenda personalizada logo para anotar seus compromissos com relação à plataforma, criando assim um ritmo de postagem e de resposta aos leitores.

Inclusive, comentários são uma excelente forma de reconhecer o trabalho de alguém. Além disso, eles criam um relacionamento entre o leitor e a plataforma, tornando-o mais próximo e mais valorizado.

Pensando nisso, é importante criar um modelo de atração de comentários para seu blog. Uma das etapas primordiais para isso acontecer é buscar blogs relacionados aos temas que você publica e iniciar um engajamento de qualidade.

Escrever comentários em outros blogs, além de ser um bom ponto de etiqueta virtual, permite que você seja conhecido não só por leitores mas pelos donos destas plataformas, que logo estarão interagindo em sua página e criando um network.

Mas cuidado, estratégias como pedir para visitarem seu blog ou textos não relacionados aos temas principais acabam tendo o efeito inverso, uma vez que as pessoas identificarão sua mensagem como apenas uma tentativa de conquistar um novo público.

Por exemplo, em um texto sobre um hotel para cachorro idoso, comentários sobre o estabelecimento são sempre bem-vindos. Em contrapartida, não será válido você falar sobre restaurantes, até porque não tem relação com o tema principal.

Além de tudo o que foi dito sobre os comentários, também é preciso que você tenha em mente que nem sempre eles serão positivos ou elogios. Ademais, críticas, desde que construtivas, devem ser valorizadas, uma vez que ajudam a identificar melhorias.

Quando uma pessoa decide colocar um comentário em seu blog, normalmente é porque a publicação teve algum impacto nela. Isso significa muitas vezes que esta pessoa se interessou pelo conteúdo e tende a voltar.

Nestes casos, nunca deixe uma pessoa sem resposta, uma vez que ela pode sentir que não fez diferença para sua página e desistir de retornar. Manter uma boa relação com o público é a base para o sucesso.

Então, se uma pessoa tiver dúvidas com relação a sua publicação sobre microagulhamento no rosto, seja rápido em responder e tirar qualquer questionamento que tenha ficado.

7 dicas para atrair comentários 

Nem sempre conseguir comentários relevantes e de qualidade é uma tarefa fácil, mas com algumas estratégias e dicas, essa ação pode se tornar um pouco mais simples. Pensando nisso, separamos 7 passos para aumentar a quantidade de comentários na sua página. 

1 – Crie conteúdo interessante

Parece uma dica boba, mas é de extrema importância criar um conteúdo que atraia seu público para a leitura. Isso não significa só achar um tema que converse com sua audiência, é preciso que seja relevante e interessante.

Um texto mal escrito, dificilmente atrai a atenção de um leitor, assim como assuntos desinteressantes. Por exemplo, não basta falar superficialmente sobre um serviço de motofrete, é preciso criar um conteúdo relevante, com dados completos sobre o tema.

Procure buscar resultados valiosos para seu público, tentando identificar os temas que mais atraem leitores. Além disso, busque sempre melhorar a sua escrita, para manter os conteúdos com qualidade.

2 – Aposte em questionamentos ou discussões leves

Quando falamos em discussão, não queremos dizer que você deve criar pautas polêmicas no seu blog. A ideia é apenas criar questionamentos ao longo do texto, fazendo com que as pessoas respondam as perguntas nos comentários.

Um exemplo leve, porém com um resultado eficiente, é criar uma publicação falando sobre os modelos de calendário com espaço para escrever, e durante o texto questionar os leitores sobre qual modelo mais agrada. 

Caso você não queira deixar a pergunta tão explícita, você pode deixar uma questão em aberto, que faça as pessoas pensarem sobre o tema. Caso alguma publicação acabe gerando uma discussão mais acalorada, cabe a você manter os ânimos saudáveis.

Lembre-se, o objetivo de uma discussão é dialogar, sempre mantendo a saúde e a camaradagem nas mensagens. Quando um questionamento é aberto, nenhuma resposta é verdadeiramente única, e todas as opiniões são válidas.

3 – Faça a divulgação do seu material

Divulgar seu material é fundamental para a vida de seu blog. Existem diversas formas de fazer isso, e algumas impactam diretamente a área dos comentários. A primeira, é por meio de comentários em outros blogs, como já comentamos anteriormente

Ali, é possível criar um relacionamento com outros produtores de conteúdo, além de se engajar em discussões interessantes com outros públicos. 

Se você fizer um bom trabalho comentando, pode acabar atraindo parte do público e o próprio produtor para conhecer mais de seu trabalho. Porém, tenha cuidado para não ficar mal visto, faça comentários relevantes e voltados ao seu tema de atuação.

Além dela, outras formas de divulgar são:

  • E-mail marketing;
  • Publicações em redes sociais;
  • Divulgação em parceiros;
  • Guest post.

Estratégias que aumentem o número de visitantes também são fundamentais. Isso porque, quanto mais visitantes sua página de aluguel de salas para treinamento, por exemplo, tiver, maiores as chances de as pessoas comentarem.

4 – Facilite os comentários

Infelizmente é impossível evitar que alguns comentários conhecidos como spam entrem em seu site. São comentários gerados automaticamente, que normalmente não tem nenhum tipo de relação com o conteúdo.

 

Para evitar esse tipo de comentário, existem formas de validar a escrita, como exigir um cadastro antes de a mensagem ser enviada. Entretanto, esse tipo de recurso acaba afugentando outros comentaristas reais, que não querem fazer um longo cadastro.

Muitas vezes, vale mais a pena ficar de olho nos comentários que aparecem e eliminar manualmente qualquer spam, para dessa forma permitir que mais pessoas reais consigam se engajar em conversas nos seus comentários.

Isso inclui também evitar a moderação de comentários. Quando uma pessoa escreve um texto e envia para responder sua publicação, ela quer ver o conteúdo escrito publicado.

Uma pessoa que queira deixar sua opinião a respeito de uma publicação de estúdios de música, por exemplo, deve ter sua opinião garantida, então, a melhor forma é não bloquear nenhum tipo de conteúdo.

Se a mensagem demora e demonstra que os comentários passam por algum tipo de moderação, o sentimento passado é o de que apenas comentários que sejam do interesse do blogueiro chegarão à página principal, mesmo que isso não seja verdade.

5 – Responda a todos os comentários

É importante que você responda a todos os comentários realizados em seu site. Não importa se é apenas um elogio, uma crítica ou algum tópico que enriqueça a discussão.

Uma pessoa deixa um comentário em seu blog para demonstrar o interesse na leitura, para dizer que foi impactada pelo seu texto e gosta de seu conteúdo. Por isso, é importante mostrar que você se importa com ela.

Quando você responde com rapidez um comentário em seu blog, você mostra que está valorizando a pessoa que fez a publicação, motivando-a a continuar escrevendo e comentando sempre que possível em sua página.

Se a pessoa que comentou também tiver um blog, e deixar o link para acesso, não esqueça de ir até a página responder.

Além de ser um gesto de educação, permite que o público deste blog conheça seu trabalho e encontre seu conteúdo mais facilmente, aumentando ainda mais as interações.

6 – Prestigie seus comentaristas

Demonstrar a importância dos comentários em seu site é fundamental. Coloque uma lista dos principais ou últimos comentários na página inicial, incentivando outras pessoas a comentarem.

Isso permite que você consiga explorar muito mais resultados de comentários em blogs, além de indicar que você se importa com o conteúdo que é deixado para você.

Por exemplo, uma pessoa que elogia o trabalho de uma empresa de motoboy que foi citada em uma publicação sua, não só está te ajudando, mas também gera um feedback para a empresa, que pode voltar a oferecer parcerias.

Pessoas que têm interesse em receber comentários em suas próprias páginas certamente irão começar a prestigiar e identificar as vantagens de escrever em suas caixas de comentário.

7 – Redes sociais são ótimas ferramentas

As redes sociais são uma importante ferramenta de divulgação. Hoje em dia, a maior parte das pessoas no mundo está em pelo menos uma destas plataformas, e os acessos passam de milhões diariamente.

Por isso, estar ativo nas redes sociais é fundamental para quem deseja engajar um blog. Então, utilize as publicações nas redes para alcançar um novo público, lembrando sempre de colocar uma chamada para ação que incentive a publicação de comentários.

Conheça o guia completo de como colocar mensagem automática no whatsapp.

Considerações finais

O mercado dos blogs continua em um constante crescimento, por isso estar atualizado sobre ferramentas, estratégias e técnicas é fundamental. Além disso, é preciso encontrar maneiras de agradar o público leitor.

Tendo os pontos anteriores em vista, fica fácil entender a importância dos comentários nas plataformas, principalmente os relevantes. Eles abrem caminho para parcerias, novos leitores e, até mesmo, a citação de suas publicações em outros canais.

Com as dicas deste conteúdo, você conseguirá gerar muitos outros comentários para a sua página, não só de leitores, mas também de outros produtores de conteúdo. Então, não perca mais tempo e comece a sua estratégia!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.