guest post Mônica Candido

Jardim vertical em casa: veja os melhores suportes para plantas

Conheça os melhores suportes de plantas para o seu jardim vertical.

Também conhecido como parede viva ou parede verde, o jardim vertical pode ser criado em ambientes externos e internos, porém em ambos os casos exige um cuidado específico.

E, além de muros ou paredes, também é possível montá-lo em suportes para plantas que, por sua vez, devem ficar em vasos — como a jardineira floral, por exemplo.

Além disso, as plantas do jardim vertical devem ser apropriadas para o ambiente onde elas ficarão. Ou seja: caso seja um ambiente interno, as plantas devem resistir bem a espaços com pouca luz natural. Algumas opções são: antúrio, samambaia, véu de noiva, singônio, jiboia, entre outras.

Da mesma maneira, se o jardim vertical ficar em uma área que receba luz solar todos os dias, as plantas escolhidas deverão ser espécies próprias para essa condição, como: lambari-roxo, aspargo, tillandsia, entre outras.

Vale ressaltar que usar plantas ornamentais com raízes muito grandes não é indicado para o jardim vertical, pois elas podem quebrar ou danificar de alguma forma o suporte das plantas, além de não haver espaço suficiente para que elas se desenvolvam.

Modelos de suporte para a criação de jardins verticais

No mercado há muitos modelos de suporte para a criação de jardins verticais. Confira, abaixo, os mais utilizados.

Blocos pré-moldados

Há dois modelos de blocos pré-moldados: bloco de concreto fundido e com jardineiras contínuas que, de acordo com as plantas que serão utilizadas, fecham o espaço totalmente, criando uma linda parede verde.

Técnica Wall Green

Os kits wall green são peças de encaixe que criam uma sustentação que pode receber até dezoito plantas. O sistema modular é um modelo que permite que você o molde de acordo com seu gosto, podendo compor o jardim na vertical ou na horizontal. A estrutura de sustentação é de plástico injetado e pode ser colocada em superfícies diversas. Já o vaso e o sistema de regas devem ser comprados separadamente.

 

Tijolos de barro

Idêntico a tijolos comuns, os tijolos de barro são blocos de cerâmica que podem ser colocados em paredes e em muros com auxílio de argamassa. É preciso descascar a parede para facilitar a fixação do bloco. Uma dica é impermeabilizar o painel com produtos que não sejam tóxicos após a instalação, para não prejudicar a saúde das plantas.

Em relação às jardineiras, elas podem ser pintadas ou até mesmo receber um acabamento diferente. Para painéis maiores, é preciso instalar um sistema de irrigação por gotejamento.

Treliças e vasos

Nesse tipo de jardim vertical, a treliça metálica precisa ser chumbada no muro ou parede e, após isso, basta pendurar vasos meia lua à treliça. É importante ter em mente que a treliça metálica necessita de tratamento para suportar o contato com a terra e a água. Caso o jardim seja muito grande, um sistema de irrigação pode ser necessário.

Vasos meia-lua

Os vasos meia-lua são perfeitos para a decoração de espaços pequenos. E o melhor: não possuem uma ordem certa para pendurar. Toda a montagem depende do ambiente, do gosto de cada um e da quantidade de vasos. Usar vasos confeccionados com o mesmo material é uma boa solução, pois assim a harmonia do jardim vertical é garantida. Entretanto, não há nenhum tipo de regra.

Técnica quadro vivo

A ideia é escolher um local bem iluminado e trazer o verde para o ambiente interno. O quadro é preso com buchas e parafusos e sua estrutura é totalmente vedada para evitar umidade e vazamentos. O sistema de rega pode ser manual ou automatizado.

Vantagens do jardim vertical

Entre os principais benefícios proporcionados pelo jardim vertical, podemos destacar:

 

  • Redução de ruídos;
  • Melhora da eficiência energética;
  • Funciona como uma espécie de isolamento térmico;
  • Contribui para a diminuição de poluição, melhorando a qualidade do ar.

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.