guest post Mônica Godinho

Marketing Digital: 7 motivos para investir em influenciadores digitais

O avanço da tecnologia acabou transformando o mercado e a forma como apresentamos empresas e conteúdo. Dentre as ferramentas essenciais de marketing, uma que tem ganhado muita força é o marketing de influência.

Cada vez mais, os influenciadores são parte fundamental de qualquer estratégia de divulgação que uma empresa pense em fazer. Isso vale tanto para mercados maiores quanto para estabelecimentos com negociações mais complexas.

O potencial de divulgação desses influenciadores é ilimitado. Desde vender notebook para escritório até produtos alimentícios e outras miudezas, qualquer ação pode ser tomada para alavancar uma empresa.

Por isso, é importante identificar o quanto um influencer pode impactar em sua estratégia de marketing digital. Só no Brasil, as pessoas passam em média 9 horas por dia conectados à internet. E nesse período, uma das maiores utilizações é com redes sociais.

É aqui que reside a força dos influencers. Estas pessoas constroem um grupo de afinidade com seus seguidores, criando uma relação de confiança para o consumo adequado do conteúdo.

Levar um influenciador para apresentar seu espaço de coworking pode ser uma excelente oportunidade de conquistar novas pessoas em seu

Assim, os influenciadores se tornam personalidades conhecidas na rede, com alto potencial de viralização. Muitas pessoas procuram diretamente indicações de seus influenciadores favoritos quando precisam comprar um produto ou serviço.

Como escolher um influencer para sua empresa?

O mercado costuma conectar o termo influenciador digital com pessoas que já são consideradas celebridades, tamanho seu alcance na internet. Entretanto, esse conceito é equivocado, uma vez que influencers podem ter diversas faixas de engajamento.

O importante ao firmar uma parceria é encontrar alguém que se adeque a seu perfil. Muitas vezes, um influenciador menor, porém mais regionalizado pode ser uma opção muito melhor do que um gigante da internet.

Para vender um anel de noivado de diamante, por exemplo, o ideal é encontrar influenciadores especializados em casamentos.

Por isso, é importante que seja feito um mapeamento dos influencers de seu segmento de atuação, pessoas com alto poder de persuasão que conseguem alcançar um público selecionado, mais propensos a consumir seus produtos ou serviços.

Desta forma, você estará criando a base para montar uma estratégia de marketing de influência. Se você pretende um alcance rápido e direto, mas não se incomoda tanto com conversão nesse primeiro momento, talvez um grande influenciador seja a melhor opção.

Entretanto se você quer uma campanha mais duradoura, com um engajamento melhor e que fidelize clientes para sua marca, investir em um micro influenciador pode ser muito mais proveitoso, uma vez que embora ele não tenha tantos números quanto influencers maiores, conseguirá um engajamento mais direto com o público.

Se você precisa de demonstrações e testes de seu produto para a campanha, pode pensar em procurar um influenciador que seja especialista em sua área.

Ele conseguirá explicar com detalhes o funcionamento do produto e acabará conquistando resultados melhores, uma vez que sua influência é resultado direto de seu conhecimento técnico na área em que atua.

Uma empresa de pintura predial pode firmar parceria com um especialista em tintas, que apresentará os serviços da empresa, alcançando um público maior.

É importante ter em mente que qualquer ação de marketing que utilize um influenciador deve estar de acordo com a realidade em que ele atua.

Não adianta apresentar um produto que fuja completamente da área de atuação de um influencer só pela quantidade de seguidores que ele possui, por exemplo.

Dicas para criar uma boa campanha

Compreender o trabalho dos influenciadores é fundamental para saber como utilizar estes serviços com qualidade, entretanto, é preciso se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença na contratação.

1.  Deixe o Influencer exercer a criatividade

Grande parte da força de um influenciador está na forma como ele lida com o público. Seus trejeitos, linguagem e formato de gravação são elementos que fazem o público se interessar e começar a acompanhar o conteúdo.

Por isso, não tente podar esse tipo de ação quando for fazer uma parceria com um influenciador. Criar dificuldades para que ele possa desenvolver o trabalho por receio de não conseguir controlar a situação pode acabar sendo prejudicial para ambos.

Ao criar conteúdo sobre uma lente de contato colorida, deixe que o influenciador o faça nos termos dele, para que alcance o potencial de seu público.

As pessoas que acompanham influencers gostam de mensagens reais, por isso, permita a liberdade criativa para que ele possa desenvolver um conteúdo de qualidade usando sua marca como ponto chave da publicação.

2.  Expanda o trabalho de influência

É importante utilizar todas as ferramentas à disposição quando criar uma campanha de marketing de influência. Mesmo que você contrate apenas um influenciador, é possível identificar outras mídias e outros locais onde essa campanha pode conversar.

 

Caso você opte por contratar mais influencers, garanta que as publicações se interligam, e não são simplesmente ações soltas de publicidade. Esse tipo de ação acaba sendo muito mais funcional quando todos os envolvidos falam a mesma língua.

3.  Contratando um Influencer

Muitos influenciadores hoje estão sob a guarda de uma agência, o que acaba facilitando todos os trâmites para contratação dos serviços. Entretanto, nem todos trabalham dessa forma, e é importante identificar isso quando optar por um influenciador.

Por se tratar de um mercado muito novo, ainda não existe uma regulamentação específica que proteja essa profissão, por isso muitos influenciadores ainda não possuem uma empresa aberta para fazer a negociação.

Os custos de uma contratação de serviços de pessoa física são maiores do que o pagamento de nota fiscal emitida pelo contratado, mas se o influenciador que você escolheu estiver ligado com seu nicho e for o que você procura, não deixe esse aspecto o impedir de continuar a ação.

4.  Qual o tamanho do público de seu Influencer?

Quanto maior for o público de seu influenciador, mais alto será o custo de contratação. Por isso, é preciso ter em foco o objetivo para garantir uma boa escolha na hora de realizar as ações de marketing.

Se você pretende atingir um número grande de pessoas para conhecerem sua marca, o investimento em um grande influencer pode valer a pena, uma vez que o alcance destes profissionais é de milhares de pessoas.

Entretanto, se sua ideia é buscar resultados mais diretos, com conversões e fidelização de clientes, um influenciador com um público mais segmentado pode ser a resposta certa.

Uma empresa de paisagismo e jardinagem pode preferir o contato direto com clientes interessados em seu serviço, procurando um influencer do nicho para conquistar estes resultados.

É preciso entender que números não são a única coisa a observar quando lidar com um influencer. Os resultados que ele oferecerá para sua estratégia de marketing são muito mais importantes que o público que ele possui.

5.  Atente-se a localização

Questione sempre nas negociações com um influencer qual é a área de alcance que ele possui. Isso porque muitos destes profissionais não possuem um alcance local tão bom quanto o esperado.

Para empresas pequenas, que dependem do comércio local para seu sustento, o ideal é procurar influenciadores regionalizados, com forte atuação na área em que o estabelecimento se encontra. É importante pensar também na demanda que você é capaz de atender.

Uma empresa de instalação de fechadura eletrônica tem limitações quanto a área de atendimento, e essas limitações devem estar dentro da área de atuação do influenciador.

Fazer uma ação com um influencer maior pode chamar um grande público para seu estabelecimento, mas se você não estiver pronto para atendê-los, a experiência pode acabar se tornando frustrante e prejudicial para sua marca.

6.  O comportamento de seu influenciador

Redes sociais são cartões de visitas para influenciadores, e devem ser cuidadas para evitar complicações. Muitos influenciadores, por conta disso, procuram evitar assuntos polêmicos ou que possam prejudicar sua imagem.

Quando alguma publicação atrai a atenção de seguidores, é comum que se cobrem posicionamentos de empresas que tenham parcerias com influenciadores, muitas vezes questionando se a empresa corrobora com as atitudes ou opiniões apresentadas pelo influencer.

Por isso, antes mesmo de fechar o contrato, procure o histórico de publicações com o influenciador para garantir que ele não tem opiniões que contrariem os valores da empresa no passado, e mantenha uma vigia nas redes alguns meses depois do contrato encerrar.

Quando uma crise como esta acontece, o ideal é se posicionar de forma rápida e direta, impedindo que o público tenha pensamentos errados em relação à marca.

7.  Veracidade com o público

É importante para qualquer influenciador e para a marca que a parceria seja declarada para o público. Publicidade velada é uma prática antiética, e pode acabar com todo o trabalho desenvolvido pela parceria.

Ao publicar sobre lâmpada de led para piscina, é importante sinalizar de alguma forma que se trata de uma publicidade paga.

Muitas vezes, o uso de palavras-chave que identifiquem a parceria já é o suficiente para o entendimento do público.

Considerações Finais

A internet se movimenta rapidamente hoje em dia, e é muito comum que pessoas dos mais variados tipos consumam muito conteúdo por meio dela.

Por isso, contar com o apoio de pessoas que são influentes na internet é um movimento fundamental para qualquer campanha de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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