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Marketing no pós-pandemia: como se posicionar

Um conhecimento comum para empresas de todos os tipos é saber como usar marketing no pós-pandemia. Afinal, é fato que a comunicação é vital em um momento como esse. E, conforme as pessoas começam a ser vacinadas no mundo todo (e com os primeiros planos para fazer o mesmo no Brasil), nós nos caminhamos para um cenário em que a pandemia vai diminuir ou acabar.

Assim, é importante saber como se posicionar nesse cenário e como usar o marketing no pós-pandemia para poder causar o melhor impacto possível no seu público e conseguir uma demanda constante de clientes para o seu negócio, além de melhorar a percepção do público da sua marca online. Assim, você pode aproveitar adequadamente esse movimento e sair com a sua empresa com mais destaque do que antes.

Quer aprender como usar o marketing online? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 dicas de como usar o marketing no pós-pandemia

1. Siga sempre as recomendações oficiais

Uma das principais dicas de marketing para o período pós-pandemia é sempre seguir as recomendações oficiais dos órgãos de saúde. Isso porque é fácil achar que a “pandemia acabou” quando a vacinação começar, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Mesmo depois da vacinação, há a necessidade de uma segunda dose, um período em que algumas pessoas ainda terão o vírus e outros cuidados que deverão ser realizados pelas pessoas e empresas.

Por isso, é essencial que a sua campanha de marketing comunique que sua empresa está sempre seguindo as recomendações oficiais para cada estágio da crise. Não adianta apenas dizer “Estamos seguindo as recomendações oficiais” e depois não seguir na prática, claro. Essa dissociação no discurso é registrada pelos consumidores e a sua marca passa a ser inconfiável ou mentirosa.

2. Estabeleça um plano de ações para a fase de “retorno”

O retorno à normalidade no pós-pandemia não acontecerá do dia para a noite. Portanto, será preciso fazer um plano de ações para a fase de retorno, ajudando a conduzir lentamente os consumidores de volta para o seu estabelecimento.

A maneira certa de fazer isso é com um plano de ações que seja compatível com o seu cenário. Por exemplo, suponha que você tenha fechado suas portas para o atendimento físico durante a pandemia ou, no máximo, tenha reduzido consideravelmente as condições de atendimento dentro das regras permitidas na sua cidade. Para compensar, você criou um e-commerce ou plataforma digital para os clientes fazerem seus pedidos e compras. Nesse caso, é interessante pensar em como usar essa plataforma online para poder ir conduzindo os consumidores de volta a sair e ir ao seu estabelecimento. O plano correto vai depender do seu contexto e das regras da sua cidade e estado.

3. Faça um monitoramento de dados da opinião das pessoas

É muito importante que você faça uma coleta de dados de comentários e opiniões das pessoas nas redes sociais, de modo a conseguir ter uma visão em tempo real do que eles estão falando, especialmente em relação à sua marca. Hoje em dia, uma agência de marketing digital já consegue fazer esse levantamento com uma pesquisa entre os seguidores de uma empresa. Existem até equipes que usam códigos e programadores para automaticamente fazer uma leitura dos comentários relacionados a uma empresa ou tema e saber se são positivos ou negativos.

 

Isso ajudará a guiar o seu time entre as ações a fazer. Você poderá entender se o público, no geral, pensa que o certo é X ou Y e ficará mais fácil se comunicar com os seus seguidores dessa forma.

4. Produza conteúdo de forma relevante

A produção de conteúdo para os seus canais de comunicação será ainda mais importante nesse período pós-pandemia, especialmente para trabalhar com a criação da sua marca no imaginário dos seus consumidores. Será necessário se destacar como uma autoridade no seu segmento, educar o seu mercado e atrair nossos consumidores e tudo isso pode ser feito com a criação de artigos, ebooks e vídeos.

É importante pensar que muitas empresas fecharam as portas na pandemia. Segundo as estimativas iniciais, pelo menos 700 mil negócios acabaram nesse período. Isso significa que muitos dos seus concorrentes não sobreviveram ao baque da crise. Portanto, há um grande caminho a reconquistar nesse cenário e a produção de conteúdo terá importância nisso.

5. Invista em uma estratégia omnichannel

Um ponto importante a ter em mente é focar em uma estratégia que seja omnichannel, já que o consumidor está mais conectado do que nunca. Isso significa, por exemplo, que o mesmo consumidor que interage na sua página no Facebook também pode ler seu artigo no blog ou ver seu vídeo no YouTube. Portanto, é essencial integrar todos os canais de maneira inteligente e estratégica.

Agora que você já viu essas cinco dicas de como usar o marketing no pós-pandemia, agora é hora de colocar essas dicas em ação e ver o resultado que elas trazem. Lembre-se de que o monitoramento constante de opiniões, ideias e resultados das suas ações é uma forma eficaz de checar se seu planejamento está dando resultados e modificar alguma coisa, caso necessário.

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