guest post Mônica Candido

Parcerias: como atrair parceiros para seu blog?

Conquistar parceiros para seu blog é fundamental para estabelecer relações comerciais com empresas relevantes e conseguir melhores formas de monetização de seu conteúdo.

Uma empresa de uniforme auxiliar de limpeza completo pode estar buscando um espaço para divulgar seu trabalho, e os blogs tem sido uma excelente tendência de marketing para isso hoje em dia.

Isso não significa, entretanto, que você deve estar aberto a qualquer proposta que surgir pela frente. É preciso manter coerência com seu público e seu nicho para continuar relevante e em alta.

Seu público confia em seu trabalho, e apresentar algo que fuja de sua proposta ou que não possua uma boa qualidade pode acabar te prejudicando mais do que ajudando. 

Por isso, procure sempre firmar parcerias com empresas que estejam de acordo com seu modo de trabalho.

Para iniciar, é preciso identificar que existem uma série de atividades que podem ser consideradas uma parceria entre marcas e seu blog.

Ao divulgar em seu blog de nutrição uma academia com espaço kids, por exemplo, você precisa saber qual formato será mais vantajoso para ambas as partes.

É preciso que todas as atividades envolvidas na relação sejam explicadas em detalhes, para que nenhuma das partes sinta que saiu lesada da operação.

Formatos de parceria

Dentre os modelos mais comuns de parceria entre empresas e donos de blogs, alguns se destacam mais, sendo importante identificar como funcionam e quais as vantagens de cada modelo:

Investir em publieditorial

Os publieditoriais são textos contratados por uma empresa para divulgar um produto ou marca. São outra das formas mais tradicionais de parcerias entre blogueiros e marcas.

Para fazer um bom publieditorial, é primordial que você tenha acesso ao produto ou serviço que irá comentar a respeito. Vale lembrar que seu principal compromisso é com seu leitor, e deve manter a seriedade e veracidade em todo seu conteúdo.

Portanto, é importante indicar que o conteúdo trata-se de um publieditorial e, principalmente, testar e aprovar o produto em questão.

Um publieditorial pode mostrar a qualidade de uma persiana varanda gourmet que tenha sido instalada em seu estabelecimento, por exemplo.

Isso porque pessoas que seguem seu material confiam em suas opiniões, e levá-los a comprar algum de qualidade abaixo da esperada pode acabar prejudicando o seu trabalho.

Disponibilizar cupons

Um dos pontos primordiais para uma negociação é o quanto um cliente consegue de desconto. 

Muitas empresas já calculam isso quando definem o preço de venda de um produto, possibilitando uma margem de negociação que seja favorável.

Dentre as opções, podemos citar:

  • Cupons de aniversário;
  • Cupons sazonais;
  • Cupons de eventos;
  • Cupons de brindes grátis.

Para sua empresa, é interessante vincular seu nome a esse tipo de desconto. Isso porque cada vez mais pessoas começarão a te acompanhar, ávidos por novidades e pela possibilidade de conseguir pechinchar um produto.

Além disso, cupons de desconto com seu nome podem fazer pessoas que não conhecem seu conteúdo decidirem acessar para conhecer mais, gerando um engajamento ainda maior.

Por exemplo, uma imobiliária que aluga sala reunião pequena pode oferecer um desconto na primeira hora para seus leitores, engajando melhor o público.

Anúncios com banners

Este é o formato mais simples e direto de parceria. É importante para você, como empresa, ter um media kit, que é uma espécie de documentação onde você consegue apresentar seu trabalho, seu conteúdo e seus números.

Em espaços de seu site que sejam separados para este tipo de parceria, calcule um valor para a divulgação, e caso a empresa opte por contratar esses serviços, eles podem lhe enviar um banner com as especificações de tamanho que você estipular.

Por exemplo, uma empresa de rótulo de vinho personalizado pode deixar um banner na sua página inicial indicando o trabalho dela, permitindo que seus leitores tenham acesso ao material em questão.

Você pode separar os valores pelo tamanho do banner que poderá ser exposto, e vincular a um link para a empresa em questão. Nestes casos, o interesse de ambos é que seu público acesse a página divulgada para conhecer a empresa parceira.

Promover sorteios

Os sorteios são uma forma interessante de conquistar um novo público, uma vez que esse tipo de ação acaba sendo benéfica para ambos os envolvidos na parceria: 

A empresa parceira, porque seu nome acaba sendo mais divulgado; e você, porque pessoas interessadas no produto sorteado acabarão acessando seu blog e podem até mesmo tornar-se seguidores.

Além da divulgação, é possível conquistar para seu parceiro leads, mesmo porque algumas das pessoas que não ganharem o sorteio podem acabar consumindo o produto diretamente. Por isso, é interessante delimitar todas as regras antes de iniciar o sorteio.

A título de exemplo, uma clínica emagrecimento pode oferecer um tratamento gratuito em um blog do segmento de estética, convertendo os leitores em clientes e atraindo novos visitantes para o blog.

 

Vale a pena lembrar que existe uma legislação vigente no Brasil que regulamenta sorteios. Isso inclui o registro do tipo de sorteio e pagamento de uma taxa ao governo.

Normalmente, é possível combinar em contrato que a empresa cedente do produto arque com os custos do sorteio, dando mais tranquilidade para que você consiga realizar a ação.

Como atrair novos parceiros?

Compreender os tipos de parceria que existem e quais benefícios eles oferecem é importante, mas para conseguir utilizar essas ferramentas, você primeiro precisa conseguir alcançar um empreendimento para oferecer a parceria. A seguir, veja um passo a passo.

1 – Conheça o mercado

O primeiro ponto para conquistar novas parcerias para seu blog é compreender e conhecer seu nicho de mercado. 

Entender quem faz parte do seu público e o que eles costumam consumir pode ajudar a encontrar empresas na área e oferecer sua expertise para formar parcerias.

Muitas pessoas acompanham empresas por meio de blogs e têm interesse em interagir mais com eles. Através de publicações em redes sociais e contato por e-mail, você consegue ficar mais próximo de seu público e entender suas necessidades.

Com essas informações, é muito mais fácil se aproximar de uma empresa, uma vez que a proposta já estará estabelecida para que a parceria seja concretizada.

Inclusive, uma empresa de reabilitação urbana com foco em áreas centrais pode conquistar muitos clientes ao divulgar o conteúdo em seu blog.

2 – Apresente relatórios e resultados

Relatórios de análise de público são importantes, uma vez que serão as ferramentas que você tem para negociar. Apresente seu público, o quanto de tempo eles passam em seu site e seus hábitos de consumo.

Isso fará com que muitas empresas compreendam as vantagens de ter uma parceria com você.

O mundo dos blogs é extremamente competitivo. A cada dia, surgem novos blogs e os antigos caem no esquecimento. Por conta disso, é importante estar sempre atento aos seus concorrentes diretos e suas movimentações.

Além disso, é importante ter um controle de resultados para apresentar a seu parceiro.

Existem diversas ferramentas online que podem ser utilizadas para medir os acessos na publicação de seu parceiro, quantos cliques foram convertidos pelo banner colocado na página inicial e outros pormenores.

Um parceiro provavelmente terá interesse em compreender quais foram os resultados de sua ação em conjunto com você, então, essas medições são fundamentais para apresentar no final de uma ação da parceria.

3 – Crie uma rede de contatos

Seus concorrentes são também uma bússola de como estão sendo os trabalhos de parceria. 

Isso porque você conseguirá enxergar de fora o quanto uma empresa está sendo bem sucedida ou não em uma parceria com um determinado blog, e estabelecer rotinas para melhorar estes resultados pode ser interessante.

Um bom meio de conhecer potenciais parceiros e empresas interessadas nesse tipo de ação é através da participação em eventos especializados. É uma excelente oportunidade de se apresentar ao vivo e apresentar um pouco melhor o seu conteúdo.

Em feiras e eventos é onde diversas pessoas da sua área de atuação se encontrarão, e fazê-los te conhecer é fundamental para conseguir conquistar resultados positivos para parceiros de seu blog.

Quanto maior for sua rede de contatos, mais possibilidades vão surgir para seu trabalho. Por isso, mantenha-se sempre ativo e presente nestes eventos, conquistando assim muito mais espaço para seu blog aparecer.

4 – Pense no seu público

É importante seguir com a mente focada em seu público. De nada adianta estar presente em locais e conhecer empresários se você não tiver uma base de público interessante para oferecer em uma negociação.

Por isso, é essencial que seu público continue sempre fiel e interessado em seu conteúdo, e para que isto aconteça, você deve ser verdadeiro com eles. Por isso, sempre que fizer um publieditorial ou um publipost sinalize, indicando que há uma transação financeira ali.

Se você está divulgando o serviço de uma empresa de sacolas de papel artesanal, é interessante que se crie um contexto dentro de seu blog para que faça sentido com seu conteúdo.

Muitos blogs perdem sua credibilidade por esconder esse tipo de ação. Nenhum leitor seu desgostará do fato de você fazer um trabalho pago, mas esconder isso deles pode quebrar a confiança de um modo que talvez não seja possível recuperar.

Conclusão

Com a utilização correta das ferramentas que você tem à mão e criando conteúdos de qualidade, é possível conquistar inúmeras parcerias e fazer o blog da sua empresa crescer.

Este artigo buscou apresentar algumas dicas de como atrair parceiros para o seu blog, então não deixe de aplicá-las às suas estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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