guest post Mônica Godinho

Redes sociais: qual a importância de vincular seu blog no Instagram

Vincular seu blog no Instagram é uma excelente estratégia para divulgar seus conteúdos de maneira mais rápida e eficiente. Ou seja, e você quer que seus materiais cheguem até seu público-alvo, precisa ter as redes sociais como aliadas.s

Sem elas, qualquer trabalho, por melhor que seja, pode passar despercebido pela audiência, sendo assim, todo o seu investimento em Marketing de Conteúdo fica comprometido.

Isso quer dizer que apenas produzir uma boa quantidade de textos com qualidade não é o suficiente. É preciso divulgá-los, para que as pessoas interessadas acessem o blog.

Para as empresas brasileiras, essa prática é muito vantajosa, uma vez que o Brasil está entre os países que mais acessam as redes sociais no mundo.

Na América Latina, ele é o primeiro, principalmente no que diz respeito ao Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Ou seja, o público do blog do seu negócio está conectado, apenas esperando que você apresente a sua página.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar por qual motivo você deve vincular o seu blog ao Instagram, os benefícios dessa prática e as vantagens para a sua estratégia de Marketing Digital. Confira.

A importância do uso das redes sociais

Pensar que as redes sociais seriam apenas uma fase ou destinadas apenas aos jovens, já se tornou uma ideia ultrapassada. Para se ter uma noção, cerca de 4,14 bilhões de pessoas utilizam essas plataformas em todo o mundo.

Portanto, mais da metade do planeta (53%) tem, pelo menos, uma conta em uma rede social. Desse total, cerca de 450 milhões começaram a usar esses sites no ano de 2020, um crescimento de cerca de 13%.

E se você gosta de números, podemos dizer que, a cada 1 segundo de 2020, 14 pessoas passaram a usar as redes sociais. Ou seja, é muita gente!

Isso se deve a fatores como o aumento do uso de smartphones, que permite que as pessoas acessem o Facebook e seus semelhantes a qualquer momento.

Então, uma fabricante de wobbler display, por exemplo, tem em mãos a oportunidade perfeita para interagir e se comunicar com seu público-alvo e, claro, divulgar os conteúdos do seu blog.

Por que vincular o seu blog no Instagram?

Antes de responder a pergunta, vamos falar um pouco sobre o Instagram, que é uma plataforma que cresce continuamente e está bem perto do Facebook.

Essa plataforma já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários, sendo que 52% são mulheres e 48% são homens. De todos eles, 63% acessam a rede ao menos uma vez por dia e 500 milhões usam o stories todos os dias.

Isso significa que toda empresa, independentemente de seu setor, como aquelas que oferecem motorista particular bilíngue, tem o seu público garantido no Instagram.

O alcance publicitário dessa rede é de 849,3 milhões de pessoas, ou seja, quase todos os seus usuários visualizam, pelo menos, um anúncio de seu interesse todos os dias.

Imagine o seu blog vinculado a essa plataforma? Muita gente vai saber que ele existe, o que vai alavancar seus investimentos em Marketing de Conteúdo.

E já que entramos nessa pauta, é válido lembrar que as redes sociais são um conjunto de canais de comunicação que se dedicam a conteúdos que aumentem a interação e o compartilhamento.

Conheça aqui o guia completo de tamanho stories do Instagram.

Além do Instagram, você também pode vincular o seu blog a outras plataformas, como:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • YouTube;
  • LinkedIn.

Contudo, é preciso se atentar a algumas adaptações no material, como tipo de conteúdo, tamanho e alcance.

O Instagram é uma rede social 100% visual, ou seja, os seguidores do perfil de uma empresa de reforma elétrica apartamento, por exemplo, estão interessados em ver imagens sobre esse assunto, tanto fotos quanto vídeos.

Quando você vincula seu blog a ele, começa a ter acesso a uma série de benefícios, como o fato de fazer sua página circular em uma das plataformas mais populares atualmente.

Seus usuários passam uma média de 28 minutos por dia navegando, tempo suficiente para que seu blog chegue até eles de alguma maneira.

Pelo fato de ser altamente visual, também é uma chance de o seu negócio elaborar uma imagem atraente, que chame a atenção do usuário e faça com que ele clique no link do blog.

Os consumidores são extremamente visuais, então, quando eles têm a chance de visualizar uma foto, vídeo ou, até mesmo, um gráfico acerca do produto ou serviço que querem comprar, como rótulo de vinho personalizado, as chances de vendas são maiores.

 

Então, você posta uma imagem atrativa com uma breve descrição e logo em seguida o link do seu blog. O usuário vai se sentir atraído, ler o seu conteúdo e a partir disso começar a enxergar a sua marca como uma empresa de confiança.

Mais do que divulgar o blog, é a chance perfeita de construir a marca usando dois dos melhores canais que existem hoje.

Outro benefício é a alta exposição da sua marca para pessoas do mundo todo. O Instagram ajuda a divulgar o blog, sendo que esta plataforma ajuda a construir a imagem do seu negócio por meio de conteúdo de valor.

Para quem tem uma plataforma e-commerce, é a chance de aumentar até mesmo as vendas. Ou, ainda, uma clínica de estética consegue divulgar melhor um conteúdo com dicas de emagrecimento para homens, despertando o interesse em mais pessoas.

Além de o seu negócio atingir mais pessoas, ele passa a impactar quem realmente tem interesse, ou seja, o seu blog passa por um processo de divulgação segmentada, chegando ao conhecimento de quem realmente importa.

Um dos objetivos do Marketing Digital é exatamente isso, fazer com que as pessoas encontrem a solução que precisam, no momento certo.

O Instagram divulga os conteúdos para as pessoas que possam se interessar por ele. Então, digamos que a vinculação do seu blog não “atira pra todo lado”, mas sim, aproxima-se dos usuários que vão realmente consumir os conteúdos.

Para as pequenas empresas isso é ainda mais vantajoso, uma vez que o seu blog também pode ser divulgado para quem está mais próximo da sua marca.

Bom, até aqui, você entendeu por qual motivo deve vincular o blog da sua empresa ao Instagram por conta dos benefícios. Mas essa prática também pode ser muito vantajosa para suas estratégias de Marketing Digital. Confira.

Benefícios para o Marketing Digital

O Marketing Digital reúne estratégias que hoje em dia não podem faltar na rotina de qualquer empresa, desde as menores até as maiores, como as que oferecem o aluguel de sala de reunião pequena.

Um de seus pilares é o Marketing de Conteúdo, que tem como objetivo promover materiais de qualidade para o público-alvo de uma empresa, levando soluções para as pessoas e promovendo as marcas.

Esses conteúdos são publicados em blogs, então, quando você vincular sua página no Instagram, está divulgando essa prática, o que é muito benéfico para suas estratégias de Marketing Digital.

Para começo de conversa, uma das principais vantagens é a construção de uma boa identidade visual para a sua marca.

Afinal, por trás daquela comunicação visual previamente estabelecida para divulgar o seu blog, o usuário terá acesso a um conteúdo que o ajude de alguma forma.

Em outras palavras, você resolve dois problemas de uma vez: melhora sua imagem e estabelece sua identidade visual.

Construir a identidade visual é importante para o Marketing Digital porque é dessa forma que o seu cliente vai se interessar pela marca e procurar saber mais sobre ela e o que tem a oferecer.

Outra vantagem é o aumento do alcance da marca. Por exemplo, uma clínica de estética estará acessível a todos os usuários do Instagram, enquanto esclarece as dúvidas sobre creme rejuvenescimento do rosto de seus potenciais clientes.

Quando você aumenta o alcance da sua marca, mais pessoas passam a conhecê-la, bem como despertam interesse por seus conteúdos, produtos e serviços, o que acaba por facilitar as vendas.

Então, todos os seus esforços em Marketing Digital começam a dar resultados mais rapidamente, sendo que tudo isso porque o conteúdo do seu blog está sendo disseminado em uma das maiores redes sociais do mundo.

Considerações finais

Qualquer empresa, como uma fabricante de balcão promocional expositor, precisa investir em bons conteúdos para oferecer soluções ao seu público-alvo.

Todos eles são veiculados no blog, um canal essencial para aumentar a autoridade de uma marca. Para crescer e trazer bons resultados, o blog precisa ser divulgado, sendo que o Instagram é uma das melhores plataformas para conseguir isso.

Como você viu aqui, essa plataforma pode ser uma verdadeira aliada do blog do seu negócio, levando os conteúdos dele de maneira segmentada, conscientizando quem realmente tem interesse nas suas soluções.

Não apenas o número de visitantes vai aumentar, o que fortalece as estratégias orgânicas de Marketing Digital que você adota, como também o seu negócio terá acesso a novas oportunidades. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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