guest post Mônica Godinho

5 dicas para aumentar a performance da equipe

Sem dúvidas, aumentar a performance de uma equipe é o sonho de todos os donos, gestores e líderes, independentemente de qual área ele atua. Porém, para realizar isso, é importante que ele siga alguns passos muito importantes. 

Quer saber quais são eles? Então, continue lendo esse post e confira 5 dicas para aumentar a performance de uma equipe e, consequentemente, gerar mais resultados. 

1. Identifique os pontos fracos e fortes dos colaboradores

O ilhós para lona é um acessório que pode ser encontrado em diferentes especificações técnicas, como plástico, metal e borracha. Sendo assim, é importante ter muito cuidado e atenção para colocá-lo na cobertura, pois ele é responsável por reforçar os furos e impedir rasgos. 

Com uma equipe não é muito diferente, visto que os colaboradores sempre irão apresentar fraquezas e forças. Esses pontos devem ser identificados pelo líder para que possam contorná-los ou otimizá-los, a fim de garantir um time alinhado e comprometido. 

Quando uma equipe é unida e busca ajudar uns aos outros, o ambiente de trabalho é muito melhor e a performance dos colaboradores aumenta tanto de forma individual quanto em conjunto.

2. Estimule a organização

Se você deseja aumentar a performance da sua equipe, é necessário saber: Nada funciona sem um bom planejamento! Então, é melhor já separar papel e caneta, bem como ir procurando ferramentas para auxiliar na organização, como o Wunderlist e o Trello. 

Além de estipular prazos de entregas e metas, oriente o seu colaborador a organizar o dia de trabalho individualmente, anotando as atividades, reuniões, prioridades, etc. Não só isso, é importante que você destaque a importância de separar um tempo para pausas.

A fadiga mental é muito comum na atualidade, o que pode causar dispersão e falta de atenção. Ademais, os longos períodos de trabalho diminuem a capacidade resolutiva, fazendo com que o funcionário não atue conforme o esperado. 

3. Ofereça os recursos necessários

Uma fábrica de molas de compressão não funcionaria se os funcionários não tivessem a matéria-prima necessária para realizar o trabalho… Um escritório também não!

Não adianta nada você ter uma excelente equipe de colaboradores se não disponibilizar os recursos para que eles possam desenvolver as suas tarefas diárias com maestria. 

Quando uma equipe não conta com as ferramentas básicas de trabalho, ela tem muita dificuldade em entregar o solicitado dentro do prazo, o que pode ocasionar desmotivação. 

 

Antes de querer aumentar a performance dos seus colaboradores, saiba se você está assegurando toda a tecnologia para isso, pois somente dessa maneira garantirá o sucesso!

4. Não esqueça dos feedbacks

Um bom líder ou gestor é aquele que sabe escutar e compreender o que os seus colaboradores estão passando e sentindo. Por esse motivo, os feedbacks são tão importantes! 

Deixe a sua equipe saber que ela tem carta aberta para conversar com você sobre todos os pontos, sejam eles bons ou ruins. Abrindo espaço para esse bate-papo, é possível identificar as falhas e aumentar a performance. 

5. Invista no colaborador 

No passado, uma empresa de redutor de velocidade para trânsito trabalhava apenas com a instalação de produtos tradicionais, como lombadas e tartarugas. 

Já hoje em dia, elas são capazes até mesmo de oferecer placas inteligentes, que mostram a velocidade do condutor que se aproxima em tempo real e assegura um tráfego mais seguro. 

É aí que eu te pergunto: “Ela conseguiria realizar essa transição se não investisse na capacitação de seus colaboradores?”. Com toda a certeza a resposta é “não”! 

Ninguém nasce sabendo e o mercado está em constante inovação. Sendo assim, é necessário que você promova treinamentos constantes, motivando a sua equipe e fazendo com que a sua empresa evolua! 

Gostou do nosso post sobre 5 dicas para aumentar a performance da equipe? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.