guest post Mônica Godinho

Brand Experience: o que é e quais são os benefícios

Você já ouviu falar em brand experience? Essa técnica tem como intuito fortalecer a relação entre a marca e os clientes em todos os momentos em que eles estão interagindo.

São ações que despertam sentimentos positivos, trazendo como resultado a satisfação e fidelização dos consumidores.

Toda empresa precisa trabalhar a sua imagem para se tornar mais relevante e criar a sua identidade, e isso envolve ações, assim como alguns detalhes.

Portanto, se você quer fortalecer a sua marca diante do público, então precisa investir em brand experience. É dessa forma que as pessoas terão uma boa percepção do seu negócio.

Contudo, estamos falando de um trabalho contínuo, que ocorre a cada nova interação ou consumo. Logo, os detalhes importam, afinal, os consumidores estão atentos a eles, e é dessa forma que registram a sua experiência com a companhia.

Durante todo o momento em que interagem com ela, constroem sua percepção. Por isso, é fundamental que a empresa trabalhe para causar uma boa impressão.

A proposta dessa estratégia é, então, propor elementos associados a uma marca para que ela consiga chamar a atenção do público e gerar valor para as pessoas.

Neste artigo, vamos explicar o que é brand experience, seus benefícios para as empresas, como esse conceito estratégico e quais resultados pode trazer ao ser aplicado em um negócio. Por isso, acompanhe a leitura!

Mas, o que é brand experience?

Brand experience é um conceito que tem como objetivo fazer com que as empresas ofereçam uma boa experiência aos seus clientes, ao mesmo tempo em que fortalece a marca, toda vez que eles interagem com elas.

Para gerar valor nesses momentos, diferentes áreas de percepção são exploradas, para que o público construa uma imagem positiva da organização, com base na experiência que vivenciou.

Essa estratégia vem sendo usada há bastante tempo, por diferentes tipos de empresas, como as que fazem instalação de internet.

Elas trabalham em cima de detalhes importantes que nem sempre são percebidos pelos clientes e, conforme o marketing digital se expandiu, novas ideias de brand experience também surgiram.

Benefícios do brand para os negócios

Agora que você já entendeu o conceito dessa prática, vamos falar sobre os benefícios que ele traz para as companhias.

Um deles é o fato de que as organizações se tornam mais competitivas, visto que elas mesmas estão em busca de uma relevância cada vez maior para o seu mercado.

Para melhorar sua posição, é necessário investir em estratégias de todos os tipos, uma vez que elas transformam o negócio em referência no que faz. Ou seja, a marca se torna mais competitiva.

Consequentemente, o cliente é impactado de maneira positiva, pois cada ação é voltada para ele, de modo a despertar seus sentimentos e sensações.

Qualquer empresa, como uma gráfica que faça agenda personalizada com nome, sabe que isso é importante porque quanto mais satisfeito estiver o cliente, maiores são as chances de fidelizá-lo.

A organização mantém sua relevância por muito mais tempo, tendo em vista que ela mantém o foco na experiência dos consumidores.

Tudo é feito de acordo com as tendência do mercado, sempre abrindo espaço para ações inovadoras, o que a torna uma marca atemporal e longeva.

Sabendo quais são os benefícios do brand experience, fica mais fácil saber como ele funciona, e é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

Como funciona a estratégia?

Empresas de todos os ramos de atuação têm investido tão bem neste conceito, que quase não é possível identificar as estratégias por trás de suas ações.

É dessa forma que uma fabricante de placas informativas personalizadas se faz relevante e conquista mais reconhecimento.

Existem duas categorias em que a estratégia pode ser aplicada, sendo no plano físico e no digital. Vamos mostrá-los junto a alguns exemplos:

Físico

As experiências sensoriais que os clientes têm com produtos e serviços são muito valiosas e comumente aplicadas no varejo. Como exemplo, podemos citar os eventos organizados pelas corporações voltados aos clientes.

Um pet shop de banho e tosa delivery, por exemplo, organizou um evento na semana do Carnaval para que os tutores pudessem comparecer com seus animais.

Quem comprasse o serviço de banho e tosa ganhava um convite, e durante o evento os animais ganhavam vários brindes, como amostras de petiscos, rações e ainda podiam interagir com outros da mesma espécie.

Esse tipo de evento fez desse pet shop mais do que um estabelecimento, mas uma marca sólida, que tem autoridade no que faz, sendo relevante para os donos de animais.

Isso porque um evento desse tipo proporcionou às pessoas a oportunidade de frequentar um espaço onde seus pets eram bem-vindos, e ainda podiam usufruir de alguns brindes.

 

Digital

Com a presença digital das empresas cada vez mais fortes, como uma de higienização interna automotiva ou de automação residencial, aplicar o brand experience nesse âmbito se tornou uma tarefa muito mais fácil. Dentre as possibilidades estão:

  • Frete grátis;
  • Boa navegação;
  • Ambientação gráfica;
  • Interações nas redes sociais;
  • Entre muitos outros.

Só que as aplicações não param por aí, pois os clientes podem ter acesso a facilidades que antes nem mesmo poderiam ser pensadas.

Uma construtora, por exemplo, pode oferecer a possibilidade de o cliente mobiliar o imóvel que ainda está na planta, por meio de recursos em seu site.

Ao terminar o projeto de decoração, ele pode se dirigir até ao ponto de venda do apartamento e imprimir as imagens gratuitamente em uma impressora para gráfica rápida, sem mesmo fechar negócio com a construtora.

Essa experiência permite que o cliente veja como ficaria o apartamento mobiliado, de acordo com seu gosto e preferência. É como ter a sensação de já estar vivendo nele, o que ajuda a impulsionar as vendas.

Com as fotos impressas, ele pode se dirigir a um escritório de arquitetura ou design de interiores para providenciar a mobília para seu novo imóvel.

Assim, a construtora conseguiu proporcionar uma experiência de compra completa e ainda solucionar os problemas em relação à decoração.

O que foi, certamente, uma experiência muito positiva para o comprador, que muitas vezes desiste da compra porque não consegue enxergar o apartamento como sendo realmente seu.

Essas ações e muitas outras que as empresas podem criar, como uma fabricante de divisora de massa, trazem excelentes resultados.

Por exemplo, o pet shop que mencionamos anteriormente conseguiu fidelizar uma quantidade muito maior de clientes ao realizar aquele evento.

Mais do que vender serviços de banho e tosa uma única vez, ele fez com que muitas pessoas levassem seus animaizinhos para o local outras vezes e ainda conseguiram vender outros produtos.

São momentos como esse que fazem com que a marca perdure na memória dos consumidores por muito mais tempo.

A construtora conseguiu como resultado gerar valor para seus compradores. Essa tarefa é muito difícil, mas quando alcançada, é uma das mais valiosas.

O trabalho realizado ao possibilitar uma decoração virtual despertou sentimentos positivos e sensações gratificantes, afinal, é muito bom poder decorar o primeiro apartamento.

Quando a marca, como essa construtora, unida à uma loja de material de construção, quer ser reconhecida, ambas investem em estratégias que melhoram a relação com seu público-alvo.

As organizações geram valor, difundem sua marca no mercado e passam a ser lembradas pelo público por conta de uma experiência positiva e diferente.

Os lucros em relação ao produto também aumentam, pois o valor de uma marca é agregado a sua solução, beneficiando o seu faturamento.

O brand awareness, ou consciência da marca tende a melhorar, uma vez que boa parte dos consumidores toma conhecimento da existência da marca e quais são suas qualidades.

No caso do pet shop, ele conseguiu melhorar o brand awareness porque despertou sentimentos como alegria nos tutores, e a sensação de satisfação por proporcionar momentos de diversão e descontração.

A proximidade com o público também é favorecida, pois a empresa consegue estreitar seu relacionamento com os consumidores por meio de interações, satisfação e sentimentos positivos.

No caso da construtora, ela gerou uma percepção positiva em relação aos imóveis, antes mesmo de serem comprados. A experiência foi agradável, afinal, o cliente já sentia que o apartamento pertencia a ele.

Independentemente de se tratar de uma compra física ou um atendimento virtual, se a organização souber desenvolver algo que se destaque, conseguirá estar sempre mais próxima de seu público-alvo e se tornar referência.

Para conseguir isso, nada melhor do que investir nas estratégias de brand experience.

Conclusão

O consumidor moderno sabe muito bem que ele pode comprar o mesmo produto ou serviço em diferentes marcas. Muitas vezes, ele prefere pagar mais caro justamente porque sabe que, com determinada empresa, sua experiência será melhor.  

Ter diferencial não diz respeito apenas a ter um produto de qualidade ou um preço atraente, mas também saber despertar sentimentos positivos e sensações agradáveis nos clientes.

Essa é a proposta do brand experience: lançar mão de estratégias criativas, focadas em detalhes que farão toda a diferença para quem compra de você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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