guest post Mônica Candido

Como converter seguidores das redes sociais em clientes?

No último ano, a Rede Globo decidiu investir em uma nova estratégia para realizar o Big Brother Brasil, um dos reality shows que mais gera interação digital no mundo. Nele, a empresa reuniu famosos (camarote) e anônimos (pipoca), todos com um objetivo em comum: ganhar um milhão e meio de reais! 

Quando o anúncio sobre a temporada foi feito, a maior parte dos telespectadores pensaram que seria uma competição injusta, visto que o número de seguidores de alguns participantes do time camarote era muito superior a cinco milhões.

Porém, tudo mudou quando a participante do time pipoca Thelma fez um comentário que fez muita gente pensar: “Temos um público de 130 milhões de pessoas. Logo, a única pessoa famosa que me amedrontava aqui dentro seria a Beyoncé, que tem 137 milhões de seguidores”. 

Tenho certeza que você conhece o desfecho dessa história: Ela foi campeã! E é aí o ponto chave que devemos chegar quando falamos sobre os seguidores de uma marca! Não é porque uma pessoa te acompanha nas redes sociais que ela de fato é seu cliente. Assim, é importante que você saiba como fazer ela se converter! 

Continue lendo esse post e descubra três dicas simples para atingir esse objetivo!

1. Mantenha sua presença digital constante 

Uma pistola pulverizadora de pintura não irá desenvolver a sua atividade se não tiver uma pessoa para manuseá-la. Uma rede social também não! 

Para que os seguidores das redes sociais possam se transformar em clientes, você precisa realizar posts periódicos e que atraiam a atenção da pessoa. Em outras palavras, é essencial garantir que a sua marca seja lembrada por quem te acompanha!

Claro, tenho certeza que você está se perguntando como fazer isso…. A melhor maneira é investindo em estratégias de marketing relevantes, inclusive no que diz respeito aos conteúdos. 

Os “textões” podem até ser válidos para tratar de assuntos sociais relevantes, mas não são nada bem-vindos por quem deseja atestar o nome da marca no mercado por meio das redes sociais.

Normalmente, esses usuários costumam priorizar textos compactos acompanhados por algum tipo de mídia, como imagem, vídeo, gráfico, etc. Além disso, as redes sociais asseguram outros benefícios que devem ser utilizados: as hashtags. 

2. Gere engajamento

Não adianta nada ter um display expositor se não parafusá-lo para garantir que ele realize a sua função. Com as redes sociais não é diferente, visto que não adianta ter seguidores se eles não interagem com os seus conteúdos. 

 

O engajamento é uma métrica utilizada para analisar o quanto o conteúdo de uma marca está alcançando a sua audiência, servindo como um termômetro para destacar a eficácia de uma estratégia de marketing. 

As redes sociais oferecem recursos para gerar engajamento nas publicações, como likes, reações e compartilhamentos, mas você não precisa se limitar aos posts nos feeds. O Instagram, por exemplo, possui caixas de perguntas, enquetes, testes, contagens, etc.

3. Se aproxime dos seus seguidores

Vamos supor que você tem um Instagram para compartilhar que vende bacia de contenção e um cliente realizou um comentário dizendo que tem dúvidas como fazer a escolha. Você deixaria ele solucionar o problema sozinho? Tenho certeza que não!

É importante ter em mente que essa ajuda pode ser dada de diversas maneiras, todas elas deixando o cliente perceber o cuidado que a empresa tem com ele. Nesse contexto, é possível dizer que os pequenos negócios costumam responder diretamente, mas os grandes não podem se dar a esse luxo. 

Porém, isso não significa que você deixará o seu cliente a “deus-dará”. Se você não tem tempo de responder todas as perguntas individualmente, realize lives ou posts para solucioná-las. Às vezes, as dúvidas de um podem ser a de todos. 

Considerações finais

Como foi possível notar, nem sempre o número de seguidores da sua marca nas redes sociais significa clientes. Por isso, você precisa criar conteúdos criativos, fazer postagens periódicas e estar disponível para tirar dúvidas, independentemente de como for. 

Uma marca com credibilidade nas redes sociais gera mais confiança para os clientes, o que ocasionará o aumento significativo das vendas! 

Gostou do nosso post sobre como converter seguidores das redes sociais em clientes? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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