guest post Mônica Godinho

Como desenvolver um projeto totalmente em SEO

O Search Engine Optimization, popularmente conhecido apenas pela sigla SEO, é uma técnica que visa alcançar melhores resultados orgânicos em sites de busca. Ao utilizá-la, você consegue criar conteúdos relevantes para sites e blogs. 

No entanto, desenvolver um projeto totalmente em SEO  demanda certa atenção. Isso porque é necessário entender sobre as técnicas e ser muito rigoroso com relação ao conteúdo publicado, a fim de conseguir os resultados desejados. 

Existem cinco tópicos básicos que podem auxiliar na criação. Continue lendo o post e saiba mais sobre eles!

1. Analise 

Antes de começar a investir em SEO, é importante que você entenda sobre a área que irá trabalhar e a maneira de consumo dos seus potenciais clientes. Por exemplo, se você vende ilhós para lona, você conta com um público muito específico, o que requer mais cuidado para garantir os resultados posteriores. 

É válido citar que esse é o momento em que ocorre o estabelecimento de metas e desejos, bem como a avaliação e a decisão da hospedagem, domínio e dos recursos necessários para desenvolver todo o projeto, buscando evitar passar do orçamento inicial. 

2. Prospecção

Depois que você já analisou o cenário de mercado e identificou os seus clientes, é hora de realizar as pesquisas necessárias para originar o projeto. É nesse momento em que são determinadas as palavras-chaves, classificadas em três categorias:

  • Short tail: Palavras genéricas e muito abrangentes com alta concorrência, como cachorro, gato, televisão, etc; 
  • Middle tail: Palavras mais específicas com concorrência um pouco menos acirrada, como ração de cachorro, cama de gato, televisão smart; 
  • Long tail: Palavras que possuem menor volume de busca, mas é capaz de garantir mais tráfego e conversão para um site, como ração de cachorro para filhotes, cama de gato de cor amarela, televisão smart de 50 polegadas. 

Além disso, é nessa etapa que a pessoa que deseja empregar as técnicas de SEO reconhece definitivamente os hábitos de pesquisas dos clientes e as suas peculiaridades, visando garantir que o conteúdo será produzido de uma maneira que chegará até ele.

3. Implementação

Como o próprio nome sugere, a etapa de implementação é o momento em que o planejamento de SEO sai do papel – ou da tela do computador – e é estruturado. Para explicar melhor, é nesse momento que os conteúdos começam a ser produzidos, as páginas são otimizadas e a propagação e link building são realizados. 

Vamos supor que você trabalhe com molde de injeção plástica. A fase de implementação é quando você investe em tudo o que o SEO pode oferecer para executar a criação do site ou do blog, inclusive no que diz respeito a vídeos, imagens e textos. 

 

Essa é a etapa mais importante do projeto, visto que se ela falha, os resultados ficarão totalmente comprometidos. 

4. Monitoramento

Nenhum projeto de SEO vai para frente se não for monitorado com cuidado por pessoas que estão alinhadas com os objetivos e metas estabelecidas na primeira etapa. Por esse motivo, é ideal acompanhar os resultados e avaliar se estão de acordo com o planejado. 

5. Ajustes

Imagine uma fábrica de embalagem pet. Em algum momento, os produtos irão ser embalados para o local de destino, que normalmente é outra fábrica, seja ela de bebidas, cosméticos, medicamentos, etc. 

Com o SEO não é diferente! Após analisar o mercado, realizar a pesquisa, localização precisa e estudo preliminar, implementar as técnicas SEO e monitorar os resultados, é necessário passar o projeto para uma nova etapa: os ajustes! 

Nesse momento você deve identificar as melhorias que podem ser realizadas e como elas devem ser feitas. Saiba que a implantação das estratégias de SEO nunca ficam obsoletas, mas devem ser atualizadas de acordo com as novas exigências dos buscadores. 

Gostou do nosso post sobre como desenvolver um projeto totalmente em SEO? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.