Blogger Diego Bini

Como escolher a melhor hospedagem de sites

Durante a guerra fria Tim Bernes-Lee, engenheiro e físico inglês desenvolveu o projeto que deu origem a rede mundial de computadores, hoje conhecida como internet.

Graças a internet foi possível a partilha de conhecimento, principal objetivo idealizado pelo seu criador, bem como surgiram oportunidades de negócios e as conhecidas redes sociais. Hoje, a internet é tão presente que pode ser acessa por um aparelho na palma da sua mão.

Ter um site é a forma mais eficiente de se comunicar e ser ouvido quando o assunto é divulgação de ideias, serviços prestados e/ou produtos. Afinal, hoje em dia todas as pessoas recorrem ao Google na hora de buscar o que quer que seja e encontram nos sites as respostas ou produtos que desejam.

É o momento de se pensar então em como buscar e escolher a melhor hospedagem de sites.

Se você precisa criar um site para o seu e-commerce (loja virtual) ou apenas está querendo dar vida ao seu projeto de blog, certamente se indagou em como escolher o melhor serviço de hospedagem de sites.

Saber escolher a melhor hospedagem de sites é essencial para o sucesso de um projeto online.

As melhores empresas de hospedagem se destacam pelo seu excelente custo-benefício, por oferecer uma hospedagem de ótima qualidade, por um dos menores preços do mercado e possuir suporte 24 horas.

É muito importante analisar cada uma dessas plataformas de hospedagem, diferenciar cada uma por suas características e assim então, poder escolher a que se encaixará melhor em suas funções e em questão de valores.

A hospedagem de sites deve garantir que os dados do seu site estejam protegidos contra ataques e invasões inesperadas, com possíveis diferentes tecnologias e flexibilidade.

É natural que se acione o suporte em algum momento quando se contrata uma hospedagem de sites. Nessas horas, o suporte humanizado 24/7 faz toda diferença. Portanto, é preciso ter um canal de suporte eficiente à sua disposição.

Você também precisa avaliar o espaço em disco, o tráfego ou a transparência apresentada, se o certificado de segurança SSL é gratuito.

Mas o que seria esse certificado de segurança SSL?

Do inglês Secure Socket Layer, o certificado de segurança SSL funciona como uma criptografia nos dados do seu site. Embora ele em si só não impeça vazamentos de dados, ele impede que estes sejam lidos.

Uma vez que o certificado SSL é instalado corretamente em seu site, o formato mudará de HTTP para HTTPS como sinal de segurança, além da inclusão do ícone de cadeado na barra de endereços.

Falando de funcionamento da criptografia, ela embaralha todos os dados de seu site em forma de um código que se poderá ser entendido por quem possuir a chave de decodificação.

Se caso algum hacker invadir a conexão em busca de dados, não conseguirá traduzi-los.

Será que meu site precisa do certificado SSL?

Um estudo do Serasa Experian feito no Brasil, mostra que a cada seis lojas de e-commerce, uma delas não tem o certificado SSL.

Isso é um problema grave, já que estes sites lidam com dados importantes como números de cartões dfe crédito, endereços, entre outros.

 

A ausência do certificado SSL pode permitir que esses dados sejam lidos caso caism nas mãos de terceiros, logo proteger esses dados deve ser uma preocupação prioritária.

Devido à sua criptografia, dados podem ser trocados entre um navegador de internet e um servidor web.

Por isso sites que lidam com dados sensíveis como números de cartão de crédito e documentos, devem obrigatoriamente possuir um certificado SSL. E sempre é bom lembrar que o certificado SSL faz parte dos critérios de SEO do Google.

Cresce o número de empresas que veem o certificado como um diferencial estratégico, onde garante que a empresa foi verificada por uma organização legítima, passando credibilidade.

Não faltam motivos para você instalar o certificado SSL, como baixo custo, fácil instalação, tem recomendação da Google e segurança.

Os tipos de certificado são:

  • Validação de domínio: é a proteção mais básica, e pode ser encontrada em hospedagem de sites com certificado ssl.
  • Validação da organização: nível intermediário de segurança. Certifica as informações de domínio e valida as informações da organização. Certifica a presença física de uma empresa.
  • Validação estendida: Com este modelo de certificado SSL todo o site passará por uma verificação completa, sendo considerado o tipo mais abrangente de certificado.

Agora que já esclarecemos do que se trata o certificado, vamos voltar a falar de hospedagem de sites:

Os tipos de hospedagem oferecidos pelas empresas são: criadores de sites, hospedagem de sites, revenda de hospedagem, servidores VPS e servidores dedicados.

Porém existem outras questões também importantes, como: a reputação da empresa na internet, a garantia de qualidade, gerenciamento e uptime.

“Uptime”, o que é e qual sua importância

O uptime nada mais e dó que o tempo de disponibilidade do seu servidor e é indispensável de ser avaliado na hora de dizer uma hospedagem de sites é boa ou não.

É preciso que sua página da web permaneça ativa a maior parte do tempo, não é nada bom para seus negócios que o seu site ou sua loja virtual fique fora do ar.

Para saber se o uptime de um servidor é bom, saiba que este parâmetro é medido pelo período de um ano e a maioria das boas hospedagens garantem, em média, 99% de tempo de disponibilidade.

Se um ano tem 8544 horas, devemos multiplicar este valor pela porcentagem e dividir por 100, para entender a quantidade de horas que pode ficar ausente: (8544 * 99) / 100 = 85.44.

Como podemos ver, basta um cálculo simples com regra de três para estimarmos o tempo que o site pode ficar indisponível. É importante lembrar que devido a fatores técnicos e ambientais, é impossível a garantia de 100% de uptime.

Um dos melhores sites de hospedagem possui um uptime de 99,95%, contando com um serviço de excelência, que pode fazer a diferença na performance do seu empreendimento ou mesmo do seu projeto pessoal.

É importante avaliar as diferenças entre os diversos serviços e qual deles oferece de maneira mais aproximada o que você está buscando.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.