guest post Mônica Godinho

Cronograma de postagem: 4 dicas para montar o seu

Ter um cronograma de postagem é essencial para quem deseja ter sucesso em suas estratégias de marketing de conteúdo, tanto em um blog quanto em um site.

O marketing digital, de um modo geral, depende de um bom planejamento para que traga os resultados esperados. E nesse planejamento está inclusa a frequência de produção e publicação dos materiais criados.

Pode ser para um blog ou para um site, até mesmo para as redes sociais, mas é necessário seguir um cronograma para organizar o seu trabalho e também para que o seu público esteja sempre nutrido com novos conteúdos.

Só que há muito a ser feito, e tudo precisa ser organizado e estar alinhado a todo o time de marketing para funcionar.

São muitas informações envolvidas, por isso, o cronograma ou calendário vai ajudar o seu negócio a manter as estratégias de marketing de conteúdo em dia.

Pode parecer simples para quem está começando criar alguns materiais e publicá-los no site. Mas, a verdade é que para se destacar, você precisa atender a uma demanda, o que complica um pouco as coisas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é cronograma de postagens, a importância da frequência e dar algumas dicas para criá-lo.

O que é cronograma de postagens

O cronograma de postagens atua como um calendário de todos os conteúdos que são publicados em um site. Por meio dele, é possível controlar:

  • Datas de publicação;
  • Pautas;
  • Temas;
  • Prazo para produção.

Além disso, uma empresa de controle de bens patrimoniais, por exemplo, também consegue organizar os conteúdos que são topo, meio e fundo de funil, quais palavras-chave devem ser utilizadas e em que datas os conteúdos serão lançados.

O cronograma também ajuda a organizar a divulgação dos materiais em outros canais, como as redes sociais e a promovê-los por e-mail marketing.

Essas são as utilidades do cronograma de postagens para o seu negócio, e ele é quem ajuda a manter a frequência das postagens. Portanto, vamos entender por que ela é importante a seguir.

Importância da frequência de postagens

Quando uma fabricante de cordão para crachá personalizado e outros utensílios publica constantemente em seu site ou blog, consegue aumentar sua autoridade no mercado, além de divulgar melhor os seus produtos.

Para que você possa entender a importância da frequência de postagens, tente se colocar no lugar do seu leitor, que há um bom tempo não encontra nenhuma novidade em seu canal. Talvez ele comece a não se sentir tão bem em relação à marca.

O contrário também existe, que é quando, cada vez que o visitante acessa a plataforma, encontra um conteúdo novo e super interessante para ele naquele momento.

Publicações frequentes trazem mais credibilidade para a organização, e isso é importante para que o seu negócio conquiste a confiança dos consumidores.

Além disso, se um professor de aula de canto iniciante quer ter sucesso em suas estratégias de marketing de conteúdo, precisa criar materiais de boa qualidade e que sejam postados frequentemente.

No entanto, veja bem, isso não significa que você deva postar todos os dias, várias vezes por dia. Primeiro porque isso é inviável e segundo porque pode ultrapassar as necessidades de seus leitores.

Contudo, é necessário encontrar o equilíbrio ideal para a frequência de publicação para que seu público possa estar sempre interagindo com a sua marca.

A interação entre você e seu público-alvo é importante para gerar engajamento. Quanto mais as pessoas estiverem engajadas com o seu negócio, mais oportunidades você terá.

Agora que você sabe qual a importância do cronograma de postagens, vamos mostrar como você pode criá-los, no próximo tópico.

Como criar um bom cronograma de postagens

Mesmo sendo tão importante para empresas de todos os segmentos, como uma gráfica que faça calendário com espaço para escrever, nem toda organização segue um cronograma de publicação.

Contudo, ele diz respeito ao planejamento do marketing de conteúdo, servindo como base para toda a estrutura do site ou blog.

Não se trata apenas de organização, mas, sim, de um alicerce para que a companhia chegue aos seus objetivos. E para criar um bom cronograma de postagens, é necessário:

1. Escolher uma ferramenta

A ferramenta tem como vantagem documentar, registrar e compartilhar o cronograma com toda a equipe que vai trabalhar na produção de conteúdos.

Existem várias opções, como as planilhas, que podem ser salvas no Google Drive e permitem que qualquer pessoa tenha acesso.

Sendo assim, qualquer membro da equipe de produção poderá acessar a planilha, e assim colaborar melhor com o cronograma estipulado.

 

O Google Calendar é uma ferramenta gratuita também muito útil, e pode ser ainda mais fácil de manusear se ela já está incorporada ao seu dia a dia.

Por meio dele, uma fabricante de agenda personalizada com nome pode criar eventos para cada publicação, convidar membros da equipe e ativar alertas para que nenhuma tarefa fique para trás.

Agora, se o blog do seu negócio é WordPress, a própria plataforma oferece um recurso onde você pode gerenciar, publicar, alterar datas e acompanhar o andamento dos trabalhos.

2. Definir a frequência

Depois que você escolher a ferramenta é o momento de pensar na frequência, e nós já falamos de sua importância por aqui, então, deve ser pensada com calma.

Essa decisão vai influenciar toda a sua estratégia e quantidade de conteúdo que será produzida daqui em diante. Ter uma alta frequência é ótimo para que a plataforma esteja sempre atualizada e recheada de coisas novas.

Como vantagem, fica mais fácil engajar o público e ainda aparecer entre os primeiros resultados do Google. No entanto, se você não puder manter essa alta frequência, pode desagradar os usuários.

Por isso, essa escolha deve ser feita com muito cuidado, de acordo com as reais capacidades do seu negócio e com as necessidades do seu público.

Ser consistente é importante e é assim que conseguimos manter o interesse dos usuários. De nada adianta postar todos os dias em uma semana e na outra não publicar nada.

3. Ter uma boa estratégia

Uma boa estratégia para o seu blog ou site tem a ver com o planejamento dos conteúdos e sua maior vantagem é a otimização deles.

É o momento de definir alguns pormenores, como a data de publicação e o horário em que os materiais serão publicados.

Uma gráfica de folder de viagem também deve definir um prazo máximo para entrega, que permita que as postagens sejam feitas nas datas determinadas.

Determine status de acompanhamento, como concluído, em revisão, em andamento e assim por diante, e também quem serão os redatores que vão desenvolver cada pauta.

A estratégia também envolve a data de lançamento do conteúdo, quais palavras-chave serão usadas, para qual persona é destinado, se haverá uma chamada para ação, um resumo do conteúdo e a URL.

4. Escolher a divulgação

Independentemente do formato de conteúdo, como um texto, gravação de áudio, vídeo entre outros, é importante que eles sejam divulgados para o maior número de pessoas possível.

Essa divulgação pode ser feita pelas redes sociais, o que ajuda a impactar um número maior de pessoas, sendo muito benéfico.

Neste caso é necessário determinar qual conteúdo será promovido, quais serão as plataformas usadas, quem será o responsável pela divulgação e quantas vezes o material será promovido.

Também é necessário definir em quais datas e horários os conteúdos serão divulgados, qual o objetivo, quais chamadas serão usadas e organizar o status como publicado, agendado ou não finalizado.

Também é possível divulgar por e-mail, neste caso, uma empresa que elabore plano diretor estratégico ilustrado, por exemplo, precisa trabalhar com uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing.

Deve delimitar as datas e horários de envio, quais conteúdos serão divulgados, como newsletter, postagens do blog ou site.

Também é importante definir quem será o responsável pelos disparos de e-mail, e segmentar a lista para que os conteúdos sejam enviados de acordo com o interesse e a necessidade de cada contato.

É necessário documentar se o conteúdo enviado por e-mail é lançamento ou não, se fará parte do fluxo de nutrição e em qual etapa, saber qual é o objetivo dos envios de e-mails e acompanhar o status de cada campanha.

Conclusão

Criar um cronograma de postagens é essencial para o sucesso do site ou blog de uma empresa, mas além de criá-lo, é necessário segui-lo e atualizá-lo sempre que for necessário.

Às vezes, você pode escolher uma frequência abaixo do que pode produzir, então, pode mudá-la, mas tudo deve ser documentado no cronograma.

Segui-lo é a melhor forma de manter sua plataforma atualizada, os usuários satisfeitos e suas estratégias em marketing de conteúdo bem-sucedidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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