guest post Mônica Godinho

Site Responsivo: saiba 5 benefícios para ter um

Um site responsivo é aquele que permite que o usuário tenha uma maior facilidade de navegação entre as páginas, independente do tipo de dispositivo que ele está utilizando para acessar um determinado domínio.

Aliás, um design responsivo é capaz de oferecer a melhor experiência para o usuário em relação à navegação.

Quanto mais um site for considerado interessante e de fácil usabilidade, mais aumentam as chances de conversão do seu produto ou serviço, já que os consumidores precisam de experiências como essa.

Isso pode parecer óbvio à primeira vista, para quem não entende do assunto. Podemos então utilizar como exemplo a página na web de uma assistência técnica da positivo celular, onde são divulgados valores e disponibilidades de serviços.

Digamos que a página foi construída especialmente para ser acessada na web por meio de dispositivos celulares, apresentando então um visual e uma disposição de elementos própria para quem está clicando e interagindo com o conteúdo por um celular.

No momento em que uma pessoa, que está logada em um computador novo, acessar a página em busca de informações sobre o serviço, ela poderá até ler as informações e entrar em páginas, mas a usabilidade estará diferente naquele dispositivo.

Pode não parecer importante, mas quanto pior for a experiência de um consumidor ao entrar na página de uma empresa, menos ele vai se sentir à vontade de continuar no site e fechar o negócio pelo qual estava procurando, o que pode ser negativo.

Ainda que seja uma empresa renomada, o que os usuários exigem hoje em dia dentro dos dispositivos eletrônicos é uma experiência interessante de tecnologia.

Isso faz com que a fidelização ocorra praticamente na hora que o acesso ocorre. Pensando nisso, para que você entenda mais sobre a responsividade dos sites e seus benefícios, acompanhe este artigo.

Benefícios do investimento em responsividade

Entendendo o quanto uma empresa pode perder ao disponibilizar uma experiência na internet desagradável para seu usuário, fica mais fácil ter noção dos benefícios que o investimento em um site responsivo pode trazer. Confira abaixo os principais:

1 – Potencializa o carregamento da página 

A construção de um site responsivo leva em consideração diferentes tipos de dispositivos que podem ser utilizados para o acesso de uma página, cada um com a sua possibilidade de conexão e carregamento de uma seção, por exemplo.

Logo, pensar em uma adequação para diferentes tipos de canais de acesso é uma forma de melhorar a experiência, e fazer com que o carregamento da página de um site seja quase instantâneo, visto que isso melhora o interesse do visitante de continuar naquele local.

Como no caso de uma papelaria especializada em vendas de envelope personalizado a4, que passa a ter um site na web. O cliente dessa loja, ao entrar na plataforma, tem como prioridade a agilidade do carregamento, caso contrário, irá desistir da vontade de compra.

2 – Promove uma melhor experiência

Dependendo de como um determinado site é montado, é possível providenciar experiências interessantes para o usuário, que envolvem tanto a facilidade de encontrar respostas que deseja, quanto o prazer de navegar em uma plataforma interessante e moderna.

A tecnologia, ainda que já faça totalmente parte de nossas vidas, nos concede experiências interessantes, uma vez que está envolvida na melhoria de atividades que poderiam ser feitas presencialmente ou manualmente.

Por isso, quanto mais bem estruturado e cativante for um site, melhor será a satisfação de um cliente estar nele, e isso inclui diretamente a forma de construção da plataforma, que pode ser feita tanto por desenvolvedores na web quanto por designers.

3 – Melhora o posicionamento em buscadores

Talvez você não saiba, mas quanto mais tempo um cliente passa em um site, mais os buscadores na internet entendem que aquela plataforma pode ser considerada útil, o que trabalha diretamente com o ranqueamento daquele site em buscadores.

Por exemplo, ao digitar no Google algo como “gravação de áudio na minha cidade”, um usuário encontrará como primeiro resultado um site de uma empresa local, que possui uma visualização interessante e adequada para diferentes dispositivos.

Ao entrar nesse site o usuário pode perceber uma maior facilidade ao navegar e mexer em tópicos e páginas dentro da plataforma, o que faz com que o tempo de uso dessa pessoa aumente, aumentando o posicionamento deste site.

4 – Facilita o interesse de leads

Leads são pessoas que ainda não foram transformadas em clientes pela empresa, mas que exibem um interesse grande em fazerem parte do quadro de clientes, embora ainda não tenham tido nenhuma iniciativa de concretizar esse desejo, mas pode ser modificado.

 

Essas são as pessoas que as empresas costumam focar no momento da produção de conteúdo e outros meios comerciais, e que também inclui o site responsivo. 

Conforme dito, quanto mais interessante uma plataforma for, mais ela vai incitar o interesse de usuários.

Por isso, uma assistência técnica em tablet que mantém um site adequado para as mais diversas plataformas de acesso acaba, de uma maneira ou de outra, trazendo ainda mais possibilidades de leads fecharem negócios com a empresa.

5 – Auxilia estratégias de marketing

Dentro das estratégias de marketing de uma empresa, o site responsivo é uma boa ferramenta para auxiliar o interesse pelo negócio, já que também é uma forma de divulgação de conteúdo, como no caso de:

  • Postagem em blog;
  • Páginas de contato;
  • Páginas de compra;
  • Campanhas de produtos e serviços.

A produção de conteúdo textual em um blog, por exemplo, pode ser mais facilmente acessada por todos os usuários caso esteja sendo apresentada em um site responsivo, capaz de conceder mais interesse para o consumo de informações e dados.

Além disso, um site com boa responsividade pode exibir melhor banner informativo de postagens, vídeos e outras informações que uma empresa apresenta dentro de um site, o que consequentemente eleva a atenção do visitante.

Como fazer seu site responsivo

Aprenda de uma vez por todas como se organizar para produzir um site responsivo, permitindo que seus clientes tenham a melhor experiência possível acessando a seus conteúdos, dentro de seus próprios dispositivos!

Faça uma análise de dados

Entender qual a melhor forma de construir sites responsivos tem a ver diretamente com as informações sobre acessos do site, algo que pode conceder informações sobre tipos de dispositivos, tempo de acesso no site, localidade, entre outras questões.

Quanto mais informações se têm, mais completo um site pode ficar. Lembrando que não se trata apenas da adaptação de dispositivos, mas também da usabilidade que eles terão para usuários que o acessarem, como no caso de uma empresa de cordão para caneca.

Busque ajuda de profissionais

Profissionais de desenvolvimento de site e design são os mais indicados para ajudar sua empresa a construir a melhor plataforma possível, trazendo ainda soluções para a forma de comunicação visual e de usabilidade dentro do seu site.

É a partir do entendimento do negócio e de suas prioridades de informação que um profissional de design criará a base do site, tanto os elementos visuais quanto a disposição de cada um deles dentro da plataforma.

Já o desenvolvedor será aquele que transformará todas as ideias do designer em realidade na internet, fazendo com que o site saia exatamente da forma como foi planejado, trabalhando ainda para que haja a adaptação para diferentes plataformas. 

Inspire-se em outras plataformas

Na hora de pensar as ideias para o seu site responsivo, tenha em mente as principais plataformas na internet que podem ser utilizadas como exemplo. O design de um site geralmente é uma forma de expressão da empresa, e pode ser considerado único.

No entanto, é vendo como uma plataforma funciona, e comparando suas usabilidades com outras, que você poderá ter em mente o que deseja para o site da sua empresa, preocupando-se menos em projetar uma ideia do zero, sem referência alguma.

Por exemplo, em um site de utensílios para casa existe um foco dentro da página para elementos que apresentam a compra de uma divisora de massa, transformando a atenção do cliente e induzindo para a compra e para a navegação no referido site.

Vendo como essa ideia funciona em um site fica mais fácil colocar de que forma essa usabilidade e foco para um produto específico pode funcionar dentro do site responsivo de uma empresa, preservando a adaptação para diferentes aparelhos.

Conclusão

Até aqui, você conseguiu entender a importância da responsividade do site da sua empresa para que ele seja acessado pelos mais diversos dispositivos, seja um smartphone, tablet ou desktop.

Por isso, comece já a reprogramar o seu site e transformá-lo na melhor forma de acesso a produtos e serviços por parte dos consumidores da sua empresa. Em pouco tempo, você notará a melhoria do acesso e a quantidade de vendas a mais na sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.