guest post Mônica Candido

Co-Marketing: saiba o que é e como aplicá-lo

O co-marketing é uma importante estratégia para empresas que possuem nichos diferentes, mas o mesmo público-alvo. Além de alavancar ambas as empresas, esse tipo de ação gera um resultado muito maior ao despertar a curiosidade de seus consumidores.

Qualquer marca no mercado tem como principal objetivo atrair o máximo de pessoas para conhecer seus produtos ou serviços. Quanto mais uma empresa conseguir fazer isso sem aumentar os custos de marketing, melhor.

Entretanto, está cada vez mais difícil encontrar ações estratégicas, em grande parte por conta do perfil do cliente que está mudando graças aos avanços tecnológicos. O acesso à internet com facilidade está deixando os consumidores muito mais exigentes.

Isso porque um usuário pode acessar rapidamente um site de busca e encontrar várias opções para o que ele está procurando. Por conta disso, é importante que as empresas busquem ideias inovadoras para conquistar esse tipo de público.

Como exemplo, podemos citar uma empresa de motoboy que se une a um restaurante e pode acabar fazendo muito mais entregas, apresentando as duas marcas para mais usuários.

É pensando nessas ações que o co-marketing surge como uma excelente alternativa. Isso porque ambas as empresas envolvidas acabam dividindo os custos de marketing, sem precisar dividir os resultados da ação.

Como o co-marketing funciona?

Em um resumo simples, o co-marketing acontece quando duas empresas se unem para a promoção de uma peça de marketing exclusiva, dividindo todos os gastos e todos os retornos que essa ação pode vir a gerar.

Na maioria das vezes, esse tipo de parceria acaba constituindo uma série de conteúdos interessantes que atraem o público-alvo compartilhado destas empresas, bem como os olhares de pessoas interessadas nessa nova proposta.

Com um notebook para escritório, você pode iniciar suas pesquisas e identificar quais são os melhores meios de utilizar seu conteúdo em uma parceria de co-marketing.

Os formatos de conteúdo são os mais variados possíveis, como:

  • Textos informativos;

  • Imagens;

  • Vídeos;

  • Podcasts.

A ideia básica do co-marketing envolve a criação de um material em conjunto, que pode acabar sendo um diferencial para o público.

As estratégias de marketing visam identificar os diferenciais deste conteúdo, como seu formato inovador e outros elementos que chamem a atenção, ativando diversos gatilhos mentais no público-alvo e levando à vontade de consumir.

Benefícios do co-marketing

Investir nessa estratégia pode ser muito benéfico para ambas as empresas envolvidas. Isso porque muitos clientes podem ser do perfil adequado para integrar em seu funil de vendas, mas ainda não tiveram a oportunidade de conhecer seu material.

Quanto mais você conseguir explorar as ações em parceria, maior será o público afetado pelo material, conquistando muito mais atenção para ambas as marcas.

Alcance maior

No caso das empresas envolvidas, é comum que já exista uma série de ações singulares de marketing e propaganda.

Isso acaba gerando um público cativo, que consome todo o seu material publicitário, ainda que nem sempre isso se converta em vendas.

Assim, seu estabelecimento de reciclagem componentes eletrônicos pode conquistar um público muito maior ao se aliar a uma empresa de peças de computador, por exemplo.

Com uma ação de co-marketing, sua empresa acaba acessando o público de seu aliado e vice-versa, ampliando imediatamente a base de consumidores que você consegue acessar com a propaganda.

Estas novas pessoas são todas novas oportunidades de negócios, que podem até mesmo se fidelizar e começar a consumir diretamente sua marca. 

Além disso, as ações de co-marketing costumam chamar a atenção externa. Isso porque o seu público e o público da outra empresa começarão a comentar a parceria, o que acaba atraindo a atenção de curiosos. 

Logo, estas pessoas estarão prontas para iniciar um relacionamento entre consumidor e marca.

Bons resultados

Quanto mais pessoas forem impactadas pela ação de marketing, maiores serão suas oportunidades de negócios. Por isso, quando você une forças com outra empresa, as chances de ambos são aumentadas drasticamente.

Além disso, a união acaba colocando as equipes de marketing de ambas as empresas para trabalhar em conjunto. Este súbito acréscimo na equipe de marketing pode gerar uma série de resultados muito mais potentes do que as ações singulares.

É preciso que você consiga compreender o objetivo dessa ação desde o princípio. Se uma empresa de papel de parede para sala pequena utiliza ferramentas de marketing para conquistar mais leads, por exemplo, este deve ser o foco das duas equipes.

Esse tipo de definição deve ser colocado em pauta logo nas primeiras reuniões de planejamento, para que as duas equipes comecem a combinar esforços e explorar suas possibilidades para criar boas ações para engajamento.

Investimento baixo

Todos os custos de marketing para uma ação em conjunto são divididos entre as duas empresas. Além disso, as equipes de marketing trabalhando juntas acabam gerando um resultado muito mais rápido.

Ações de marketing costumam precisar de um valor de investimento específico para que consigam efetivamente gerar resultados. Por isso, qualquer ação que permita uma redução nestes custos acaba tendo um impacto direto na saúde financeira da empresa.

Se sua empresa é uma fornecedora de marmitex para empresa, pode fechar uma parceria com uma empresa de delivery para que ambos se divulguem e, ao mesmo tempo, não gastem uma grande quantia com investimentos em marketing.

Além disso, ao unir forças, muitas empresas acabam conseguindo realizar ações acima do padrão que estão acostumados, gerando resultados ainda melhores de engajamento e alcançando públicos completamente novos.

Credibilidade

Quanto mais você explora suas ações de marketing, especialmente aquelas elaboradas com conteúdo de qualidade, mais aumenta a credibilidade de sua empresa perante o mercado em que você atua.

Essa credibilidade é fundamental para que os consumidores identifiquem sua marca como uma empresa onde eles se sentem seguros para consumir, cientes da qualidade e da estrutura que você cria em torno de seu material.

Para o grande público, unir-se a uma outra empresa aumenta ainda mais a credibilidade em sua marca, principalmente com relação a responsabilidade e compromisso, garantindo que você está pronto para alçar voos ainda maiores.

Além disso, é comum encontrar outras empresas que se interessam por fazer parcerias e trabalhos em conjunto, como uma de controle de acesso digital, uma vez que podem verificar a qualidade da produção que você tem realizado com a estratégia de co-marketing.

Como fazer um bom co-marketing?

Após compreender os benefícios de realizar uma ação de co-marketing, o próximo passo é identificar todos os aspectos importantes para conseguir realizar uma ação de qualidade que atraia novos públicos e tenha um impacto positivo em sua companhia.

 

1 – Selecione o parceiro

Quando você pensar em estratégias de co-marketing, é fundamental ter em mente quem será a empresa da qual você fará parceria. 

A busca por um bom parceiro de ação deve levar em conta diversos aspectos de ambas as empresas para garantir um bom resultado. Logo, se você possui um negócio de quiosque móvel, deve procurar empresas que dialoguem com seu público

O primeiro passo a identificar é o reconhecimento de mercado. É importante que você busque empresas que já são reconhecidas e estão em um patamar similar ao seu, para que ambos possam se beneficiar mutuamente.

2 – Estabeleça um público-alvo

Os leads da empresa parceira chamam a atenção de sua empresa de alguma forma? 

Você deve pensar nisso antes de propor uma ação de co-marketing. Isso porque uma empresa cujo público-alvo seja completamente diferente do seu não irá gerar o engajamento desejado.

O ideal é antes mesmo de iniciar a etapa de planejamento fazer uma reunião entre as equipes de marketing para que conceitos e ideias interessantes sejam apresentados. Identifique como seus clientes se comportam e veja se a estrutura vale a pena.

3 – Faça um planejamento

O planejamento é uma etapa essencial do processo. Qualquer campanha realizada por uma empresa precisa passar por um longo período de estudo e testes para avaliar a melhor forma de agir em uma estratégia de marketing.

Quando falamos em uma parceria entre duas empresas, esse cuidado deve ser dobrado, afinal, a ação deve ser vantajosa para ambas as empresas. Determine todos os objetivos que ambos estão buscando com as ações, e você pode começar a estruturar a campanha.

Quanto mais você conseguir utilizar de suas ferramentas e do apoio da outra empresa, mais alcance a ação de vendas de uma conserto persiana ou qualquer outro produto terá, conquistando muito mais clientes de forma ordenada.

Considerações finais

O marketing é uma etapa essencial na vida útil de qualquer empresa que pretende se manter competitiva no mercado. 

São as ações de marketing que atraem novos clientes para a empresa e que garantem novas oportunidades de vendas e um melhor retorno financeiro.

Quando você se une a outra empresa para conseguir realizar ações estratégicas, esse benefício acaba por aumentar. Ambas as companhias podem criar um produto em conjunto e aproveitar todas as oportunidades de crescimento que vierem deste conceito.

Assim, além de trocar experiências e públicos, ambas as empresas ainda acabarão atraindo muito mais pessoas para conhecer os conteúdos e materiais disponíveis de cada uma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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