guest post Mônica Godinho

Como criar campanha de marketing digital para aplicativos de transporte

Atualmente estamos acostumados a ouvir a expressão “marketing digital”, mas afinal, o que significa Marketing Digital? E porque tem sido tão comentado e falado esse assunto nos dias de hoje?

Como a própria palavra já diz, o marketing é uma forma propaganda que tem sido popularizada na internet, e vem ganhando cada vez mais espaço no nosso cenário. A conhecida “era digital” nos coloca de frente com situações como essas, onde pessoas preferem oferecer e fazer propagandas dos seus serviços nas redes sociais do que em panfletos, revistas, ou programas de rádio e televisão. 

Na mesma proporção que o “consumo” pela internet aumenta, a busca por programas de rádio e televisão decaem significativamente, e a compra de jornais e revistas também.

Você sabe quais são os benefícios do marketing digital?

  • Redução de custos para fazer as propagandas, não havendo necessidade de pagar para colocar o produto em programas de tv ou rádio;
  • Diminuição da poluição, visando o menor gasto de papel;
  • Visibilidade na Internet;
  • Melhor relacionamento com o cliente, vez que possibilita uma comunicação direta entre a empresa e o cliente.

Formas de criação de uma campanha de marketing digital 

Geralmente quando você se lança para um marketing digital, apesar de toda facilidade, se não houver uma boa estratégia de planejamento os resultados podem ser bem diversos daquele esperado, e geralmente para pior!

É necessário traçar sempre, desde o início, seu plano, que conterá no conteúdo os objetivos do seu produto, as metas do seu marketing e a ordem cronológica que ele deve obedecer para que a propaganda siga uma linha lógica de publicações.

 

  • Você deve definir primordialmente quais são seus objetivos e metas. O que você pretende com o seu marketing? Ex: vender produtos e ou serviços; ou se é apenas a exposição da marca para que tenha maior visibilidade no mercado;
  • Pesquisar sempre sobre qual o público alvo que você deseja atingir com o seu negócio, buscar o perfil das pessoas que se interessam pelo serviço ofertado, como por exemplo o aplicativo de transporte. Você sabe que o marketing deverá recair sobre pessoas que não trabalham de carro, ou que vão para baladas e pretendem voltar para casa de forma segura;
  • É importante para o seu planejamento definir quais canais de comunicação você utilizará para sua propaganda.
  • Escolha sempre para estar a seu lado pessoas de confiança que formem uma equipe capacitada, e sempre determine qual conteúdo você está vinculando ao marketing da sua empresa.

Crescimento da procura por aplicativos de transporte

Hoje em dia, podemos ver o crescimento exponencial do número de motoristas de aplicativos. Desde a existência primordial dos táxis, a indústria de transportes não sossegou. Pessoas com capacidade criativa pensaram e desenvolveram aplicativos que facilitam pedir uma condução onde quer que você esteja! 

A popularização desses aplicativos facilitou a vida de quem precisa de um transporte rápido, e de quem precisa de uma grana fácil.

 

Com algumas leis proibitivas do direito de dirigir, voltar da balada se tornou um pouco mais complicado. Porém com a criação e desenvolvimento dos aplicativos, tudo tornou-se mais fácil novamente. 

É por meio das campanhas de marketing digital que esses aplicativos ganham cada vez mais popularidade.

Os primeiros passos para a criação de uma campanha de marketing digital estão listados acima. Mas como chamar a atenção dos internautas para campanhas que digam respeito ao transporte?

  • É importante lembrar que a maioria do público que depende do transporte por aplicativos são os jovens. Essa é a maioria esmagadora, tanto pela facilidade em lidar com aplicativos quanto pela comodidade de não usar o próprio carro e correr o risco de ser roubado, ou apreendido por ter consumido álcool antes de dirigir.
  • Levando em conta que o público é na maioria das vezes jovem, é importante que o marketing consiga atingir esse pessoal determinado, por meio de publicações e postagem que chamem a atenção por algum fato que eles encontrem dificuldade no dia a dia, e que o aplicativo de transporte seja uma solução.
  • A popularização dos serviços por aplicativo vêm crescendo, e sendo cada vez mais especializado e direcionado para o público que procura algo diferenciado, como por exemplo o transporte exclusivo com mulheres, ou que tenham acessibilidade para deficientes físicos.
  • Costumamos pensar em transporte única e exclusivamente como o ir e vir de algum lugar de carro. E isso hoje em dia já tem sido ampliado, com aplicativos que ganham dinheiro com aluguéis de bicicleta, ou fretamento de ônibus e transporte coletivo.

Em suma, para sua campanha de marketing digital para aplicativos é sempre necessário delimitar com qual público você pretende trabalhar,  e ir em busca de aperfeiçoar seu trabalho, como nos casos acima mencionados, por exemplo, de atender somente público feminino minimizando os riscos de estupro e abusos dentro dos meios de transporte. 

 

Tudo pronto para criar sua campanha? Compartilhe com seus amigos e embarque nessa juntos!

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.