guest post Mônica Godinho

Como limpar os objetos que trazemos da rua para dentro de casa?

Do seu sapato quando chega da rua às entregas que recebe em casa, tudo precisa ser higienizado.

Desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, água, sabão e álcool em gel viraram itens de primeira necessidade. Eles são essenciais para que todos sigam os protocolos de higiene para driblar a contaminação e fazer uma limpeza completa em tudo o que entra em casa.

No começo, muita gente passou a limpar tudo, incluindo cada produto das compras de supermercado. Muitos meses depois, está todo mundo cansado, mas a verdade é que a pandemia ainda não passou e ainda é importante continuar com os cuidados de limpeza.

A recomendação ainda é a de ficar em casa sempre que possível. Mas, em muitos momentos, precisamos sair, seja para encontrar alguém, ir ao médico ou fazer compras, entre todos os outros compromissos que não podemos adiar. Nesses casos, sapatos, bolsa e celular devem continuar sendo higienizados ao voltar.

Mesmo quem tem conseguido não sair precisa estar atento. Afinal, tudo o que a gente recebe por correio ou delivery também pode ter entrado em contato com o vírus. Para te ajudar, lembramos como cada coisa deve ser limpa.

Não entre de sapato

A primeira dica é não entrar em casa com o sapato que chegar da rua, caso contrário, você terá que limpar o chão por onde passou. Uma ideia é manter uma sapateira do lado de fora, a outra é tirar o sapato e levá-lo direto para a lavanderia, onde ele deve ser limpo com álcool 70% ou água sanitária.

Limpe bolsa, celular e sacolas

Tudo o que você manuseou do lado de fora deve ser limpo com álcool ou água sanitária. Você também pode preparar uma solução de água e detergente ou usar produtos específicos com ação desinfetante — aqueles que prometem matar vírus e bactérias.

 

Aplique esse produto ou solução com a ajuda de um pano seco. Vai levar menos de um minuto e faz diferença, já que estamos falando de uma ameaça que a gente não vê a olho nu.

Higienize tudo o que encostar a mão

Sempre que entrar em casa, é recomendado, se possível, tomar um banho e trocar de roupa. Depois, limpar com álcool ou água e sabão tudo o que tiver tocado antes disso, como as maçanetas, controle do portão, telefone, etc.

Isso não quer dizer que você precise tomar banho toda vez que descer na portaria ou for ao portão buscar uma encomenda, por exemplo. Nesses casos, use máscara e lave bem as mãos com água e sabão quando entrar em casa. Lembre-se da maçaneta e de limpar tudo o que trouxer consigo.

Limpe as embalagens que não descartar

Quando você pede comida por delivery, ela geralmente vem com uma embalagem dentro de uma sacola. Nesses casos, basta descartar a sacola e lavar bem as mãos. Se esse não for o caso, limpe a embalagem com álcool, água e sabão, água sanitária ou produtos multiuso.

Com as compras de supermercado, no entanto, a situação é diferente, porque as embalagens estavam expostas nas prateleiras e várias pessoas podem ter manuseado até que elas chegassem à sua casa. Por isso, vidros e embalagens devem ser lavados com água e sabão.

Vale ter um cuidado extra também com as frutas e verduras, que costumam ficar expostas desembaladas. Dá trabalho, mas a recomendação também é a de lavar uma a uma com água e sabão. Cuidado ao usar outros produtos, pois eles podem ser tóxicos para o consumo se você não enxaguar bem.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.