guest post Mônica Godinho

Como você pode criar campanhas de Marketing mais atrativas para o seu site?

Para saber como criar campanhas atrativas é necessário entender o que são as campanhas de marketing, qual sua proposta e por que criar uma. 

Uma campanha de marketing é um conjunto de estratégias e ações com o intuito de divulgar e reforçar informações de uma empresa, marca, produto ou serviço e essas estratégias são sempre direcionadas ao público-alvo de quem está realizando a campanha.   Por exemplo, na Black Friday as empresas fazem uma campanha específica para essa época do ano, com a intenção de aumentar suas vendas. 

As campanhas podem ser feitas em diferentes meios, atualmente o meio mais utilizado e mais abrangente é o digital, que utiliza as redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, …) como uma forma de divulgação. Um exemplo de campanha de marketing digital é quando uma pessoa cria um site de cursos online, ela precisa achar estratégias e ações para divulgar seu novo produto e serviço para fortalecer sua presença online e assim criar vínculos com seu público-alvo. Outro exemplo é quando você está navegando em alguma rede social e aparece algum famoso divulgando alguma marca e divulgando um cupom ou algum anúncio, isto é uma forma de estratégia de divulgação.

Por que criar uma campanha de Marketing?

Uma campanha de Marketing surge da motivação de promover uma marca, produto, serviço ou empresa e ela pode impactar diretamente no aumento de vendas ou atrair mais clientes para uma empresa ou marca.

 

  • Criar vínculos com seu público-alvo

 

Esse é um objetivo muito comum das campanhas de marketing, criar um vínculo com o público e fortalecer esses vínculos para que esse público traga o engajamento que as marcas ou empresas precisam. Tem o intuito de fazer com que o consumidor crie um apego à marca e a considere no momento do consumo.

 

  • Fortalecer sua presença Online

 

Hoje em dia a internet é o meio mais abrangente de se fazer campanhas de marketing e as campanhas não necessariamente precisam estar ligadas à divulgação de algum produto. Marcas e empresas têm a necessidade de mostrar e fortalecer sua identidade e se comunicar com seu público-alvo constantemente. É isso que gera um status e a marca ou empresa se torna referência dentro do seu segmento.

Quais as estratégias de campanhas de Marketing?

Alguns tipos de estratégias de marketing são o Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e Marketing de Produto.

 

  • Marketing Digital

 

  A internet já faz parte da vida da população de tal maneira que se torna um bem indispensável, pois fazemos desde coisas simples como procurar um endereço até coisas mais complexas como desenvolver um website. Nós procuramos produtos e serviços que desejamos, tudo pela internet, seja no celular, tablet ou computador, seja para procurar informações sobre um determinado produto ou para procurar promoções. E é assim que funciona a campanha de marketing digital, conjunto de estratégias voltadas para divulgar uma marca, serviço ou uma empresa, para que essa campanha alcance esse público que está procurando informações sobre marcas e produtos. 

 

  • Marketing de Conteúdo 

 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing voltada para criação de conteúdo relevante, sem a intenção de promover explicitamente uma marca. O marketing de conteúdo gera mais credibilidade, aumenta as vendas e cria uma relação com clientes, ele produz um conteúdo de valor com a intenção de converter potenciais consumidores em clientes que vão se tornar ´´fiel´´ à marca, sendo assim uma forma de construir um vínculo forte com seu público-alvo. O marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo, pois você não vai conseguir passar credibilidade da noite para o dia, leva tempo, porém pode ser muito mais vantajoso, pois o marketing de conteúdo te conduz para uma compra e não te empurra para ela.

 

  • Marketing de produto

 

Antes de lançar um produto ou serviço, tem que ser definido quais estratégias desse produto no mercado, esse tipo de marketing é uma das principais vertentes de marketing, essa estratégia é usada para definir as formas de divulgar o lançamento do produto ao consumidor. Essa estratégia serve para definir o público-alvo, canais de divulgação do produto e calcular os resultados obtidos com a campanha. A diferença dessa estratégia de marketing é que ele não se concentra em obter novos clientes e no valor da marca, ela foca em criar demandas e impulsionar a compra dos consumidores por meio da divulgação de produtos. 

Agora que sabemos o que são as campanhas de marketing, para que serve e quais os tipos, vamos entender como criar essas campanhas.

Como criar uma campanha de marketing?

São três etapas básicas para se pensar na hora de criar uma campanha de marketing e para que ela se torne atrativa.

 

 

  • Planejamento

 

Nessa etapa é preciso pensar em tudo que envolve a campanha, começando com o objetivo que você quer alcançar, por exemplo, seu objetivo é atrair mais pessoas para conhecer e se matricular nos seus cursos online. Portanto para isso você deverá pensar:

 Para quem a campanha é voltada?

 Em quais canais seu público-alvo está presente?

 Qual será a duração da sua campanha?

 Quais os resultados esperados?

Sendo assim, o planejamento é a base para se construir uma campanha de marketing estratégica que lhe traga resultados.

 

  • Execução

 

A execução é a parte que você coloca o planejamento em ação, é a parte em que o desenvolvimento e a divulgação das ações da sua campanha começam a acontecer. Essa segunda etapa tem o objetivo de seguir todo o planejamento para garantir que toda a divulgação traga os resultados esperados da campanha.

 

  • Análise 

 

A análise é a última etapa, ela é totalmente ligada à segunda etapa, pois é quando se começa a monitorar os resultados. Se por um acaso os resultados estiverem abaixo do esperado é possível fazer mudanças na campanha mesmo enquanto ela está rodando. Após o término da campanha é hora de fazer uma análise mais profunda sobre os resultados obtidos e esses dados servirão para que nas próximas campanhas os resultados obtidos sejam melhores.

Conclusão  

Com isso, conseguimos entender que uma campanha de marketing é um conjunto de ações com a intenção de divulgar um produto, marca, empresa ou serviço e que essa divulgação se dá de variadas formas, sendo a principal e mais abrangente atualmente o marketing digital utilizando as redes sociais como meio de usar as estratégias para promover uma marca ou produto com a intenção de criar identidade e vínculos com seu público-alvo. 

Entendemos também que é necessário se pensar em três etapas para se ter uma boa campanha, planejamento, execução e análise, com essas três etapas é possível obter resultados desejáveis na sua campanha e assim atrair mais clientes e impulsionar as vendas.

Qualquer outra dúvida sobre o assunto estamos à disposição para ajudar, ok?

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

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