guest post Mônica Godinho

Em que um curso de direção defensiva pode te ajudar?

Sem dúvida nenhuma a direção defensiva tem sido um dos cursos mais procurados nos últimos tempos. Primeiramente porque este curso se tornou uma exigência legal para a maioria das empresas.

Em segundo lugar, é justo dizer que a procura aumentou exatamente porque as pessoas entendem que um trânsito mais tumultuado vai exigir uma atenção melhor para se livrar de possíveis acidentes.

Hoje gostaria de te trazer todos os benefícios de um curso de direção defensiva. Vamos conferir?

Por que aprender direção defensiva?

Existem uma série de motivos para garantir que você escolha fazer este tipo de curso por conta própria. Mas acredito que um dos melhores jeitos de iniciar uma explanação sobre o tema é exatamente explicar o que é a direção defensiva.

Assim você conseguirá ter um panorama ainda melhor para o seu trabalho.

O que é direção defensiva?

A direção defensiva é um conjunto de atitudes e procedimentos que garantem ao motorista reduzir ao máximo problemas e causas de acidentes. Praticamente a maioria de todas as causas abordadas aqui possuem uma certa dose de fator humano.

Entretanto, não é incomum que o motorista até seja atento e considere as regras. O problema principal mesmo será então aumentar sua habilidade através de atitudes estratégicas até que se ganhe a perícia necessária.

Sendo assim, a direção defensiva se torna realmente um dos principais protocolos para que a pessoa tenha uma maior segurança no dia a dia.

Motivos para fazer um curso de direção defensiva

Um curso de direção defensiva é exatamente o que você precisa para garantir uma direção segura independente dos fatores externos.

Os principais motivos estão listados aqui:

1 – Facilita a contratação

Muitas empresas são obrigadas a fornecer um curso de direção defensiva para seus funcionários. No caso para todos aqueles que dirigem em alguma atividade ou que podem vir a precisar dirigir algum dia.

Neste caso o curso em si é custeado pela empresa, e precisa ser realizado antes que a pessoa inicie suas atividades.

Ou seja, temos aqui dois problemas para o contratador. Primeiramente está o custo, que embora seja acessível acaba por crescer caso o número de contratações seja muito grande.

Em segundo lugar tem o problema clássico da possível demora da qualificação do profissional. Embora o curso possa ser realizado entre 1 e 2 dias, é importante notar que muitos já são contratados para necessidades imediatas.

Ter um curso deste válido, facilita que você consiga a vaga por ser menos uma preocupação aos contratadores.

2 – Você não dirige sozinho

Quem está acostumado a dirigir tem certo tempo já deve ter percebido que é necessário dirigir para si mesmo e para os outros. Quando se faz qualquer atividade de direção sem levar em conta os outros motoristas, existe quase uma certeza de acidentes.

Acredite, várias pessoas estão realmente desligadas do que está acontecendo. Sem contar que muitos estão alheios ao que está acontecendo, embriagados, sob influências de droga ou muito sono.

Seja como for, muito possivelmente eles irão cometer erros. Logo o acidente só poderá ser evitado se você também estiver preparado para evitá-lo.

3 – Você evita situações desconfortáveis

Sem dúvida nenhuma existe um mundo de problemas diretamente ligados à direção. Assim é importante ter em mente que você não irá conseguir evitar tudo o que pode acontecer.

 

Mas o preparo correto com certeza irá evitar muita dor de cabeça. Estou deixando de lado situações onde podem ocorrer fatalidades, quero focar naqueles problemas básicos que a direção defensiva te ajuda a se livrar, garantindo bons resultados.

Primeiramente podemos notar as indicações de manutenção correta do veículo. Através deste tipo de atitude você irá conseguir realmente encontrar um monte de situações que podem te deixar no meio da rua ou da estrada.

Às vezes por um problema simples que sairia mais barato do que o valor que você vai pagar o guincho para resolver.

4 – Reconhecimento da sinalização

Realmente algo que as pessoas pensam que dominam é a sinalização das vias. Embora algumas sejam realmente óbvias, existem casos em que elas podem ser um tanto quanto desafiadoras.

Sendo assim, a nossa principal recomendação seria que você ficasse a aprender e respeitasse todas as informações entregues pelos órgãos competentes. Os sinais de limites de velocidade, tipos de curva e semelhantes, são criados exatamente para que você consiga ter bons resultados de segurança.

Vários cálculos e análises são envolvidos antes que você comece a trabalhar com este tipo de material.

5 – Ajuda você a evitar imprevistos

Quando se dirige de uma maneira defensiva você consegue evitar riscos que nem vai chegar a saber que foi exposto. Por isso é extremamente necessário seguir as regras, já que não se sabe exatamente o que vai acontecer quando você sair de casa.

Princípios básicos

Algumas ideias básicas que este curso irá trazer para você já podem ser aplicadas tranquilamente. Antes de mais nada a ideia é sempre manter as revisões do seu carro em dia.

Nunca se sabe quando uma peça mecânica ou elétrica está para dar um defeito súbito, mas uma revisão muitas vezes capta o problema enquanto ele é simples e barato de se resolver.

Outro ponto importante já foi dito aqui, que é a importância em relação à sinalização. Sempre que você encontrar algum aviso é importante fazer de tudo para obedecer o que está escrito.

A linguagem das placas é simples e praticamente só baseada em imagens e símbolos. A ideia é não te distrair tendo que ler algum tipo de conteúdo extenso.

Um ponto crucial para a segurança na direção é sempre estar no melhor estado mental possível. Não faça nada estando muito irritado ou cansado. Evitar que você também acabe fazendo ingestão de alguma substância é crucial.

Nunca se deve guiar um veículo quando se está sob efeito do álcool ou qualquer droga ilícita. Sendo que alguns tipos de doença e medicação podem suspender a sua possibilidade de dirigir.

Então minha recomendação é que você realmente faça o seu melhor para garantir bons resultados.

No mais é isso, espero ter te ajudado nesta empreitada, qualquer dúvida sobre o assunto é só chamar!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.