guest post Mônica Godinho

Empreendedorismo: 10 dicas de leitura para alavancar seu negócio

O empreendedorismo é o sonho de muitas pessoas. Algumas têm coragem de encarar desafios e ter o seu próprio negócio, outras, por sua vez, não querem assumir os riscos e por isso não tiram seus projetos do papel.

De fato, ter um emprego é viver sob algumas limitações e inserido em uma rotina muito cansativa. Contudo, abrir uma empresa não é tarefa fácil, mas tudo é compensado quando nos tornamos empreendedores.

Só que é preciso muito esforço, dedicação e paciência para criar o seu próprio negócio, e transformar o que antes era um sonho em realidade.  

Quando falamos em empreender, falamos de um estilo de vida, pois sua existência passará a existir em torno da sua nova empresa.

O empreendedor precisa ser capaz de identificar problemas e oportunidades, além de saber investir seus recursos para fazer o projeto crescer e conquistar novas possibilidades.

Em outras palavras, empreender é saber conduzir o negócio, lidar com mudanças e tirar o melhor de todas as situações.

Pensando em todos esses aspectos, neste artigo, vamos explicar o que é empreendedorismo, as vantagens de ter o seu próprio negócio e dar dicas de leitura para alcançar o sucesso. Confira.

O que é empreendedorismo

Empreendedorismo, em seu conceito mais puro, está relacionado à capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir em algo que seja útil para a sociedade.

Isso tem a ver com a criação de um negócio, mas também de um movimento ou qualquer ação que vá impactar de maneira positiva o dia a dia das pessoas.

Um escritório de arquitetura que ofereça um projeto de hotelaria inovador está empreendendo, afinal, empreender é inovar.

Portanto, o empreendedor passa a ser alguém que realiza novas ideias, introduzindo um bem, criando um novo método ou até mesmo descobrindo novos mercados.

Em linhas gerais, o empreendedorismo envolve a percepção e o aproveitamento de novas oportunidades de negócio.

Nos últimos anos, o Brasil tem estimulado a criação de novos negócios, por isso, hoje temos cerca de 52 milhões de pessoas empreendendo no país.

Muitas pessoas têm o sonho de ter o seu próprio negócio, uma vez que essa atividade traz uma série de benefícios, que veremos a seguir.

Vantagens de ter o próprio negócio

Quando uma pessoa abre o seu próprio negócio, seja este um pequeno comércio ou até mesmo a disposição de um prédio para locação de salas para treinamento, tem acesso a uma série de vantagens, como:

  • Realizar um sonho;
  • Conquistar estabilidade financeira;
  • Trabalhar com o que gosta;
  • Crescer pessoalmente e profissionalmente;
  • Deixar um legado.

Realizar um sonho é a primeira vantagem que destacamos aqui porque empreender é oferecer algo de valor para a sociedade. Quando o negócio começa a se estabilizar, o próprio empreendedor consegue crescer.

E isso acontece porque ele dedicou muito esforço, tempo, trabalho e dedicação. O sonho começa a se desenvolver e se transforma em algo real.

Um profissional que decida oferecer consultoria para empresas, por exemplo, desde o momento em que compra o seu primeiro notebook para escritório, deposita em seu negócio a sua própria visão de mundo.

Além disso, mesmo que seja necessário um investimento inicial, ao longo do tempo e com uma gestão consciente, a empresa começa a trazer retornos financeiros, muito mais vantajosos do que o salário fixo.

Basta que o empreendedor defina bem os seus objetivos e mantenha o foco, fazendo isso, com certeza a independência financeira vai chegar.

Em meio a tudo isso, ter uma empresa, por menor que seja, é a oportunidade de trabalhar com o que você gosta. 

A pessoa não trabalha em prol dos sonhos e objetivos de terceiros, e isso ajuda a ter mais força para seguir adiante.

Em outras palavras, você tem a motivação que precisa para encarar os desafios. Sem falar que um emprego comum muitas vezes é monótono e repetitivo.

Empreender é uma atividade muito mais dinâmica, que traz mais satisfação, principalmente quando começamos a colher seus frutos.

Desde o momento em que você investe na divulgação do seu negócio com um grande painel de publicidade até os primeiros clientes aparecerem, pode ter que enfrentar dias difíceis, mas, mesmo assim, o aprendizado será gratificante e compensador.

Essas vantagens levam ao seu crescimento pessoal e profissional, visto que elas servem como base para que o empreendedor seja um sujeito sempre em pleno desenvolvimento.

A pessoa se torna mais independente e tem mais autonomia sobre suas ações e escolhas. Com isso, se torna menos limitada e aberta a novas experiências e aprendizados.

O medo dos desafios e situações adversas deixa de prevalecer, ele passa a ser dosado pelo próprio empreendedor ao assumir os riscos. Seu papel é usar a liberdade da melhor forma.

Por fim, construir um negócio do zero, como uma gráfica que faça talão de orçamento personalizado, é a oportunidade de deixar um legado.

Isso porque desenvolver algo inovador, que supra as necessidades do dia a dia, demanda muito esforço e saber lidar com as dificuldades ao longo do caminho.

 

Só que no fim das contas, tudo valerá a pena, principalmente quando perceber quantas pessoas se beneficiaram com a sua solução.

Em vista de todas essas vantagens, nada mais natural do que estar disposto a arregaçar as mangas e começar o seu negócio. Mas, antes de tomar qualquer atitude, é interessante buscar conhecimento.

Pensando nisso, no próximo tópico, separamos algumas dicas de leitura que vão te ajudar a se transformar em um empreendedor de sucesso.

Dicas de leitura para empreender

Conhecimento e estudo são grandes aliados para quem deseja empreender. Não existe uma receita pronta, mas alguns livros e um calendário com espaço para escrever suas anotações, podem ajudar.

Sendo assim, segue alguns dentre as melhores opções:

1. 18 Ps do Marketing Digital

A internet se tornou o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços, portanto, é necessário saber trabalhar seus canais para atrair clientes para o seu negócio.

Neste livro, o empreendedor aprende a transformar a internet em uma ferramenta de negócios lucrativa.

2. Value Proposition Design

Nesta obra, você encontra os desafios comuns inerentes a diferentes modelos de negócios. 

O assunto é tratado de forma prática, mostrando as melhores ferramentas para que você tenha êxito na construção da companhia.

3. O Mensageiro Milionário

Este livro é indicado para quem deseja trabalhar com mais liberdade, sem abrir mão dos lucros.

O autor tira o leitor da zona de conforto, trazendo ideias inspiradoras para fazer o que gosta e tirando o máximo de proveito de suas próprias habilidades.

4. Business Model Generation

Aqui são mostradas e indicadas as principais ferramentas que ajudam a compreender, projetar, executar os mais variados modelos de negócio, desde um pequeno comércio até uma gráfica com foco em agenda personalizada com logo.

É recomendável para quem deseja planejar e executar a construção de um novo negócio, sem deixar de lado o controle total desse processo.

5. Startup Manual do Empreendedor

Este livro é um guia que orienta os empreendedores nas tomadas de decisão, para que se mantenham na direção certa.

Explica todo o processo de desenvolvimento do cliente, mostrando como pode ser capturado e qualificado, para assim gerar novas oportunidades para a empresa.

6. O Mito do Empreendedor

A obra apresenta métodos para que você desenvolva atitudes positivas, visando aumento da produtividade da empresa. 

Além disso, ensina como ter sucesso com uma ideia.

7. Startup Enxuta

O livro se baseia na premissa de que “tempo é dinheiro”, ajudando o leitor a conduzir melhor o próprio negócio.

Assim, ele evita desperdiçar recursos e tempo, desenvolvendo a capacidade de inovar.

8. Negócios Digitais

Este livro reúne os maiores profissionais de marketing digital, visto que toda empresa, como uma de conserto persiana, precisa garantir uma boa presença na web. 

Assim, você consegue fazer o empreendimento crescer nos canais digitais.

9. Organizações Exponenciais

Esta obra menciona as maiores organizações do mundo, que começaram como pequenas startups, mas alcançaram patamares impressionantes. 

O foco é explicar de que maneira essas companhias evoluíram.

10. Vai Lá e Faz

Este livro é indicado para todas as pessoas que sempre quiseram empreender, mas não saem do lugar porque acreditam que ainda não tiveram uma grande ideia. 

Nele, o leitor consegue encontrar insights de gestão para empreender no século XXI.

Conclusão

Neste artigo, você encontrou informações valiosas para tirar o seu negócio do papel e torná-lo realidade. 

Em vista de tantas vantagens, não faltam razões para investir naquilo que você sempre quis fazer.

Seguindo nossas dicas de leitura, com certeza é possível amadurecer a ideia e encontrar caminhos que te levem até o sonho de se tornar um grande empreendedor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.