guest post Mônica Godinho

Endomarketing: quais as vantagens dessa estratégia?

O Endomarketing é um conjunto de estratégias que visa a integração de uma equipe em pró de um objetivo de uma campanha de marketing empresarial.

Por vezes o endomarketing é confundido com as ações da comunicação interna entre empresa e funcionários, no entanto, o conceito de endomarketing é um pouco mais abrangente, por envolver uma série de características e ações que devem ser mediadas entre o Marketing, o RH e o conjunto de funcionários.

Numa tentativa de unificar um padrão de pensamento, gerar harmonia coletiva e com isso, executar o objetivo em ações conjuntas para subtrair o melhor de cada funcionário e consequentemente do coletivo.

Nesse texto será apresentado informações de como esse processo de marketing pode ser aplicado e como ele é vantajoso para fazer com que sua empresa alcance bons resultados nos projetos criados. Venha conosco.

Endomarketing e o marketing institucional: como fazer 

Para praticar o endomarketing, os responsáveis vão criar uma determinada campanha, como por exemplo “como vender mais caldeirão industrial“. Essa campanha necessita estar alinhada com o posicionamento da empresa. 

Também deverá ser traçado diversas metas internas e recompensas individuais e coletivas ao conjunto de funcionários por alcançá-lo.

O RH tem o dever de ser parte presente desse processo, pois ele vai captar as necessidades e motivar o conjunto de funcionários, fazendo as estratégias necessárias para que a equipe não perca o foco e que, principalmente, se sinta a parte mais importante desse processo.   

 

Logo se os funcionários têm a meta de vender uma quantidade X de piso epóxi autonivelante, por exemplo, é necessário que o RH fique muito atento para gerir as devidas recompensas, conversar com os funcionários nas horas de tensão, visando evitar o desgaste e a queda do comprometimento da equipe. 

3 vantagens para aplicar o endomarketing em sua empresa 

  1. Comprometimento dos funcionários: Criando e aplicando corretamente as estratégias de endomarketing, sendo comprometido com as devidas recompensas ao individual e coletivo, você cria uma empatia entre Marketing, RH e equipe,  e  consequentemente os funcionários vão se esforçar mais para alcançar as metas estabelecidas. 

  2. Fortalecimento da marca: tendo um conjunto de funcionários alinhados com as metas e sendo devidamente recompensados por isso, você vai fortalecer a sua marca perante ao concorrente. Logo, se você criar uma campanha para venda de argamassa baritada, por exemplo, você tende a se destacar da concorrência que não investiu em Endomarketing e vender mais.

  3. Bem-estar empresarial: o marketing trabalhando no projeto junto com o RH e o conjunto de funcionários, geram harmonia e isso melhora consideravelmente as tomadas de decisões e a programação de novos projetos para empresa no futuro.

Tendo em vista as dicas e vantagens mencionadas acima para a estratégia do Endomarketing empresarial, invista agora mesmo em um novo projeto.

Trace as metas e crie campanhas envolventes de marketing. Consequentemente verifique se os funcionários têm a estrutura adequada para alcançar as metas estabelecidas. Confira se o prazo que está sendo exigido é realmente adequado para o resultado esperado. 

Não deixe de ouvir e compreender  as necessidades do conjunto de funcionários. Fazendo esse envolvimento entre os setores produtivos e a gestão, você estará praticando o melhor do endomarketing, aumentando as chances de seu projeto ser um verdadeiro sucesso. 

Conteúdo produzido por Soluções Industriais

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