guest post Mônica Godinho

Segmentação de mercado: qual a sua importância?

A segmentação de mercado é uma importante ferramenta para qualquer profissional da área de marketing trabalhar melhor o público-alvo de sua empresa. 

Sendo por meio dessa segmentação que você consegue personalizar suas campanhas, acessando os consumidores certos.

Mesmo quando você estrutura sua empresa e conhece seu público-alvo corretamente, existem alguns produtos ou serviços oferecidos que podem atingir somente uma parte destas pessoas.

Um grupo de pessoas que goste de talão personalizado pode fazer parte de seu público-alvo, mas não representa ele em sua totalidade.

Ao trabalhar a segmentação, você consegue identificar exatamente quais são os consumidores que mais serão afetados por uma ação direta de marketing, agregando assim mais clientes com grande potencial de conversão.

A segmentação do mercado então é o processo de dividir seu público em grupos menores e mais focados em algumas características em particular. 

Os membros destes subgrupos acabam tendo muito mais em comum e delimitam melhor o espectro do público-alvo.

A sua base de público já é uma boa segmentação, mas provavelmente ela é muito ampla. 

Isso permite que o mercado possua uma série de inserções que podem não ter interesse em uma ação particular de marketing que sua empresa possui.

Identificar quais pessoas em seu público estão mais propensas a comprar, por exemplo, uma pulseira de identificação para festa pode acabar rendendo ótimos resultados.

Neste caso, o gasto com a ação acaba sendo maior do que o necessário, uma vez que não há a vontade de interação daquela parcela de clientes com o produto escolhido.

Por isso, quando você segmenta seu público e divide em categorias mais distintas, consegue melhorar seus resultados e atender a cada grupo de acordo com suas principais necessidades.

Por que segmentar seu público?

Quanto mais você conseguir segmentar corretamente seu público, melhor conseguirá enxergar cada detalhe do mundo dos consumidores como um todo. 

Isso porque vender é muito mais do que conseguir fechar um negócio com um consumidor.

O perfil de seus clientes possui uma série de detalhes, que podem ser identificados e segmentados para uma melhor experiência do usuário. 

Entre eles podemos citar:

  • Faixa etária;
  • Hobbies;
  • Classe social;
  • Gênero.

Quanto mais você conseguir segmentar seu público-alvo, mais fácil será identificar quais produtos sua empresa pode oferecer para cada um destes subgrupos, conquistando assim um espaço maior de mercado.

Se você possui um produto complexo, com muitas variáveis, é possível segmentar ainda mais e identificar quais pessoas dentro de seu público-alvo preferem um determinado fator de qualidade do produto ou outra de suas funcionalidades.

Um grupo de pessoas que prefere alugar salas para treinamento avulsas acaba se tornando um segmento em sua área de atuação.

As pessoas muitas vezes são norteadas por seus comportamentos, e o consumo é um dos principais deles. 

Isso porque o desejo de comprar depende muito das vontades de cada um, da importância que dão para um determinado item ou serviço.

Logo, quando você segmenta o seu público-alvo acaba conseguindo encontrar um espaço muito maior de oportunidade para vender seus produtos, encontrando aquilo que um seleto grupo de pessoas mais gostaria de ter no momento.

Vale lembrar que mesmo segmentando, seu público-alvo ainda é uma unidade. Isso significa que muitas vezes um item relevante para um segmento pode ser útil para outro, embora por motivos distintos.

Neste caso, você pode mesclar as ações de marketing para procurar um engajamento maior com ambos, possibilitando muito mais contato com seus clientes e gerando mais oportunidades de negócios.

Uma empresa de refeições para empresa pode acabar conquistando excelentes resultados dessa forma.

Se sua empresa está trabalhando com a segmentação de mercado, existem grandes chances de conseguir explorar de forma mais ampla seu nicho de atuação, conseguindo converter muito mais vendas do que utilizando o público-alvo de forma genérica.

Principais características de segmento

Dentre os muitos modelos possíveis de segmentação, é importante compreender que alguns elementos são fundamentais na hora de determinar seu público-alvo e dividi-lo em categorias.

Essas características básicas são muito comuns no mercado, e ajudam a identificar grupos específicos que podem se interessar diretamente por um produto ou serviço especial que sua empresa tenha a oferecer.

Ao criar um projeto de hotelaria, por exemplo, você deve pensar em todos os detalhes para criar um ambiente adequado para seu público.

Algumas dessas categorias são:

Gênero

O gênero é uma das principais bases de mercado, além de ser uma das mais simples de identificar. Os interesses, desejos e necessidades de homens, mulheres e pessoas não binárias divergem em vários pontos.

Por isso, é importante que um profissional de marketing consiga compreender qual é o foco de seu produto ou serviço para conseguir uma comunicação mais direta.

Algumas indústrias utilizam esse conceito diretamente, como é o caso de empresas de cosméticos e de moda.

 

Com uma pauta cada vez mais comum, a não binariedade tem ficado muito em foco nos dias de hoje. O mercado nota essa movimentação, e está começando a apostar em itens específicos para esse nicho de público.

Embora seja uma situação nova no mercado, muitas pessoas têm se revelado não binárias, e possuem uma série de pautas que as tornam extremamente ativas em redes sociais e na internet.

Uma empresa que deseje se destacar no mercado e conquistar um público completamente novo pode se adequar às necessidades de pessoas não binárias para conseguir explorar melhor este gênero.

Idade

A maioria dos produtos a disposição no mercado tem alguma limitação de faixa etária. 

Seja um produto específico para crianças ou proibido para menores de dezoito anos, é importante levar em conta que a idade é um fator-chave para segmentar seu público.

Mesmo produtos livres, que podem ser usados por pessoas de qualquer faixa etária, provavelmente ele terá uma utilização diferente dependendo da idade do cliente.

Por isso, você precisa conhecer muito bem o tipo de cliente que está consumindo.

Uma empresa de papel de parede para sala pequena pode produzir conteúdo específico para crianças, e segmentar seu público para atrair a atenção.

A faixa etária é um fator determinante para conseguir desenvolver boas estratégias de marketing, uma vez que você consegue conversar diretamente com o público para o qual a ação está sendo desenvolvida.

A idade é um ponto muito importante da segmentação do público, uma vez que existem diversas restrições de anúncios para muitos itens exclusivos para uma determinada idade.

No caso de produtos infantis, existe um regulamento especial que trata especificamente de marketing e publicidade para crianças, sendo um ponto importante para se considerar quando você estiver segmentando seu público-alvo.

Renda

A divisão de público por renda é um fator que impacta diretamente o poder de compra de seu público. 

Isso também é ideal para definir se o produto ou serviço que você está oferecendo é uma necessidade ou um luxo, o que permite que você consiga precificá-lo corretamente.

Normalmente, as categorias de renda se dividem por letras de A até E, sendo que a categoria A representa uma classe mais abastada e a E a classe mais humilde de todas, mas que ainda possui um mínimo de poder de compra.

Uma empresa de gestão patrimonial, por exemplo, certamente buscará acordos com classes sociais mais próximas da categoria A, que estão mais propensos a terem grandes patrimônios.

Essa categorização normalmente é determinada pela quantidade de salários mínimos que um grupo familiar possui, o que determina que tipo de produto ou serviço ele estará apto a consumir.

Localização

Existem vários fatores que impactam a segmentação na localidade onde uma pessoa mora. 

Isso porque é possível pensar em diversas formas que o ambiente ao redor impacta a necessidade e o acesso ao seu produto.

Alterações climáticas normalmente têm um grande impacto em indústrias de moda, uma vez que não há a necessidade de oferta de roupas de frio para lugares muito quentes, mas também é importante pensar em outros fatores.

Grandes centros urbanos possuem muito mais possibilidade de engajamento do que pequenas cidades de interior e litoral.

Isso porque existem shopping centers e espaços dedicados ao comércio, que acabam facilitando o conteúdo de sua empresa ao chegar no público correto.

Escolaridade

Algumas empresas possuem produtos exclusivos para uma determinada profissão.

Outras possuem produtos apenas para utilização durante alguma etapa da vida acadêmica, desde a escola até a universidade.

Um envelope personalizado A4 pode fazer a diferença para um acadêmico, por exemplo.

O fato é que a escolaridade e a ocupação de seus clientes pode ser um item de impacto na formação de um segmento de público, uma vez que há a necessidade de compreensão de quanto estas pessoas estão chegando até seu material.

Hábitos de consumo

Os hábitos de consumo ditam a frequência e a forma como uma pessoa utiliza um determinado produto ou serviço. 

Existem pessoas que utilizam apenas em casos de necessidade, e outras que utilizam produtos e serviços de forma irrestrita.

Considerações finais

Qualquer estratégia de marketing hoje em dia tem o principal foco e objetivo em vender produtos.

Para isso, é necessário saber onde e quando agir para conseguir engajar o maior número de leads possíveis, gerando mais conversões.

Para conseguir atingir esse tipo de resultado, é importante que você consiga acertar em cheio as pessoas que têm interesse no produto ou serviço que está sendo ofertado. 

Para conseguir essas informações, é preciso saber segmentar seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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